Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ANO DA FÉ: A oportunidade da experiência e do anúncio



Tem hoje início o ano da Fé proclamado pelo Papa Bento XVI e que vai decorrer até novembro de 2013. Para a ocasião o Papa escreveu uma carta apostólica com motu próprio que se intitula "Porta Fidei".
Na eucaristia do passado sábado, em Fátima, e perante mais de 700 catequistas, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. José Policarpo, afirmou, durante a eucaristia que "no final do ano da fé não nos devemos questionar sobre quantas atividades desenvolvemos nas nossas estruturas mas se, de facto, fizemos a experiência de Deus".
D. José Policarpo preside este sábado, em Fátima, à abertura nacional do Ano da Fé, durante a peregrinação de 13 de outubro.
Na Diocese de Lisboa, o lançamento do evento está marcado para 25 de outubro, data em que as comunidades locais vão assinalar a “Solenidade da Dedicação da Sé Patriarcal”.
O vice-presidente da CEP, D. Manuel Clemente, escreve, antes da sua partida para o Sínodo dos bispos em Roma, que este ano temos como "desafio transmitir a fé no meio de uma sociedade em rutura, dominada pela quebra de “tradições familiares e religiosas” e pela “possibilidade real ou virtual de cada um fazer o seu caminho, por necessidade ou gosto, ou a gosto induzido pelo marketing alheio”. Durante a carta o bispo do Porto questiona: “Sendo a descoberta do Ressuscitado essencialmente comunitária, nas famílias, paróquias e demais agregações cristãs, como havemos de a proporcionar no atual contexto, tão disperso?”,
O Ano da Fé coincide com a comemoração dos 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II e dos 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.
Ao longo deste ano o www.educris.com disponibiliza uma infografia para o ano e partilha uma frase, por dia, da carta do Papa Bento XVI em www.facebook.com/educris.pt.
 http://www.educris.com/v2/

Sem comentários: