Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

domingo, 24 de abril de 2016

COMO EU VOS AMEI

A grande questão que se levanta do chão
E do “eu”
Não é de ordem gnoseológica e científica,
Acerca do que se pode conhecer
E da constituição de qualquer ser.

A grande questão que se levanta do chão
É da ordem do amor,
Acerca do que é o amor,
Se eu amo
E se sou amado.

Se colocares no Google a pergunta: “o que é o amor?”,
Obténs para cima de trezentos milhões de respostas.
Mas, na Bíblia, as respostas reduzem-se a uma só: dar a vida.

Por isso, na Bíblia, amar é amar o estrangeiro,
Que é o outro diferente de mim,
E amar o inimigo,
Que é o outro contra mim.

Em suma, amar é amar o próximo,
Que é aquele que está agora a passar por mim,
Aquele que agora está mais perto de mim,
Que é o significado do superlativo latino proximus.

Salta à vista que este amor não brota de nós,
Não está em nós a fonte deste amor.
A fonte e o modelo de um amor assim é Deus,
É Jesus que se debruça sobre o estrangeiro e o inimigo que eu sou.

Senhor Jesus, ensina-nos a amar sem medida, como Tu.

D. António Couto
https://mesadepalavras.wordpress.com/2016/04/23/como-eu-vos-amei-3/

Sem comentários: