Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

VIGÍLIA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES COM A VIRGEM PEREGRINA

 “Hora a hora Deus melhora”, diz o povo com o seu saber. Assim aconteceu na tarde de sábado do passado dia 16. Pôs-se uma tarde amena e radiosa de primavera anunciada, mas que tarda em chegar.
Lançado o desafio aos jovens crismandos do 11.º para uma vigília de oração junto da imagem peregrina da Virgem de Fátima, na Igreja de Cedofeita, o grupo dos que disseram “sim” apanharam o autocarro junto à Capela de S. Martinho e foram até à Praça da Batalha, no Porto, descendo até à baixa da cidade. 
Pelo caminho puderam admirar a arquitetura da imponente Igreja de S. Ildefonso e, ainda, na Estação de S. Bento puderam apreciar a beleza e a arte da azulejaria portuguesa.
Depois de uma paragem para jantar no local escolhido pela maioria do grupo, foi também tempo de convívio que a mesa sempre permite, e no final do jantar pudemos ainda apreciar o cair da noite na cidade.
Prosseguindo a pequena “peregrinação”, atingimos a Praça Carlos Alberto seguindo pela mui antiga e conhecida Rua de Cedofeita, onde a arte urbana do Graffiti também faz a sua apresentação.
Em marcha moderada, com o tempo de feição, rapidamente chegámos ao destino, com antecedência para tomar lugar e apreciar a arquitetura do templo, bem como o impacto da aparatosa torre que anuncia à cidade um espaço de oração e convida cada um a entrar e ficar….
 Ali estava a imagem peregrina da Virgem de Fátima, ao lado do altar, como que nos apontando e dizendo: “Fazei tudo quanto Ele vos disser”
Deram testemunho da alegria na entrega à missão e na resposta ao chamamento de Deus, uma monja contemplativa, uma monja ao serviço da educação e de um jovem padre. 
Estes três testemunhos tinham em comum a sua inquietação primeira de saber o que Deus queria para cada um deles e a disponibilidade para corresponder ao que Deus lhes ia pedindo… 
O templo foi-se enchendo. Muitos grupos de jovens, grupos de escuteiros, grupos de religiosas, famílias…homens e mulheres unidos na mesma fé e na mesma busca… em comunhão com o D. António Francisco que ali respondeu às questões colocadas por três elementos da assembleia.
O grupo dos nossos jovens escolheu de imediato uma fila de bancos logo à entrada do templo, o mesmo é dizer, logo à saída…
Mas Deus encontra-nos primeiro! Não se aperceberam que logo por cima das suas cabeças se situava o órgão de tubos! Por isso a música que esteve presente ao longo da vigília, não lhes permitiu ficar indiferentes ao que se passou durante cerca de 2,30h!
Momento muito especial a Exposição e Adoração Eucarística, que foi trazido em procissão ao som do órgão,  por um Diácono e jovens com círios acesos.
O Diácono colocou sobre o altar a custódia com a hóstia para adoração, o Senhor Bispo aproximou-se do altar e incensou o Santíssimo Sacramento, seguindo-se depois silêncio, oração e cânticos.
No final, a imagem peregrina seguiu o seu percurso, ao encontro de outras comunidades… 
E todos regressámos a casa com a ajuda e colaboração inestimável dos pais que assim possibilitaram mais uma “aventura fora de portas” que é sempre encontro com o mesmo Senhor, mas com outros rostos …  Assim se faz comunhão…
Igreja de S. Martinho de Cedofeita 2016/04/16
Agradecimentos ao Tiago Silva, pela cedência de algumas fotos.
Os catequistas do 11.º

Sem comentários: