Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 1 de outubro de 2016

ENVIO DOS CATEQUISTAS- OFERTÓRIO SOLENE

Capela de S. Martinho, Eucaristia das 11h00h 
25.09.2016
LUZ
Entregamos-Te, Senhor, a luz. Continua, Senhor, a ser a nossa luz para que possamos ser luz para os nossos catequizandos.
BÍBLIA
Senhor, ao Teu altar ofertamos a Bíblia Sagrada. Biblioteca da Vida, da Sabedoria, do Caminho, da Verdade, da Luz, da Fé, da Paz e do Amor. Os nossos trabalhos sempre começam entrando nesta biblioteca de livros sagrados e de inspiração divina, proclamando, saboreando e refletindo a Palavra.  Palavra, que nos leva para a Vida em Jesus Cristo, por Jesus Cristo e com Jesus Cristo, que nos dá força, coragem, alento e esperança nos avanços e recuos, no caminhar da nossa vida como pessoas, cristãos, filhos e filhas de Deus, nesta missão de evangelizadores.
BANDEJA COM UM CALENDÁRIO JOVEM, UM CADERNO DE APONTAMENTOS E A PLANIFICAÇÃO PARA 2016/2017
Neste novo ano de catequese, que agora se está a iniciar, trazemos ao altar da comunhão alguns dos instrumentos de que nos servimos para marcar o ritmo da missão catequética. Pedimos ao Senhor, do Tempo e da Graça, que nos conceda sabedoria para sermos administradores sensatos desse tempo, de forma a que nunca nos falte para usar em favor de todos, para honra e glória do Seu Nome.
TELEMÓVEL
Trazemos ao Teu altar, Senhor, este telemóvel que representa o “Sim” que ouvimos de cada um destes catequistas ao Teu convite. Agradecemos-te a disponibilidade que encontramos para servir a comunidade com amor e dedicação. Ajuda-nos a ser fiel ao nosso compromisso!
ANEL
Símbolo da união e compromisso. Compromisso esse, que este ano vamos assumir em conjunto com Maria pelo Centenário de Fátima: Com Maria, renovai-vos nas fontes da alegria. 
COMPUTADOR
A ti entregamos, Senhor, este computador, objeto de trabalho fundamental para o secretariado de catequese. Com ele, produzimos materiais pedagógicos, tentamos organizar da melhor forma os nossos recursos humanos e físicos, e acedemos ao passado, presente e futuro desta comunidade catequética contido no sistema paroquial. Ajuda-nos, Senhor, a continuar a usar o computador como um auxílio eficaz neste trabalho onde todos sabemos bem que “A messe é grande, mas os operários são poucos.” (São Mateus). 
FAROL
Este farol representa a fé. Quantas vezes é difícil sair do conforto do nosso sofá, no final de um dia de trabalho, numa noite fria de inverno, para uma reunião de catequese? Quantas vezes investimos tempo na preparação duma dinâmica de catequese para todo o grupo e temos apenas dois/três elementos? Quantas vezes nos desiludimos? Mas como diz a sabedoria popular: “É a fé que nos salva.”
CÁLICE E PATENA
Entregamos-te, Senhor, o cálice e a patena, símbolos do pão e do vinho, do teu corpo e do teu sangue. Que eles sirvam neste dia para nos recordar que cada catequista é um membro do teu corpo, membro que precisa de força para enfrentar a dureza da missão. Que eles sirvam neste dia para nos recordar que cada catequista tem parte do teu sangue e, por isso, cabe-lhe o dever de ser teu exemplo na fé e na concórdia. Que eles sirvam neste dia para nos recordar que fazemos parte da descendência anunciada por Deus a Abraão, infinita como as estrelas, e que, por isso, o Universo está sempre ao nosso alcance. O caminho é simples de percorrer: basta saber conjugar o verbo amar.
 «A catequese, na verdade, é uma obra de misericórdia, porque aproxima de Deus aqueles que não O conhecem e ajuda aqueles que já O conhecem a amá-lo e a conhecê-lo ainda mais.»
D. António Francisco

Sem comentários: