Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

EUCARISTIA DO II DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A

Entrega da Bíblia – 4º Ano
15 de janeiro de 2017
No passado domingo, numa bonita celebração da eucaristia, as crianças do 4º ano de catequese receberam a sua primeira Bíblia.
Neste precioso livro vão conhecer e aprofundar a história de pessoas que tiveram um “encontro com Deus e com a sua ação. Encontro realizado através da vida e da história. Mostra quem é Deus e mostra também quem são os homens."

"Na Bíblia está o drama da vida do Homem, tanto o de ontem como o de hoje. É como se fosse um grande espelho, onde podemos ver e reconhecer a nossa imagem, as situações que vivemos, as estruturas que nos envolvem, os acontecimentos que nos libertam ou nos aprisionam. Portanto, a Bíblia é a nossa história…"
 Oração Universal 
"Rezamos pelo Papa Francisco, os bispos a ele unidos e os presbíteros deem testemunho, por palavras e por obras, da santidade a que Deus os chama dia após dia. 
Para que os fiéis e catecúmenos do mundo inteiro acreditem em Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Para que os governantes sejam homens de paz, e os povos possam viver tranquilos e progredir no bem-estar, na justiça e na liberdade.
Para que os homens e mulheres do nosso tempo descubram em Cristo a luz das nações e edifiquem um mundo mais justo e mais fraterno.
Para que esta assembleia e a nossa Paróquia perseverem na fé e na piedade, e os seus membros cresçam no respeito mútuo.
Para que estas crianças, recebendo a Bíblia, se comprometam a lê-la e a meditá-la todos os dias, não só na catequese, com a ajuda das catequistas, mas também em casa, acompanhados pelos pais, em verdadeira família cristã."
A marcar a celebração deste dia, foi feito Ofertório Solene e trazidos ao altar para além do Pão e do Vinho,  alguns símbolos que fazem parte deste 4º catecismo.
LUZ: Senhor, Tu és a luz, por isso, pedimos-te que ilumines sempre o nosso caminho e que nunca percamos a coragem de Te procurar e seguir. 
Cálice e Patena: Jesus, eis aqui estes dons, símbolos do teu amor por nós, porque vieste ao mundo para nos dar a Vida, para alegrar os corações que estavam tristes. Ajuda-nos a entregarmo-nos a Ti, relembra-nos a cada dia a Tua Ressurreição.  
Catecismo: Com o catecismo, queremos oferecer-Te a caminhada que vamos fazer neste ano de catequese. Que os Teus ensinamentos sejam o nosso guia e o nosso conforto e a nossa esperança. 
Bíblia: Senhor, na Bíblia encontramos a tua Palavra. Podemos dizer que é o nosso manual de vida, pois nela encontramos respostas para as nossas perguntas, sabedoria, conhecimento, palavras de conforto e ânimo. 
Folhas/Trabalhos: Oferecemos-Te os nossos trabalhos como representação das nossas atividades de descoberta da Tua Palavra. Que nos ajudes sempre a adaptar a tua vontade às nossas ações e a interpretá-la tendo em vista o amor e a paz entre os homens.  
Antes da entrega da Bíblia, uma catequista veio lembrar que no início da celebração se disse: “que a Bíblia é a nossa história… É VERDADE!!! Pois ela mostra o que podemos encontrar, na vida e nos acontecimentos, o sim ou o não com que o ser humano pode responder a Deus e ao seu projeto.
Lembrou ainda que: “Sendo a finalidade última da catequese pôr as pessoas não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade, com Jesus Cristo, cabe-nos a nós, catequistas, proporcionar-vos uma catequese de encontro, de intimidade, de diálogo “familiar”, em que o Pai se dirige aos filhos e os convida à comunhão.”
Aos pais, foi dirigido o apelo de que é muito importante que acompanhem os filhos e ajudem a transmitir e a vivenciar estes valores da fé.
Aos catequizandos foi lembrado que devem ler a Bíblia, pois através dela podem ouvir a voz de Deus, que os acompanhará nos caminhos da vida, mostrando a Verdade, dando a Vida a quem a escuta. E, para que possam dar testemunho de vida cristã, têm de se alimentar da Palavra de Deus. 
O Rev. Pe. Zé Manel, disse aos meninos e meninas do 4º catecismo que: "Jesus comunicou-nos a Palavra de Deus como sinal da Sua amizade por nós. Essa Palavra ensina-nos tudo o que devemos fazer para chegar ao Pai. Durante a catequese, vão procurar conhecer melhor esse dom maravilhoso de Jesus." 
Então pergunta: - "Dizei-me, pois: Quereis receber a Palavra de Deus que vos ilumina?
Ao que cada um responde: SIM, QUERO! 
Quereis guardá-la no vosso coração, lendo-a muitas vezes, meditando-a e conformando com ela a vossa vida? 
SIM, QUERO! "
Foi depois recomendado pelo Rev. Pe. Zé Manel, que: "a Bíblia não é mais livro para completar a estante lá de casa, mas antes leitura de cabeceira, Palavra para meditar, para comer…O ano passado comeram o pão eucarístico. Este ano é para comungar a Palavra.”
E, para que os catequizandos saibam como é importante a Bíblia, foram inteirados de que as leituras feitas na eucaristia são exatamente as que constam da Bíblia que ali receberam. E, para o comprovar, o Rev. Pe. Zé Manel leu o evangelho diretamente da bíblia igual à que receberam.
Que o Livro da Palavra de Deus agora recebido, ajude todas estas crianças a crescer sempre na amizade a Jesus, acolhendo a Sua Palavra, como uma semente que precisa de boa terra para germinar.
Agradecimentos aos catequistas do 4º ano de catequese por esta bonita partilha, e felicidades na continuação da caminhada. 

Sem comentários: