Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 22 de março de 2017

EUCARISTIA COM A CATEQUESE

No sábado, 18 de Março, celebramos  a Eucaristia com a Catequese, organizada e dinamizada pelo 3º catecismo.
E, em tempo de Quaresma, com o Coro Anima iniciamos cantando: “É preciso renascer, É preciso renascer! Deixai ódios, violências: É preciso renascer!   
"Convertei-vos e acreditai: Eis a nova que venho dar-vos! Amai todos sem distinção, porque todos somos irmãos. Aceitai, aceitai,Aceitai o Reino de Deus!"
 "Tudo quanto vos ensinei / É que ameis os vossos irmãos. Sereis dignos do meu amor / Se fizerdes o que vos mando. Aceitai, aceitai, Aceitai o Reino de Deus!"
Na primeira Leitura (Ex 17, 3-7) escutamos que o povo israelita, atormentado pela sede, se impacientava com Moisés, e até reclamava por ter saído do Egipto... 
"Mas o Evangelho domina toda a celebração deste Domingo; é o Evangelho da Samaritana. A liturgia deste dia abre a parte central da Quaresma no aspecto litúrgico, ligada à preparação para os sacramentos da iniciação cristã na Vigília Pascal e igualmente para a renovação da consciência da vida cristã para os que já são baptizados. Caminhamos para o Rochedo da água viva, que é Cristo, para d’Ele bebermos, como do rochedo batido pela vara de Moisés bebeu o antigo povo na travessia do deserto."
No Ofertório solene, as crianças trouxeram ao altar diversos símbolos, referente aos seu percurso catequético, e que  apresentaram à Assembleia. 
 Vela:
"Apresentamos-Te, Jesus, esta vela como sinal da luz que és e que ilumina o nosso caminho. Simboliza também a nossa fé em Ti.
Catecismo:
"Entregamos-te Jesus o nosso catecismo que nos acompanhou até agora e nos vai continuar a acompanhar até o fim do ano, ajudando-nos a conhecer-te um bocadinho melhor."
 Vaso com trigo:
"Recebe Jesus este vaso com trigo, ainda em crescimento, que simboliza o crescimento da tua palavra nos nossos corações."
  Baú das renúncias:
"Aceita Jesus, este baú, onde nós, o 3º ano, colocamos o sacrifício a fazer durante a Quaresma.
Pão e Vinho:
Jesus, nós te oferecemos este pão e este vinho, que representam o teu corpo e sangue, símbolo da nossa partilha com todos os que mais gostamos, generosidade, sabedoria, alegria e de eterna aliança.
"Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte, por Cristo nosso Senhor. Quando Ele pediu à samaritana água para beber, já lhe tinha concedido o dom da fé e da sua fé teve uma sede tão viva que acendeu nela o fogo do amor divino... "
No final da comunhão, o Santíssimo e ficou exposto no altar durante alguns minutos e todos ajoelharam e rezaram: "Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam".
Porque era dia de S. José, e Dia do Pai, em momento de Acção de Graças foi passado um pequeno PowerPoint que pode ser visualizado em: 
https://www.youtube.com/watch?v=KYZfOaxV7pw&ab_channel=LexAleksandre
E terminamos esta bonita celebração cantando: "Manifesta a tua santidade em mim /Toma-me de entre a minha dispersão, /Recolhe-me de onde me perdi / Enche-me de novo o coração. / Tu és a água viva, /Tu és a água pura, / Inunda-me, inunda-me / E tudo se transformará em mim. "

Sem comentários: