Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

NOVO DIRETÓRIO DE CATEQUESE

Os bispos portugueses receberam em Fátima os primeiros exemplares da edição nacional do ‘Diretório para a Catequese’, publicado este ano pela Santa Sé, com tradução da responsabilidade da Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

A entrega aconteceu no final da 199ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), que decorreu entre quarta e sexta-feira.

D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), órgão da CEP responsável pela Educação Cristã, considerou “uma boa notícia”.

“Esta é uma boa notícia porque neste momento estamos empenhados na renovação da catequese em si mesma, e na ação desta na ação pastoral na vida da Igreja”, referiu o responsável, citado pelo portal ‘Educris’, do SNEC.

O bispo de Aveiro destacou que, na catequese, “não acontece apenas o aprofundamento da fé, mas aí nasce a própria fé”.

“Temos hoje muitos catequizandos que devido à educação na família não têm tido uma educação cristã aprofundada, explícita, de encontro com Jesus Cristo e nele com o mistério de Deus”, desenvolveu.

D. António Moiteiro referiu que há “muitas crianças que participam na catequese por tradição ou costume” e que o ‘Diretório para a Catequese’ traz consigo a preocupação de inserir a catequese na pastoral da Igreja, de modo a que “se dê o encontro com Jesus Cristo” e os catequizandos possam “integrar-se na vida das comunidades cristãs”.

Sem comentários: