INÍCIO DA CATEQUESE, SÁBADO, DIA 3 DE OUTUBRO, NOS HORÁRIOS DO ANO ANTERIOR. PARA AS CRIAÇAS DO 1º CATECISMO, OS PAIS SERÃO CONTACTADOS PELOS CATEQUISTAS. BOM ANO CATEQUÉTICO. Estamos a remodelar o Blogue pedimos desculpa por alguma coisa que ainda não esteja do seu agrado.

sábado, 14 de abril de 2012

DOMINGO II DA PÁSCOA ou da Divina Misericórdia

«Oito dias depois, veio Jesus...»  
Jo 20, 19-31


Com a Ressurreição, começou um novo modo de existência para Jesus Cristo. A partir desse momento, já não será mais possível conhecê-l’O através dos meios humanos. Tem que se passar da visão à fé. Será ela que nos permitirá «ver» Cristo Ressuscitado nos Seus sacramentos e na vida da Sua Igreja. Aqueles, porém, que crêem no Filho de Deus, sem O ver, sem O tocar, sem discutir, serão tão felizes como aqueles que foram testemunhas oculares da Sua glória de Ressuscitado.


Secretariado Nacional da Liturgia

SÃO CAETANO ESTÁ DE LUTO


É a notícia que não queria receber nem dar, mas infelizmente informo que o  Sr. José Nicolau, partiu para o Pai. 

Faltam-me as palavras, para descrever alguém que faz parte do nascimento da capela de S. Caetano e muito trabalhou, não só para a ajudar a erguer, como também para que fosse possível realizar ali as festas anuais, mas principalmente as Eucaristias dominicais.

Na emoção das recordações dos últimos 28 anos, em que com ele de perto lidei, vejo-o diligente na capela de S. Caetano, a preparar tudo bem cedo, para as Eucaristias ou na azáfama das festas, nas quais punha todo o seu empenho e dedicação.

Para além das muitas actividades inerentes à sua função de sacristão e zelador de todo aquele espaço sagrado, lembro ainda o mês de Maio, que tinha um sabor especial, pela devoção do Sr. José a Nossa Senhora, que envolvia a preparação da procissão de velas, e a recitação do terço todos os dias, na capela de S. Caetano.

Não sendo Maio, foi, todavia, por coincidência num dia 13, mas em plena Páscoa, que o Sr. José nos deixou.

Nos últimos anos, a idade, mas principalmente a doença, impediram o Sr. José de continuar com a sua dedicação e trabalho na capela.

Mas, ainda que ausente, o Sr. José estava, e estará sempre, nos nossos corações e orações.

A partir de agora, a sua memória é gravada em pedra viva, na capela de S. Caetano e ficará para todo o sempre.

O  funeral do Sr. José realiza-se hoje, sábado, 14 de Abril, às 16h00.

Que o Bom Jesus do Monte o receba na sua divina morada e nossa Senhora o acolha no seu regaço de ternura.

Até um dia Sr. José!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

INÍCIO DA CATEQUESE - 14/15 de Abril


No próximo fim-de-semana, 14/15 de Abril, inicia-se de novo a catequese, na alegria da Páscoa da Ressurreição.
Uma vez que estará a decorrer, sábado, a caminhada dos catequistas, os diversos anos de catequese devem ter em atenção as indicações/mensagens dos seus catequistas. 
No sábado, eventualmente haverá anos para os quais não esteja assegurada a catequese, mas  noutros decorrerá normalmente, pois nem todos os catequistas vão participar na caminhada.
Para todos, votos de bom trabalho, quer seja a caminhar, quer seja a fazer catequese!

CAMINHADA DOS CATEQUISTAS

É já amanhã que se realiza a caminhada de catequistas, onde também podem participar familiares e amigos. 
O contacto com a natureza é muito bom e, para além de possibilitar um saudável convívio e entre ajuda entre todos, permite ainda desfrutar de ar puro e paisagens de inegável beleza.
Caminhar, Orar e Reflectir, são também atitudes que rejuvenescem o espírito e fortalecem a alma.
O catequista caminheiro, procura estar cada vez mais perto de Deus e, no exercício de caminhar, certamente o encontrará no sopro do vento, no verde das montanhas, nas veredas estreitas e cheias de obstáculos que terá de vencer, mas no final do caminho terá a água fresca e pura que lhe mitigará a sede e o aliviará de toda a fadiga.
Então, abrirá os braços e agradecerá ao Altíssimo a generosidade de um mundo tão belo.
Boa Caminhada!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

EIS O DIA QUE FEZ O SENHOR!








SEQUÊNCIA PASCAL

À Vítima pascal
Ofereçam os cristãos
sacrifícios de louvor
O Cordeiro resgatou as ovelhas:
Cristo, o Inocente,
reconciliou com o Pai os pecadores.
A morte e a vida
travaram um admirável combate:
depois de morto,
vive e reina o Autor da vida.
Diz-nos, Maria:
Que viste no caminho?
Vi o sepulcro de Cristo vivo,
e a glória do ressuscitado.
Vi as testemunhas dos Anjos,
vi o sudário e a mortalha.
Ressuscitou Cristo, minha esperança:
precederá os seus discípulos na Galileia.
Sabemos e acreditamos:
Cristo ressuscitou dos mortos:
Ó Rei vitorioso,
tende piedade de nós.


GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS...

É PÁSCOA!

Na proclamação do anúncio da Ressurreição, todo o povo canta com alegria: Glória a Deus, na Terra e no Céu, Glória, Glória, Paz na Terra!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

... É PASSAGEM


Deus, que plantaste
a tua tenda no meio de nós
e assumiste o peso e a dor que afogam

não te pedimos o favorecimento
nem a segurança
mas a presença amante
o olhar em que se reflecte o eterno

dá-nos a alegria como passagem
de uma menor a uma maior perfeição
o aumento da nossa potência
de pensar e de agir

dê-nos o Ressuscitado a mão
para atravessar o medo
e a morte que escurece as horas
dando-nos as mãos no agora
que, ligando-nos, num só corpo nos reúne


in O NOME E A FORMA (poesia reunida)de José Augusto Mourão, 

Pedra Angular Editora (2009)


domingo, 8 de abril de 2012

DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR



Salmo Responsorial Sal. 117(118), 1-2, 16ab-17, 22-23

Refrão: Este é o dia que o Senhor fez:
exultemos e cantemos de alegria. 

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,
porque é eterna a sua misericórdia.
Diga a casa de Israel:
é eterna a Sua misericórdia. 

A mão do Senhor fez prodígios,
a mão do Senhor foi magnífica.
Não morrerei, mas hei-de viver,
para anunciar as obras do Senhor. 

A pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se pedra angular.
Tudo isto veio do Senhor:
e é admirável aos nossos olhos. 


Secretariado Nacional da Liturgia

É PÁSCOA! ALELUIA!

Na alegria da festa, do Senhor Ressuscitado, votos de Santa Páscoa para todos!