INÍCIO DA CATEQUESE, SÁBADO, DIA 3 DE OUTUBRO, NOS HORÁRIOS DO ANO ANTERIOR. PARA AS CRIAÇAS DO 1º CATECISMO, OS PAIS SERÃO CONTACTADOS PELOS CATEQUISTAS. BOM ANO CATEQUÉTICO. Estamos a remodelar o Blogue pedimos desculpa por alguma coisa que ainda não esteja do seu agrado.

sábado, 12 de outubro de 2019

FÁTIMA, ALTAR DO MUNDO - Peregrinação Aniversária de Outubro

AVE, AVE, AVÉ MARIA

A treze de Outubro
Foi o seu adeus
E a Virgem Maria
Voltou para os céus.

À Pátria que é vossa,
Senhora dos Céus,
Dai honra, alegria
E a graça de Deus.

Todo o mundo a louve,
Para se salvar,
Desde o vale ao monte,
Desde o monte ao mar.

Transmissão em directo aqui https://www.fatima.pt/pt/pages/transmissoes-online

OUTUBRO NO SANTUÁRIO DE FÁTIMA

Peregrinação Internacional Aniversária de Outubro, que hoje começa, com a saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos, às 18h30, na Capelinha das Aparições.

Veja transmissão em directo das celebrações hoje e amanhã aqui 
https://www.fatima.pt/pt/pages/transmissoes-online

DOMINGO XXVIII DO TEMPO COMUM - Ano C

SALMO RESPONSORIAL Salmo 97 (98), 1-4 (R. cf. 2b)
Refrão: Diante dos povos manifestou Deus a salvação.

Cantai ao Senhor um cântico novo
pelas maravilhas que Ele operou.
A sua mão e o seu santo braço
Lhe deram a vitória.

O Senhor deu a conhecer a salvação,
revelou aos olhos das nações a sua justiça.
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade
em favor da casa de Israel.

Os confins da terra puderam ver
a salvação do nosso Deus.
Aclamai o Senhor, terra inteira,
exultai de alegria e cantai.

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

VAMOS REZAR O TERÇO

No dia 18 de Outubro, pelas 18h30, directamente da Capelinha das Aparições, a oração do terço será rezada com milhares de crianças.

Todos somos chamados a participar nesta Jornada de Oração pela paz, que pretende também ser um desafio aos que insistem em fazer a guerra ignorando as lágrimas e o choro de tantos inocentes.

Encontra o Guião em https://app.box.com/s/y5heyhdm72cvriyzrft2z8jcez3k2w46
Ou peça directamente para a Fundação AIS https://www.fundacao-ais.pt/agenda/detail/id/341/

1 MILHÃO DE CRIANÇAS REZAM O TERÇO

Acreditando profundamente no poder da oração, a Fundação AIS volta a convocar, este ano, as crianças portuguesas para se juntarem a esta grande iniciativa em que se pretende despertar consciências, mobilizar boas vontades e dar um sinal inequívoco de que contra a força das armas há sempre o poder da fé.

No próximo dia 18 de Outubro, todos os 23 secretariados internacionais da Fundação AIS vão procurar mobilizar as crianças de todo o mundo para que esta Jornada de Oração chegue a cada vez mais pessoas e consciências.

Esta iniciativa - inspirada nas palavras do Santo Padre Pio, de que “o mundo mudará” quando “um milhão de crianças rezar o Rosário” - tem adquirido uma expressão cada vez mais significativa de ano para ano.

Para a participação activa das escolas ou grupos de catequese, a Fundação AIS disponibiliza gratuitamente folheto com a oração do terço para entregar a cada uma das crianças.

OUTUBRO EM ORAÇÃO

11 – Sexta: São João XXIII

Senhor, São João XXIII abriu as portas da Igreja ao mundo. Chegou o tempo dos cristãos, “enlameados” no sofrimento dos seus irmãos, comunicarem o bálsamo da fé e da esperança que Cristo, com a sua morte e ressurreição, a todos oferece.

SEXTA-FEIRA DA SEMANA XXVII DO TEMPO COMUM

EVANGELHO Lc 11, 15-26
« Mas se Eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, então quer dizer que o reino de Deus chegou até vós. »
(...)
Rezar a Palavra
Não te peço sinais, Senhor, apenas quero poder contemplar aceitar que o teu reino está mesmo entre nós e se manifesta das mais diversas maneiras. À minha volta, homens e mulheres, jovens e crianças, com as suas palavras, as suas vidas, as suas dores e alegrias falam de um amor que ultrapassa tudo o que podemos esperar das nossas capacidades. É aí, na vida de cada dia, que espero encontrar-te e ver o teu reino realizar-se como dom de salvação para todos.

Compromisso
Vou estar atento às manifestações do reino de Deus no meu dia.

https://aliturgia.com/sexta-feira-da-semana-xxvii-do-tempo-comum-5/

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

PAPA QUESTIONA Católicos que vivem «ideologia seletiva» e «intransigente»

O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os católicos devem viver uma pertença “universal”, rejeitando qualquer “ideologia seletiva” e “intransigente” que provoque divisões

“Como vivo a minha fé? Vou ao encontro dos outros ou, pelo contrário, estou contra os outros? Pertenço à Igreja universal – bons, maus, todos, todos – ou tenho uma ideologia seletiva? Adoro Deus ou adoro as formulações dogmáticas?”, questionou, durante a audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.
(...)
“O jovem Saulo é retratado como alguém intransigente, isto é, que manifesta intolerância com quem pensa de outra forma, absolutiza a sua própria identidade política ou religiosa, e reduz o outro a um potencial inimigo a combater”, declarou Francisco.

Segundo o Papa, este é o retrato de uma fé transformada em “ideologia religiosa, ideologia social, ideologia política”.

“Como é a minha vida religiosa? A fé em Deus, que professo, torna-me amigável ou, pelo contrário, hostil a quem é diferente de mim?”, observou, perante milhares de peregrinos.
(...)
“Peçamos ao Senhor ressuscitado que ilumine e converta todas as pessoas que ainda hoje perseguem os crentes, julgando fazer a vontade do seu deus. Que o Senhor vos abençoe a todos e vos proteja sempre do maligno”, desejou.
(...)
“Vele sobre o vosso caminho a Virgem Maria e vos ajude a ser sinal deste amor sem condições no meio dos vossos irmãos. Sobre vós e vossas famílias desça a Bênção de Deus”, concluiu.

OUTUBRO EM ORAÇÃO

10– Quinta: Dia Mundial da saúde mental; São Daniel Comboni

“É tempo perdido servir a Deus”, dizia Israel. São Daniel Comboni sentiu que gastar a vida “pelos mais infelizes da terra” é tornar-se amigo de Deus e dos irmãos. Concede, hoje, Senhor, a todos nós, esta graça missionária.

OUTUBRO MÊS DO ROSÁRIO

Recitação do Terço
Hoje, 10 de Outubro, 21h30, Capela de São Caetano.

Organização e dinamização do Apostolado da Oração, que convida toda a comunidade participar nesta bonita oração do terço.

CATEQUESE: REUNIÃO DO SECRETARIADO E COORDENADORES

Lembramos aos Coordenadores dos Grupos de Catequese que têm reunião com o Secretariado, nesta quinta-feira, 10 de Outubro, às 21h30, no Centro Paroquial. 
Agradece-se a presença de todos. 

QUINTA-FEIRA DA SEMANA XXVII DO TEMPO COMUM

EVANGELHO: LC 11, 5-13
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se algum de vós tiver um amigo, poderá ter de ir a sua casa à meia-noite, para lhe dizer: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque chegou de viagem um dos meus amigos e não tenho nada para lhe dar’. Ele poderá responder lá de dentro: ‘Não me incomodes; a porta está fechada, eu e os meus filhos já nos deitámos; não posso levantar-me para te dar os pães’. Eu vos digo: Se ele não se levantar por ser amigo, ao menos, por causa da sua insistência, levantar-se-á para lhe dar tudo aquilo de que precisa. Também vos digo: Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque quem pede recebe; quem procura encontra, e a quem bate à porta, abrir-se-á. Se um de vós for pai e um filho lhe pedir peixe, em vez de peixe dar-lhe-á uma serpente? E se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á um escorpião? Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedem!».

Rezar a Palavra
Põe a mesa na minha vida, Senhor. Que haja sempre pão dos fortes e vinho da alegria na minha mesa, para que não se sentem comigo a tristeza e o desânimo, mas esteja sempre disposto a partilhar com todos os que, de noite, me visitam. Que o teu pão reforce a minha confiança e a dos que de noite se vêm sem ninguém por quem chamar e sem porta onde bater.

Compromisso
Vou procurar o alimento da oração que me é dado em abundância por Jesus e reparti-lo pelos irmãos.

https://aliturgia.com/quinta-feira-da-semana-xxvii-do-tempo-comum-5/

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

INFÂNCIA MISSIONÁRIA

Em tempo de Outubro Missionário começam também as actividade da Infância Missionária, e aqui está o primeiro trabalho para todos os meninos e meninas que desejarem. Os pais podem imprimir e ajudar os mais pequeninos a pintar.
Também com a ajuda dos pais, podem escutar o Evangelho e reflectir depois na Palavra de Deus e no que ela nos quer dizer. No fim rezam como o Santo Padre pede a Oração Missionária.
Momentos de oração em família que podem ajudar as crianças no despertar da FÉ, e a tomarem consciência da sua condição de baptizados e missionários. 

Para facilitar a leitura e impressão ver em PDF
https://app.box.com/s/04ib3qkp4h3qm7ntb0fae3u6taw39v4x

OUTUBRO MÊS MISSIONÁRIO

Recitação do Terço 
Quartas-feiras, 21h30

Dia 09 - Capela de S. Martinho
Dia 16 - Capela de S. Caetano
Dia 23 - Igreja Paroquial
Dia 30 - Capela de S. Martinho

OUTUBRO EM ORAÇÃO

9 – Quarta: Dia Mundial dos correios; São Dionísio de Paris

Obrigado Jesus por nos teres ensinado a única e mais importante oração. Ao repetirmos o “Pai Nosso”, onde a fraternidade humana é proclamada, ajuda-nos a cuidar dos irmãos e irmãs de todo o mundo.

Foto: Pe. José Guedes

QUARTA-FEIRA DA SEMANA XXVII DO TEMPO COMUM

EVANGELHO: LC 11, 1-4
Naquele tempo, estava Jesus em oração em certo lugar. Ao terminar, disse-Lhe um dos discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João Baptista ensinou também os seus discípulos». Disse-lhes Jesus: «Quando orardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso reino; dai-nos em cada dia o pão da nossa subsistência; perdoai-nos os nossos pecados, porque também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixeis cair em tentação’».
(...)
Rezar a Palavra
Senhor Jesus, as tuas palavras na minha boca não alcançam a mesma força, o mesmo poder, a mesma verdade. Tento repeti-las, uma e outra vez, e sabe a pouco porque não chego até ao coração do Pai nem abro suficientemente o meu coração como guarida onde o Pai pode permanecer. Quero viver mais intensamente cada uma das palavras que ensinaste aos teus apóstolos e que hoje me propões. Que a minha vida seja o templo onde o nome de Deus é santificado e o perdão transborda do tabernáculo do meu coração para todos os irmãos.

Compromisso
Vou rezar com muita confiança as palavras de Jesus.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA

A 20 de Outubro, haverá a peregrinação Nacional Missionária a Fátima, sendo ao mesmo tempo a nossa PEREGRINAÇÃO PAROQUIAL, feita este ano no Dia Mundial das Missões.
As inscrições continuam abertas em cada Centro de Culto.
Inscreva-se e participe!

FÁTIMA: exposição «Amazónia – Yanomami, os guardiões da “Casa Comum”».

O Museu da Consolata – Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, inaugura, esta quarta-feira, às 17h00, a exposição «Amazónia – Yanomami, os guardiões da “Casa Comum”».

Através da objetiva do jornalista Francisco Pedro, um “grande interessado pela cultura indígena”, os visitantes são transportados até ao ano 1999, convidando-os a entrar num cenário cujo “tempo cheira a quente e sabe a pó”, segundo as suas palavras, onde nos espera o afável povo Yanomami.

Em perfeita simbiose com as fotografias de Francisco Pedro, encontram-se expostos, até 19 de novembro, alguns objetos do acervo do museu, habitualmente em reserva, dando testemunho de atividades relacionadas com a caça, pesca, alimentação adornos, entre outras.

Os Yanomami vivem em casas comunitárias, as malocas, construídas com madeiras, cipós, esteios, folhas e barros amassados.

A maloca tem normalmente uma só porta, servindo para todas as pessoas da comunidade, composta por vários grupos, onde habitam em comum entre dez a quarenta famílias.

No momento da inauguração irá decorrer um «Chá com Arte» onde vão estar à conversa o jornalista Francisco Pedro e o Padre André Ribeiro, missionário da Consolata, recém-chegado da Missão Catrimani da Amazónia brasileira, para partilhar experiências, e abordar os problemas ecológicos e de direitos humanos, sentidos neste momento no Brasil.

Neste «Mês Missionário Extraordinário» declarado pelo Papa Francisco para assinalar o centenário da Carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV e no âmbito do Sínodo “Amazónia: Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral” a decorrer em Roma, de 6 a 27 de outubro,  “não podia este espaço museológico deixar de assinalar, através desta exposição temporária, a dimensão missionária na Amazónia, junto de um povo muito caro aos Missionários da Consolata, os índios Yanomami”, lê-se.

SÍNODO ESPECIAL PARA A AMAZÓNIA


Os participantes no Sínodo especial para a Amazónia, que se iniciou este domingo, debateram a possibilidade de criação de um rito litúrgico próprio para as comunidades católicas na região.

O tema foi abordado primeiras sessões de trabalho da assembleia convocada pelo Papa Francisco, que reúne bispos, missionários, representantes indígenas e especialistas convidados.

O portal ‘Vatican News’, que apresenta as sínteses das intervenções – à porta fechada – informa que uma das propostas em cima da mesa é a de estabelecer experimentalmente, “de acordo com o correto discernimento teológico, litúrgico e pastoral”, um rito católico da Amazónia, para “viver e celebrar a fé em Cristo”, com uma presença “permanente” de ministros.

Na Igreja Católica existem os ritos latinos (tendo por base o rito romano e admitindo as variantes dos ritos ambrosiano, hispânico e outros, como o bracarense) e ritos orientais (especialmente o bizantino); várias Igrejas orientais em comunhão com Roma admitem a ordenação sacerdotal de homens casados, mas não é consentido casar depois da ordenação.

Atualmente, a Igreja Católica de rito latino admite homens casados apenas ao diaconado, primeiro grau do sacramento da Ordem (diaconado, sacerdócio, episcopado).

MONGES DA CARTUXA DEIXAM ÉVORA

O arcebispo de Évora disse que uma comunidade monástica feminina vai habitar o Mosteiro da Cartuxa, após a saída dos monges neste mês de outubro, continuando a arquidiocese com um “pulmão ecológico de espiritualidade”.

“Teremos aqui connosco as Irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, ligadas à Família Religiosa do Verbo Encarnado”, anunciou D. Francisco Senra Coelho no dia em que decorre a despedida dos últimos 4 monges do Mosteiro da Cartuxa.

A idade avançada dos monges cartuxos e a falta de vocações para a vida contemplativa na Ordem Cartusiana está na origem da saída da congregação da Arquidiocese de Évora, onde está há 60 anos.

“Os cartuxos nunca serão esquecidos nem jamais substituídos e ficarão muito felizes por ver que a sua Cartuxa permanece habitada”, referiu o arcebispo de Évora a respeito do convite dirigido à comunidade monástica feminina.

De acordo com D. Francisco Senra Coelho, as irmãs contemplativas do Instituto do Verbo Encarnado vão habitar a Cartuxa e “dar vida” ao silêncio do Mosteiro.

“A Cartuxa é já um topónimo. Será sempre a Cartuxa. Estas Servidoras do Senhor vão habitá-la”, acrescentou.

O Arcebispo de Évora indicou também que a nova comunidade monástica vai habitar o mosteiro após as necessárias obras de adaptação do espaço, onde vai ser criado também um setor de “hospitalidade monástica”.

D. Francisco Senra Coelho lembrou que a hospedaria em ambiente de vida contemplativa é uma marca de alguns mosteiros, para receber pessoas para “rezar e fazer silêncio”, fazer a “experiência de vida monástica por alguns dias”.

O arcebispo de Évora agradeceu à Santa Sé a confiança que manifestou na proposta que fez para transformar a Cartuxa de Évora num comunidade monástica feminina, dando continuidade a uma “parceria” entre a Arquidiocese de Évora e a Fundação Eugénio de Almeida, que é proprietária do Monumento Nacional.

D. Francisco Senra Coelho disse que o Instituto do Verbo Encarnado é uma congregação religiosa com 1350 irmãs espalhadas pelo mundo que valorizam o “caráter missionário” e estão “em países de fronteira, de periferias do cristianismo” e têm um ramo contemplativo com 186 monjas em 16 mosteiros.

Esta terça-feira, às 18h30, D. Francisco Senra Coelho vai presidir a uma Missa na Igreja do Mosteiro da Cartuxa de despedida dos quatro monges que partem para o Mosteiro da Ordem de Barcelona, numa ocasião em que vai ser possível visitar o ambiente da clausura.

“É uma despedida de ação de graças pelos 60 anos que estiveram connosco e comungar com eles a dor da partida”, concluiu o arcebispo de Évora.

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

OUTUBRO EM ORAÇÃO

7 – Segunda: Nossa Senhora do Rosário

A tua e nossa Mãe, a Senhora do Rosário, venha em nosso auxílio, Senhor, para que a ternura e o carinho do Pai cheguem, através da missão dos batizados, ao coração de toda a humanidade.

Nossa Senhora do Rosário, dai-nos muitas e santas vocações

RECITAÇÃO DO TERÇO

Hoje, 7 de Outubro, 21h30, Capela de São Caetano, pela Equipa Paroquial das Vocações, que endereça o CONVITE, pois todos são bem-vindos!

São Caetano, dai-nos muitas e santas vocações.

domingo, 6 de outubro de 2019

CORO DA IGREJA

Saudamos hoje o Coro da Igreja a quem endereçamos os parabéns pela passagem do seu 44º aniversário.

Pedimos a Deus que abençoe todos os seus elementos e lhes continue a dar força, fé, esperança e muita coragem para levarem por diante esta bela missão de animar a Eucaristia em cada Domingo.

Fica o apelo aos mais jovens para com renovada energia integrarem este Grupo Coral ou qualquer outro da Paróquia, porque a MISSÃO também passa por aqui e serão muito bem-vindos. 

DOMINGO XXVII DO TEMPO COMUM

Neste Domingo, o tema da fé é medular na liturgia da Palavra. Sem fé, nada podemos e nada somos. É a fé que nos move, nos dá esperança, nos faz seguir na missão sem desanimar, pois são tantos os desafios, os obstáculos, as coisas que nos desagradam e que também desagradam a Deus. Se não for pela fé, desistiremos dos nossos empreendimentos missionários, desistiremos de muitas coisas na vida, pois parece que, apesar da fé em Deus e num mundo melhor, vemos tantas coisas ruins acontecendo. É disto que trata a liturgia de hoje, fortalecendo a nossa fé em meio às dificuldades e sofrimentos desta vida.
Pe. Carlos Correia

SEMEAR A FÉ NO CAMPO E NA CIDADE

Deita com ternura a semente na terra:
É o seu berço natural;
E adormece suavemente,
Tu e a semente.
A semente não erra,
A semente não mente,
Adormece na terra.
Aparece depois um fiozinho de erva,
Nasce e cresce,
Uma flor floresce,
Um fruto amadurece,
Um pássaro desce,
E reza e canta e dança e prova e agradece
Ao Senhor da messe.

Senhor Jesus,
Dá-me um coração puro e transparente
Como uma nascente,
Como uma semente,
E ensina-me a ser simples e leve
Como aquele pássaro que do céu desce,
E reza e canta e come e agradece.

D. António Couto
https://mesadepalavras.wordpress.com/2019/10/05/semear-a-fe-no-campo-e-na-cidade-3/