INÍCIO DA CATEQUESE, SÁBADO, DIA 3 DE OUTUBRO, NOS HORÁRIOS DO ANO ANTERIOR. PARA AS CRIAÇAS DO 1º CATECISMO, OS PAIS SERÃO CONTACTADOS PELOS CATEQUISTAS. BOM ANO CATEQUÉTICO. Estamos a remodelar o Blogue pedimos desculpa por alguma coisa que ainda não esteja do seu agrado.

sábado, 19 de janeiro de 2013

CCA -“UMA ÉTICA CRISTÃ PARA TEMPOS DE CRISE?”

Em noite invernosa e pouco convidativa a sair, foi com “casa cheia” que se iniciou a 1ª Conversas deste 2ª Ciclo de Conversas Amplas, com o Rev. Pe. Dr. António Augusto Azevedo.
As palavras do conferencista "bebidas" - como não podia deixar de ser - nas Fontes do Evangelho, na Carta Encíclica Caritas In Veritate, e na Mensagem para o dia Mundial da Paz, de Bento XVI, foram sem dúvida oportunas e esclarecedoras.
Os tempos são difíceis, mas os valores da Fé, da Esperança e da Caridade/Amor, da Fraternidade, da Subsidiariedade e da Solidariedade, são uma esperança, porque sem esperança não há futuro.
Foi assim com chave de ouro que se iniciou este CCA, e um prazer ter escutado as sábias palavras do  Rev. Dr. Pe. António. Muito obrigado!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

EIS O CONVITE: «Fazei tudo o que Ele vos disser»

O milagre mais profundo de Caná não é a transformação da água em vinho, mas é a fé dos discípulos, a fé, que tudo transforma, tudo cria e recria: ela abre os olhos ao que falta e ao que sobra, ela abre no coração as fontes da alegria (Pe. Amaro Gonçalo)

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

2ª CCA - "UMA ÉTICA CRISTÃ PARA TEMPOS DE CRISE?"


É já na próxima sexta-feira, 18 de Janeiro, às 21h30, no Centro Paroquial, que se realiza a 1º CCA, desta Ano da Fé, organizada pela Pastoral da Família, que tal como no ano passado vai trazer até nós oradores de excelência.
Este ano, o primeiro conferencista será o Rev. Pe. Dr. António Augusto de Oliveira Azevedo, que é Membro do Conselho Presbiteral, Reitor do Seminário Maior, Professor da Faculdade de Teologia da U.C.P (Porto), Juiz do Tribunal Eclesiástico e Assistente do C.P.M.
Recordamos que o Pe. António Augusto foi Pároco de Vilar do Paraíso, durante 10 anos, e podemos dizer que nunca “cortou o cordão” que o liga ao povo desta terra, onde conta inúmeros amigos, que visita quando os seus muitos afazeres o permitem.
É, assim, uma oportunidade única de abraçar o amigo, fazer-lhe uma recepção calorosa, e escutar o muito que terá para nos ensinar.

Contamos com a presença de todos!


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

BAPTISMO: que fazemos dele hoje?

O Baptismo é o sacramento comum a todos os cristãos. A Igreja administra-o segundo a missão que o Senhor lhe confiou: "De todos os povos fazei discípulos, baptizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo." (Mt 28,19).

O Baptismo estabelece uma relação pessoal com Jesus. Significa também a inserção na comunidade dos fiéis, a Igreja. Realiza o perdão dos pecados e marca o início duma nova vida como irmão ou irmã de Jesus Cristo, filho ou filha de Deus. Os baptizados rezam: "Pai-nosso que estais nos céus".
O Baptismo é um começo, primícias de Deus que é preciso fazer frutificar ao longo de toda a vida: "Sepultados com Cristo no Baptismo, estais também ressuscitados com Ele, porque acreditastes na força de Deus que O ressuscitou dos mortos" (Cl 2,12).