INÍCIO DA CATEQUESE, SÁBADO, DIA 3 DE OUTUBRO, NOS HORÁRIOS DO ANO ANTERIOR. PARA AS CRIAÇAS DO 1º CATECISMO, OS PAIS SERÃO CONTACTADOS PELOS CATEQUISTAS. BOM ANO CATEQUÉTICO. Estamos a remodelar o Blogue pedimos desculpa por alguma coisa que ainda não esteja do seu agrado.

sábado, 2 de abril de 2016

DOMINGO II DA PÁSCOA ou da Divina Misericórdia


SALMO RESPONSORIAL Salmo 117 (118), 2-4.22-24.25-27ª (R. 1)
Refrão: Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom, 
porque é eterna a sua misericórdia.

Diga a casa de Israel:
é eterna a sua misericórdia.
Diga a casa de Aarão:
é eterna a sua misericórdia.
Digam os que temem o Senhor:
é eterna a sua misericórdia.

A pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se pedra angular.
Tudo isto veio do Senhor:
é admirável aos nossos olhos.
Este é o dia que o Senhor fez:
exultemos e cantemos de alegria.

Senhor, salvai os vossos servos,
Senhor, dai-nos a vitória.
Bendito o que vem em nome do Senhor,
da casa do Senhor nós vos bendizemos.
O Senhor é Deus
e fez brilhar sobre nós a sua luz.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

SEXTA-FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA

Evangelho: Jo 21, 1-14
Rezar a Palavra
“É o Senhor”. 
Tantas vezes quando não me entendem, 
quando não me entendo a mim mesmo, 
quando não entendo os outros, 
quando não entendo a vida e o mundo, 
tenho vontade de dizer 
“É o Senhor”. 
Mesmo sem ver, sem saber, sem conhecer,
tenho vontade de dizer 
“É o Senhor”. 
Quando nada resulta no meu trabalho, 
na minha família, nos meus projectos 
tenho vontade de dizer
“É o Senhor”. 
Quero dizer como João, 
mesmo quando não consiga acreditar 
nas minhas próprias palavras 
“É o Senhor”, 
porque sei que, mesmo não sabendo, 
és tu, Senhor quem está presente 
na margem do lago da minha Galileia.

Compromisso
Hoje vou reconhecer Jesus presente naqueles 
que não se parecem nada com ele.

quinta-feira, 31 de março de 2016

A PEQUENA SEMENTINHA...

No início de Março, na reunião de catequistas, as catequistas do 1º ano, ofereceram a cada ano um pequeno vaso já semeado, para que cada um cuidasse. 
Tal como se faz na catequese, para explicar de forma simples às crianças que morrer é dar a vida, como fez Jesus por toda a humanidade
 A semente morre, mas renasce e dará muito fruto, como nos diz o evangelista S. João. "Se o grão de trigo, caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto." João 12, 24
Todos os grupos cuidaram do seu pequeno vaso que na Páscoa já estava bem verde e viçoso, como nos mostra esta partilha de imagens do 6º ano de catequese e grupo de crismandos (11º ano).

quarta-feira, 30 de março de 2016

QUARTA-FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA

Evangelho: Lc 24, 13-35
«Reconheceram-n’O ao partir o pão»
Rezar a palavra
Diante de ti, Senhor, ao escutar a tua voz e ao ver as tuas mãos partirem-se em alimento por toda a humanidade, o meu coração vibra de amor. E como diz a canção, quero repetir “Não posso e não quero viver sem teu amor. Não posso e não quero viver sem teu amor. Não posso e não quero viver sem teu amor. Se não é junto a ti, não posso e não quero viver”.
Compromisso
Quero comunicar a todos a alegria de estar contigo, Senhor.

CAMINHADA DOS CATEQUISTAS

É já no sábado, dia 2 de Abril, saída às 7h00, do Centro Paroquial. Também podem participar familiares ou amigos dos catequistas. Quem ainda não se inscreveu e quer participar deve contactar o secretariado da catequese.
A caminhada é sempre uma grande aventura para todos, como mostram as imagens. PARTICIPA!

terça-feira, 29 de março de 2016

TERÇA-FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA

ORAÇÃO COLECTA 

Senhor, que nos renovastes e fortalecestes 
pela celebração dos mistérios pascais, 
ajudai o vosso povo 
com a abundância da graça celeste 
para que alcance a liberdade perfeita 
e goze um dia no Céu a alegria 
que já começou a saborear na terra. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

segunda-feira, 28 de março de 2016

SEGUNDA-FEIRA DA OITAVA DA PÁSCOA

Evangelho: Mt 28, 8-15
«Não temais. 
Ide avisar os meus irmãos que devem ir para a Galileia. 
Lá Me verão».
Rezar a Palavra
Saíste ao meu encontro. Interrompeste os meus passos para que pudesse ver-te, ressuscitado e confiaste-me a missão de levar a boa notícia a todos os homens. Tu sabes que meus passos seguem paralelos aos passos do mundo que não quer conhecer-te, por isso me animas. Diz, forte, Senhor, ao meu coração aquela palavra que Madalena e a outra Maria ouviram “não temais” para que sinta renascer, em mim, cada dia a coragem de falar de ti. 
Compromisso
Hoje vou ser sinal de ressurreição para os meus irmãos.

VIA SACRA DA MISERICÓRDIA COM A CATEQUESE

Na passada sexta-feira, pelas 15h00, no monte de S. Caetano, os adolescentes do 8º, 9º e 10º ano - sob a orientação dos catequistas - realizaram a Via-Sacra, este ano com as Obras de Misericórdia.
Sob a orientação do Rev. Pe. Zé Manel, todo o percurso se fez de forma ordenada e com visibilidade para todos os que quiseram acompanhar e participar. 
O caminho de dor e agonia de Jesus até ao Calvário, onde “tudo ficou consumado” foi mais uma vez recordado em quadros encenados, textos, oração e cânticos.
Encontro de Jesus com sua Mãe, Maria Santíssima, que segue os passos que segue os passos de seu Filho até à cruz.
 
Aquilo que o Cireneu foi obrigado a fazer, devemos nós fazê-lo por amor e misericórdia, como Jesus, que veio para servir e não para ser servido. 
Neste Ano Jubilar da Misericórdia, pratiquemos em cada dia uma Obra de Misericórdia, para que o nosso coração se alegre com os irmãos que de nós mais precisarem.
Verónica, condoída, ao ver aquele homem sofredor, enxuga-lhe o rosto carregado de suor e sangue. Este gesto de Verónica diz-nos o que devemos fazer a todos os rostos humanos.
 
 «Chorai por vós e por vossos filhos» disse Jesus às mulheres de Jerusalém que choravam por Ele. 
Hoje somos convidados, não só a ter pena das pessoas em situação desumana, mas a aproximarmo-nos delas e a promover a sua dignidade e a libertação de tudo aquilo que as oprime.
Jesus tinha uma túnica tecida numa só peça, que quase se identificava com a sua pele; tirar-lhe essa veste foi como arrancar-lhe a pele. Também a Igreja tem uma veste que a identifica socialmente: é a misericórdia. Se deixasse de amar e de praticar a caridade, não perdia apenas uma veste externa; perdia o rosto e a sua razão de ser no mundo.
«Perdoa-lhes, Pai, por- que não sabem o que fazem.» E a um dos malfeitores, que reconheceu a sua culpa e lhe pediu auxílio, garantiu:«Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso.»
Jesus é descido da cruz e entregue a sua Mãe. Maria atesta que a misericórdia do Filho de Deus não conhece limites e alcança a todos, sem excluir ninguém.
O perdão de Deus para os nossos pecados não conhece limites. Na morte e ressurreição de Jesus Cristo, Deus torna evidente este seu amor que chega ao ponto de destruir o nosso pecado.» 
Parabéns aos jovens que representaram de forma dramática e sentida cada uma das personagens, e estiveram à altura do desafio que em cada a ano a catequese propõe.
Álbum de fotos no seguinte endereço 

MENSAGEM URBI ET ORBI DO PAPA FRANCISCO - PÁSCOA DE 2016

"Diante dos abismos espirituais e morais da humanidade, diante dos vazios que se abrem nos corações e que provocam ódio e morte, somente uma infinita misericórdia pode nos dar a salvação. Só Deus pode preencher com o seu amor esses vazios, esses abismos, e não permitir que submerjamos, mas continuemos a caminhar juntos em direção à Terra da liberdade e da vida."

É PÁSCOA! RESSUSCITOU! ALELUIA!

A pedra removida... o sepulcro vazio...  
ELE ESTÁ VIVO!
As trevas se dissiparam,
e da mais negra escuridão 
passamos à LUZ da VIDA!
Graças, Senhor, 
pela Tua entrega de amor
de compaixão e generosidade
até ao fim,
por toda a humanidade.
Ilumina, Senhor, os nossos caminhos,
e guia os nossos passos na rectidão,
para que sejamos sempre fiéis 
de todo o coração.

Aleluia! Aleluia!

domingo, 27 de março de 2016

DOMINGO DE PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

Salmo Responsorial  Sal. 117(118), 1-2, 16ab-17, 22-23 
Refrão: Eis o dia que fez o Senhor. 
Nele exultemos e nos alegremos.

Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom,
porque é eterna a sua misericórdia.
Diga a casa de Israel:
é eterna a sua misericórdia.

A mão do Senhor fez prodígios,
a mão do Senhor foi magnífica,
Não morrerei, mas hei-de viver,
para anunciar as obras do Senhor.

A pedra que os construtores rejeitaram
tornou-se pedra angular.
Tudo isto veio do Senhor:
é admirável aos nossos olhos.

NA VERDADE AINDA NÃO TINHAM ENTENDIDO A ESCRITURA...


FOLHA DOMINICAL - informações e reflexões importantes para toda a comunidade