INÍCIO DA CATEQUESE, SÁBADO, DIA 3 DE OUTUBRO, NOS HORÁRIOS DO ANO ANTERIOR. PARA AS CRIAÇAS DO 1º CATECISMO, OS PAIS SERÃO CONTACTADOS PELOS CATEQUISTAS. BOM ANO CATEQUÉTICO. Estamos a remodelar o Blogue pedimos desculpa por alguma coisa que ainda não esteja do seu agrado.

sábado, 28 de maio de 2016

DOMINGO IX DO TEMPO COMUM - Ano C

SALMO RESPONSORIAL Sal. 116 (117), 1.2 (R. Mc 16, 15) 
Refrão: Ide por todo o mundo, 
anunciai a boa nova.

Louvai o Senhor, todas as nações, 
aclamai-O, todos os povos.

É firme a sua misericórdia para connosco, 
a fidelidade do Senhor permanece para sempre.

MAIO, COM MARIA, QUASE A TERMINAR

Nossa Senhora, Rainha da Paz, 
rogai por nós.

CHURRASCO, ORGANIZADO PELOS ESCUTEIROS


Informamos que devido à chuva será no Centro Paroquial, às 18h00.
PARTICIPA!

CATEQUESE: Tempo de Festas e Celebrações

Que sejam vividas com muita alegria, na certeza de que é um passo importante na catequese, mas muito mais na consolidação da FÉ e na esperança de que o caminho continue.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

PROCISSÃO DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Nesta quinta-feira S. Pedro, que segundo o imaginário humano é santo de muitas tarefas, desde porteiro do Céu à meteorologia celeste, deu uma ajuda à solenização deste dia que de volta é dado à sociedade como santo. 
Assim, na eucaristia das 11h00, foi organizada uma procissão eucarística que saiu para o espaço exterior da Capela de S. Martinho e percorreu o arruamento em seu redor, dando testemunho da causa da nossa alegria de cristãos, dando a conhecer o pão da vida, pão para todos, que sacia para lá do alimento corpóreo.
O pão que falta… 
O pão da conversão, da transformação…
O pão da serenidade, da compaixão…
Tanta falta de pão…
Porque não leveda a massa? 
Porque não se transforma em pão?
Partido e repartido, dado na mão…
Do Outro que é meu irmão.
Pão que se multiplica. 
Só precisa começar…
Para o milagre acontecer.
Não nos deixemos morrer
À míngua do pão da vida, 
E da água da salvação
Junto aos ricos banquetes 
e às fontes da ilusão.
CR 27.05.2016

quinta-feira, 26 de maio de 2016

JESUS CRISTO É O PÁLIO...


Jesus Cristo é Deus presente no nosso mundo e no nosso meio todos os dias. E o pálio é o manto, o abraço, com que nos acarinha e envolve. De pálio (pallium) vêm os cuidados paliativos, que não são apenas os cuidados médicos que são prestados aos nossos doentes terminais; são sobretudo a expressão de um amor maior, de um manto maior, que nos envolve e nos salva em todas as situações (Gianluigi Peruggia, L’abbraccio del mantello, Saronno, Monti, 2004).

D. António Couto
https://mesadepalavras.wordpress.com/2016/05/25/quando-o-dia-comeca-a-declinar-2/

QUANDO O DIA COMEÇA A DECLINAR

Hoje é o Dia da Eucaristia. Da reunião dos irmãos, santos, amados e chamados por Deus, à volta de Jesus, pão da vida (João 6). Vem de longe esta avenida florida de alegria, de trigo maduro e de vides ajoelhadas com uvas vermelhas, suculentas, deliciosas. «Sobre este monte (Sião), o Senhor dos Exércitos preparará para todos os povos um banquete de carnes gordas e vinhos finos», anuncia Isaías 25,6. Também a Sabedoria, que vem de Deus, se dá ao trabalho, e manda anunciar nos pontos altos da cidade: «Vinde, comei do meu pão, bebei do vinho que preparei» (Provérbios 9,5). Banquete que se entrevê já na carne preparada em abundância e nos 60 quilos de farinha que, lado a lado, Sara e a mãe de família do Evangelho, metem ao forno (Génesis 18,6-7; Mateus 13,33; Lucas 13,21). E aí está também mesmo a chegar Melquisedec (malkî-tsedeq), rei e sacerdote de Shalem, futura Jerusalém, yerûshalaim, popularmente interpretada como «cidade da paz (shalôm)», ainda que o seu nome signifique «Shalem a edificou». Tem encontro marcado com Abraão, que também acaba de chegar, cansado dos trabalhos das lutas tribais. Por isso, para aliviar um pouco o seu estado anímico, e para o elevar até Deus, Melquisedec traz a Abraão pão e vinho e paz e bênção.

D. António Couto 
https://mesadepalavras.wordpress.com/2016/05/25/quando-o-dia-comeca-a-declinar-2/

quarta-feira, 25 de maio de 2016

SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO - SOLENIDADE


SALMO RESPONSORIALSalmo 109 (110), 1-4 (R. 4bc) 
Refrão: O Senhor é sacerdote para sempre. 
Ou: Tu és sacerdote para sempre, 
segundo a ordem de Melquisedec.

Disse o Senhor ao meu Senhor: 
«Senta-te à minha direita, 
até que Eu faça de teus inimigos 
escabelo de teus pés.

O Senhor estenderá de Sião 
o ceptro do teu poder 
e tu dominarás no meio dos teus inimigos.

A ti pertence a realeza 
desde o dia em que nasceste 
nos esplendores da santidade, 
antes da aurora, como orvalho, Eu te gerei».

O Senhor jurou e não Se arrependerá: 
«Tu és sacerdote para sempre, 
segundo a ordem de Melquisedec».

terça-feira, 24 de maio de 2016

SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO

Quinta-feira, 26 de maio, feriado.
Missas com horário dos domingos,
 na Igreja e na Capela de S. Martinho. 
(Procissão eucarística depois da missa das 11h00, 
à volta da Capela de S. Martinho.)

A CATEQUESE NO DESFILE DO CORTEJO DE OFERENDAS


Muita alegria e animação!

SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS

"O padre jesuíta Manuel Morujão considera que o regresso do feriado nacional do Corpo de Deus “valoriza” a celebração desta solenidade litúrgica e oferece “importância particular” às manifestações de devoção à Eucaristia... e assinala que a Eucaristia atualiza o mistério da encarnação, “cumprindo assim Jesus a sua promessa de ficar até à consumação dos séculos”.

“Esta celebração costuma ser assinalada com procissões, manifestando assim os cristãos a sua fé, expondo publicamente como que o tesouro ou a joia da coroa da sua fé que é Cristo, que se faz pão da nossa fome mais profunda”, explica o sacerdote da Companhia de Jesus (Jesuíta), antigo secretário da Conferência Episcopal Portuguesa.

‘EU VIM PARA QUE TENHAM VIDA’

É o tema peregrinação missionária ao Santuário de Fátima, da Sociedade Missionária da Boa Nova, nos dias 18 e 19 de junho.

O padre Jerónimo Nunes, destaca o “orgulho” da Sociedade da Boa Nova celebrar a 50.ª Segundo o programa, o encontro anual começa às 14h30, do dia 18 de junho, com uma “Sessão Missionária” no Salão do Centro Paulo VI com a apresentação do musical ‘A Alegria da Misericórdia’, pelo grupo ‘Trilhos de Fé’, de Felgueiras, bem como testemunhos de missionários, palavras do Superior Geral, o padre Adelino Ascenso, e ainda um momento musical.
A saudação a Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições, está marcada para as 17h00 e 45 minutos depois celebram a Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade.
No dia seguinte, 19 de junho, a 50.ª peregrinação da Sociedade Missionária da Boa Nova começa às 07h00 com a Via-Sacra aos Valinhos, a partir da casa de Nossa Senhora do Carmo, e a Eucaristia é presidida pelo bispo de Bragança, D. José Cordeiro, a partir das 11h00, com a consagração a Nossa Senhora e procissão do adeus.
Os membros da Sociedade Missionária da Boa Nova trabalham em Portugal, Moçambique (desde 1937), Angola (desde 1970), Brasil (desde 1970) e Japão (desde 1998).
Inicialmente denominada Sociedade Portuguesa das Missões Católicas, foi fundada pelo Papa Pio XI, em 1930, respondendo ao apelo dos bispos portugueses.
Esta é uma Sociedade de Vida Apostólica exclusivamente missionária, que depende da Congregação para a Evangelização dos Povos, do Vaticano.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

VEM CONSTRUIR, IRMÃO, A TUA CIDADE...

Vem construir, irmão, a tua cidade;
faz do teu sonho, hoje, realidade.
Vem despertar o amor, sem ele és nada,
vem desenhar o além, é madrugada.

Amanheceu na minha vida, encontrei-Te, Senhor,
e compreendi o que é o amor.

Não te deixes dormir em outras eras.
Porque não vais p’ra a rua vender primaveras?
Mesmo que tu não queiras, tua pátria é o mundo,
o teu irmão são todos, és vagabundo.

Porque ficas sentado sem nada esperar?
Fecha a tua casa e parte para além do mar.
Há homens que esperam apertar tua mão.
Se tu quiseres partir, outros terão pão.

A TRINDADE TEM UM CORAÇÃO: chama-se amor, e configura pessoa, Igreja e sociedade

O amor é, sem sombra de dúvidas, o grande motivo que torna possível falar da Trindade. A própria formulação trinitária da «teo-logia» cristã pode ser vista como um desdobramento dessa afirmação neotestamentária. Por um lado, Deus não tem apenas gestos de amor. Ele é amor. É-o em si próprio. Por outro, trata-se de um amor digno desse nome. Não um amor que, solipsisticamente, se compraz consigo. Antes um amor que gera um outro. Antes um amor que recebe do outro todo o seu ser. É um amor assim, substancial e pessoal, que interpreta e dá forma à «teologia» dos cristãos.

GLÓRIA AO PAI E AO FILHO E AO ESPÍRITO SANTO

«Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, ao Deus que é e que era e que vem». Assim se cantará Hoje nas nossas Igrejas na aclamação ao Evangelho, fazendo ecoar e ressoar a doxologia trinitária mais conhecida e diariamente várias vezes repetida, porque amada, Hoje completada com as palavras do Apocalipse 1,8. Nos textos que Hoje a liturgia da Palavra nos oferece como alimento escolhido e abundante, Deus deixa-se entrever, desde diversos ângulos, de modo subtil, como que em contraluz ou filigrana, no seu mistério trinitário. Atravessa-os, pois, como que um fio de ouro trinitário, que nos deve atravessar e entrelaçar, por pura graça, a nós também.

«Ó abismo de riqueza e sabedoria e conhecimento de Deus! Como são insondáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos! (…) Porque d’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele a glória pelos séculos, ámen!» (Romanos 11,33 e 36).

D. António Couto
https://mesadepalavras.wordpress.com/2016/05/21/gloria-ao-pai-e-ao-filho-e-ao-espirito-santo/

domingo, 22 de maio de 2016

CORTEJO DE OFERENDAS 2016

Uma comunidade unida e generosa em torno de 
um grande objectivo:
as Obras da Capela de S. Caetano!
 
   
 
 
 
 
 
 
 
De todo o coração, OBRIGADA pela organização
e participação de todos os grupos e colectividades.
  
 
 
Uma tarde muito animada com música e dança,
seguindo-se o leilão das oferendas
que registou elevada adesão.
 
 
A todos quantos ofereceram as prendas, 
aos que as licitaram e levaram para casa 
o nosso agradecimento pela generosidade.
Que o Bom Jesus do Monte 
e S. Caetano a todos recompense. 

CORTEJO DE OFERENDAS, com o carro da catequese!

BELÍSSIMO TRABALHO!
O carro da catequese que vai desfilar no cortejo
Fotos: Bárbara Martins

CORTEJO DE OFERENDAS

Onde o carro da catequese não pode faltar 
e está quase pronto para desfilar!
 
 
Fotos: Bárbara Martins