INÍCIO DA CATEQUESE, SÁBADO, DIA 3 DE OUTUBRO, NOS HORÁRIOS DO ANO ANTERIOR. PARA AS CRIAÇAS DO 1º CATECISMO, OS PAIS SERÃO CONTACTADOS PELOS CATEQUISTAS. BOM ANO CATEQUÉTICO. Estamos a remodelar o Blogue pedimos desculpa por alguma coisa que ainda não esteja do seu agrado.

sábado, 14 de julho de 2012

DOMINGO XV DO TEMPO COMUM


«Começou a enviá-los»
Mc 6, 7-13
A missão dos Apóstolos é puro dom do Senhor; Ele escolhe os que quer, e envia-os a anunciar uma mensagem de salvação que vem d’Ele, o Salvador. E de tal maneira eles anunciam uma mensagem que não é sua, mas de Jesus, que não deverão ir apoiados em seguranças humanas, mas somente no dom do Senhor que os envia.

Secretariado Nacional da Liturgia

O Sacerdócio visto por São João Maria Vianney (Santo Cura d’Ars)

 
Se tivéssemos fé, veríamos Deus oculto no sacerdote, como a luz por trás da vidraça, como vinho misturado na água.” “Devemos considerar o padre quando está no altar e no púlpito como se fosse o próprio Deus” “Oh! Como o sacerdote é algo sublime! Se ele se apercebesse morreria… Deus lhe obedece: diz duas palavras e Nosso Senhor desce do céu.”
“Se não tivéssemos o sacramento da Ordem, não teríamos Nosso Senhor. Quem o colocou no tabernáculo? O padre. Quem foi que recebeu nossa alma à entrada da vida? O padre. Quem a alimenta para lhe dar força de fazer sua peregrinação? O padre.
“Quem a preparará para comparecer perante Deus, lavando a alma pela última vez no sangue de Jesus Cristo? O padre, sempre o padre. E se alma vier a morrer, quem a ressuscitará, quem lhe dará a calma e a paz? Ainda o padre.”
“O Sacerdote não é para si, mas para vós…
“E se a alma morrer quem há-de ressuscitá-la? Ainda o sacerdote. – Não há benefício alguma de que vos lembreis sem ver logo ao lado desta recordação a figura do sacerdote. – O sacerdote tem as chaves dos tesouros celestiais; é o procurador de Deus, é o ministrador de seus bens.”  “Só no céu compreenderemos a felicidade de poder celebrar a Missa.”
 “O padre não é para si. Não dá a si a absolvição. Não administra a si os sacramentos. Ele não é para si, é para vós.” “Se um padre vier a morrer em consequência dos trabalhos e sofrimentos suportados pela glória de Deus e a salvação das almas não seria nada mal.”
“O Sacerdote só será bem compreendido no céu… Se o compreendêssemos na terra, morreríamos, não de pavor, mas de amor.” “Se não fosse o padre, a morte e a Paixão de Nosso Senhor de nada serviriam.”
“O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo".

São João Maria Vianney 
Padroeiro dos Sacerdotes

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Parabéns ao nosso Pároco!

"O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso Senhor Jesus Cristo.” 
São João Maria Vianney

Hoje, a Paróquia de S. Pedro de Vilar do Paraíso felicita o Rev. Pe. José Manuel Lima, na passagem do XXVI Aniversário da sua Ordenação Sacerdotal. Toda a Comunidade em Oração - muito especialmente em comunhão na Eucaristia das 19h00 - pede a Deus que renove ao seu Pároco a Fé, a Esperança e o Amor, para que a continuação do difícil trabalho pastoral que lhe está confiado se torne mais leve e gratificante.
Felicitamos também neste dia, o Rev. Pe. António Augusto, que festeja igualmente Vinte e Seis anos de Sacerdócio.
O Rev. Pe. Paulo Teixeira, no Décimo Quinto Aniversário da sua Ordenação.
E o Rev. Pe. João Pedro, que em 6 de Julho festejou o Décimo Aniversário de Ordenação, e a 13 de Julho, Celebrou a sua Missa Nova, no Parque de S. Caetano.
Para todos, as maiores bênção de Deus! 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

NOMEAÇÃO


De acordo com o site da Diocese do Porto, tivemos conhecimento da seguinte notícia: "Sendo necessário prover a Reitoria do Seminário Maior de Nossa Senhora da Conceição, Porto, o Senhor D. Manuel Clemente nomeou como Reitor o Reverendo Senhor Padre António Augusto de Oliveira Azevedo."
Recordamos que o Rev. Pe. António foi Pároco de Vilar do Paraíso, durante 10 anos, onde fez um grande trabalho pastoral  e onde continua com grandes ligações e muitos amigos.
Por isso, esta comunidade não pode deixar de felicitar e desejar ao Rev. Pe. António, todas as bênçãos, para continuar com alegria e muita saúde os caminhos da missão que Deus lhe destinou. 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

ORDENAÇÕES NA SÉ DO PORTO

Sede também outros, para que se vislumbre o céu!
Homilia das Ordenações
A quem vos disser que “tendes de ser como os outros”, respondereis redondamente que não, porque preferistes ser para os outros, como Cristo o foi e continuará a ser através de vós. A quem vos disser que “o padre há de ter a sua vida, como toda a gente tem direito a tê-la”, responderias que não, pois vos desapossastes de vós, para que Cristo vos preencha inteiramente com a sua vontade e o seu afeto, assim chegando a todos os que precisam, sobretudo aos que menos são queridos e amados. A quem vos disser que é preciso “dialogar”, respondereis que assim deve ser, mas acrescentando que, quando o diálogo é com Deus, o que mais importa é escutá-Lo; também através da Igreja, onde ressoam as palavras de Cristo aos setenta e dois: “Quem vos ouve é a mim que ouve, e quem vos rejeita é a mim que rejeita” (Lc 10, 16). E, quando as ideias individualmente surgirem e os projetos particulares se esboçarem, também lembrareis – a vós e porventura a outros – que Cristo nos reuniu em Igreja e os apóstolos não caminharam sozinhos.

+ Manuel Clemente
Sé do Porto, 8 de Julho de 2012


domingo, 8 de julho de 2012

DIA DA COMUNIDADE - Parque de S. Caetano

Desde manhã bem cedo e até ao final do dia, estaremos reunidos em Comunidade em Festa, em Alegria em Comunhão e, é assim que Deus nos quer, hoje e sempre!
Sejamos capazes de fazer a Sua vontade e tornar-nos Profetas de um Novo Mundo, que é urgente construir! 

DOMINGO XIV DO TEMPO COMUM - Ano B

«Um profeta só é desprezado na sua terra»
Mc 6, 1-6
O último dos Profetas foi o próprio Filho de Deus, Jesus. Mais do que Profeta, porque Ele, não só anunciou a palavra de Deus, mas Ele próprio é a Palavra do Pai, e veio a este mundo precisamente para ser a Palavra de Deus no meio dos homens. Apesar disso, os seus próprios compatriotas desprezaram-n’O. Era para eles apenas um vizinho, todos Lhe conheciam a história, e facilmente desprezamos o que só conhecemos por fora. Outros, ao longe, hão-de acreditar n’Ele, e, por Ele, chegar ao Pai.

Secretariado Nacional da Liturgia