INÍCIO DA CATEQUESE, SÁBADO, DIA 3 DE OUTUBRO, NOS HORÁRIOS DO ANO ANTERIOR. PARA AS CRIAÇAS DO 1º CATECISMO, OS PAIS SERÃO CONTACTADOS PELOS CATEQUISTAS. BOM ANO CATEQUÉTICO. Estamos a remodelar o Blogue pedimos desculpa por alguma coisa que ainda não esteja do seu agrado.

sábado, 28 de setembro de 2013

CELEBRAÇÃO DE ENVIO DOS CATEQUISTAS

29 de Setembro, Eucaristia das 11h00, Capela de S. Martinho
Agora que tudo começa... então, "Sejam criativos e não tenham medo de romper os esquemas para anunciar o Evangelho!"  Papa Francisco

DOMINGO XXVI DO TEMPO COMUM - Ano C

SALMO RESPONSORIAL Salmo 145 (146), 7-10 (R.1b)

Refrão: Ó minha alma, louva o Senhor. 

O Senhor faz justiça aos oprimidos,
dá pão aos que têm fome
e a liberdade aos cativos. 

O Senhor ilumina os olhos dos cegos,
o Senhor levanta os abatidos,
o Senhor ama os justos. 

O Senhor protege os peregrinos,
ampara o órfão e a viúva
e entrava o caminho aos pecadores. 

O Senhor reina eternamente.
O teu Deus, ó Sião,
é Rei por todas as gerações. 


Foto: Igreja da Paróquia de Santo Ovídeo

ORAÇÃO DO CATEQUISTA

Senhor, 
chamaste-me a ser Catequista 
na Tua Igreja 
e na minha Paróquia. 
Confiaste-me a missão 
de anunciar a Tua Palavra, 
de denunciar o pecado, 
de testemunhar, 
com a minha vida, 
os valores do Evangelho. 
É pesada, Senhor, 
a minha responsabilidade, 
mas confio na Tua graça. 
Faz-me Teu instrumento 
para que venha o Teu Reino, 
Reino de amor e de Paz, 
de Fraternidade e Justiça. 

Ámen.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

REUNIÃO DE CATEQUISTAS: preparação do ano catequético

Na passada terça-feira, no primeiro encontro de catequistas do novo ano catequético que vamos iniciar, como não podia deixar de ser, começamos pela leitura da Bíblia, pois a missão de ser catequista deve ser sempre à Luz da Palavra!
Saudamos as jovens (novas) catequistas, que este ano vão fazer catequese na nossa paróquia, e também  a Joana que está de volta. Bem-vindas!
 
 O gesto bonito de oferecer flores, que é sempre muito apreciado!
 Flores lindas criadas por Deus!
Para todos os catequistas, que seja um bom recomeço.
  Com: Paz, Alegria e muitos Sorrisos!
 E saudamos a chegada do Gil, ao Secretariado da Catequese. Bom trabalho!
 
 O Rev. Pe Zé Manel, deixou-nos o tema da Liturgia, que nunca se esgota. Porque: 
"A liturgia não é "algo acrescentado" à vida cristã, mas o seu "coração". Bento XVI
"A Liturgia tem de ser séria, simples e transformar o nosso coração" - D. José Cordeiro - Bispo de Bragança e Miranda.
Foram distribuídos os Guias de cada ano. E há novas cadernetas!
A curiosidade habitual... ou  a saudade que já batia no coração, de voltar a ter as fichas dos catequizandos e os Guias dos catequistas.
 E a Vânia já tão triste e pensativa...
Mas depois abriu um sorriso rasgado que nos deixa na despedida.
Vânia, não te esqueceremos. Que Deus guie os teus passos e esteja sempre contigo!

ATENÇÃO CATEQUISTAS!

«Se um catequista se deixa tomar pelo medo, é um covarde; se um catequista está sossegado, acaba por ser uma estátua de museu: e temos tantas. Temos tantas! Por favor, nada de estátuas de museu! Se um catequista é rígido, torna-se encarquilhado e estéril.» (Papa Francisco, Vaticano, 27.9.2013. Foto: REUTERS/Tony Gentile

ABERTURA DO ANO CATEQUÉTICO

28 de setembro 2013- em contexto do Ano da Fé
Sábado dia 28 de Setembro, as Edições Salesianas, estarão em Espinho no encontro diocesano de catequistas da diocese do Porto. Nesse dia, cada participante poderá usar os vales de desconto no valor total de 5€ que disponibilizamos gratuitamente no nosso site.

http://www.edisal.salesianos.pt/joomla2.5/index.php/curtas/catequese-evangelizacao/item/4108-oferecemos-5-aos-catequistas-do-porto#.UkXNftKko9Z

S. VICENTE DE PAULO - presbítero

Nasceu na Aquitânia em 1581. Completados os estudos e ordenado sacerdote, exerceu o ministério paroquial em Paris. Fundou a Congregação da Missão, destinada à formação do clero e ao serviço dos pobres; com a ajuda de S. Luísa de Marillac instituiu também a Congregação das Filhas da Caridade. Morreu em Paris no ano 1660.

O Espírito do Senhor está sobre mim. 
Ele me ungiu e me enviou a anunciar
a boa nova aos pobres, 
a sarar os corações atribulados.
Lc 4, 18 (cf. Is 61, 1)



quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A "nossa" Vânia vai partir... E, para nós, é já motivo de saudade...

Como acontece com muitos outros jovens, a Vânia não encontra aqui o trabalho digno a que tem direito, por isso parte para outro país, na certeza de que lá terá as condições que aqui lhe são negadas.
No momento da partida - que temos a convicção não será definitiva - agradecemos à Vânia todo o contributo que deu à catequese, rezamos por ela e pedimos a Deus que a acompanhe nesta nova fase da sua vida.
Força Vânia, Ele estará sempre contigo!

PEREGRINAÇÃO PAROQUIAL A FÁTIMA

Junto da Mãe, vamos cantar e rezar
Salve Estrela do mar,
Mãe do Verbo de Deus,
Virgem pura entre as virgens,
Feliz porta do Céu.

Salve, Salve Estrela do mar!
Salve, Mãe do Verbo de Deus.

Saudada pelo Arcanjo:
– «Ave, cheia de graça».
Dá-nos a tua paz,
Mudando o nome de «Eva».

Mãe de Deus, nossa Mãe,
Ouça os nossos pedidos
Aquele que por nós
Quis chamar-Se teu filho.

Glória a Deus, Pai eterno,
Glória ao Filho, Senhor,
Com o Espírito Santo,
Agora e para sempre.

Belíssimo canto em louvor à Nossa Senhora, 
Pe. Antonio Cartageno

terça-feira, 24 de setembro de 2013

PARA REFLECTIR, neste início de ano catequético

PORQUÊ IR À MISSA?

Um homem que frequentava com assiduidade a igreja escreveu para o editor de um jornal e declarou que não fazia sentido ir à missa todos os domingos…
"Há mais de 30 anos que eu tenho ido à igreja e durante este tempo devo ter ouvido uns 3.000 sermões. Mas, na verdade, com excepção de um ou outro, eu não consigo lembrar-me da maioria deles... Assim, eu penso que estou a perder o meu tempo e os padres também estão a desperdiçar o tempo deles".
Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para alegria do editor chefe do jornal, que recebeu diversas cartas, das quais, ele decidiu publicar esta resposta de um outro leitor: 
"Eu estou casado há mais de 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 3.000 refeições. Mas, na verdade, com excepção de uma ou outra, eu não consigo lembrar-me da maioria delas, mas de uma coisa eu tenho a certeza, todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não me tivesse dado estas refeições, eu e os nossos filhos estaríamos desnutridos ou mortos. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Missa para alimentar a minha alma e de minha família, estaríamos hoje em terríveis condições espirituais".

"Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus."
 (Mt 4.4)

domingo, 22 de setembro de 2013

CONVITE

REUNIÃO GERAL DE CATEQUISTAS
Terça-feira, 24 de Setembro, 21h30 - Centro Paroquial

Vamos começar bem com presença de todos, que é indispensável!