INÍCIO DA CATEQUESE, SÁBADO, DIA 3 DE OUTUBRO, NOS HORÁRIOS DO ANO ANTERIOR. PARA AS CRIAÇAS DO 1º CATECISMO, OS PAIS SERÃO CONTACTADOS PELOS CATEQUISTAS. BOM ANO CATEQUÉTICO. Estamos a remodelar o Blogue pedimos desculpa por alguma coisa que ainda não esteja do seu agrado.

sábado, 3 de julho de 2021

FOLHA DOMINICAL: informações e reflexões importantes para toda a comunidade



DOMINGO XIV DO TEMPO COMUM - Ano B

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 122 (123), 1-2a.2bcd.3-4 (R. 2cd)
Refrão: Os nossos olhos estão postos no Senhor,
até que Se compadeça de nós.

Levanto os meus olhos para Vós,
para Vós que habitais no Céu,
como os olhos do servo
se fixam nas mãos do seu senhor.

Como os olhos da serva
se fixam nas mãos da sua senhora,
assim os nossos olhos
se voltam para o Senhor nosso Deus,
até que tenha piedade de nós.

Piedade, Senhor, tende piedade de nós,
porque estamos saturados de desprezo.
A nossa alma está saturada do sarcasmo
dos arrogantes e do desprezo dos soberbos.

sexta-feira, 2 de julho de 2021

ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS

O Papa anunciou hoje que o próximo Encontro Mundial das Famílias (EMF) vai decorrer em 2022 num formato inédito, com eventos em cada diocese católica, em ligação com Roma.

“Na medida do possível, convido, pois, as comunidades diocesanas a organizar iniciativas a partir do tema do encontro, utilizando os símbolos que a Diocese de Roma está a preparar. Peço que sejam dinâmicos, ativos e criativos, para se organizarem com as famílias, em sintonia com o que acontecerá em Roma”, referiu Francisco, numa mensagem em vídeo divulgada pelo Vaticano e enviada à Agência ECCLESIA.

O tema do 10.º EMF será ‘O Amor em família: vocação e caminho de santidade’ e decorre após o adiamento de um ano, por causa da pandemia.

O Papa sublinha que, nas edições anteriores, a maior parte das famílias ficava em casa e “o Encontro era visto como uma realidade distante, no máximo acompanhada pela televisão, ou desconhecida para a maioria das famílias”.

Desta vez, porém, vai decorrer com uma fórmula inédita: será uma oportunidade da Providência para realizar um evento mundial capaz de envolver todas as famílias que quiserem sentir-se parte da comunidade eclesial”.

CAMINHADA DE CATEQUISTAS

Amanhã, 3 de julho, pelas 15h00, e com início no Centro Paroquial, os catequistas fazem uma caminhada pela freguesia. 

No final da caminhada regresso ao Centro Paroquial onde será feito um lanche partilhado ao ar livre. 

Lembramos aos catequistas que ainda o não fizerem que devem entregar todo o material  (guias, catecismos e cadernetas preenchidas) até ao dia 3 de julho (sábado), no Centro Paroquial.

A AMIZADE SOCIAL


Rezemos para que, nas situações de conflitos sociais, econômicos e políticos, sejamos artífices corajosos e apaixonados do diálogo e da amizade.

Papa Francisco – Julho 2021

A Bíblia diz que quem encontra um amigo encontra um tesouro.
Gostaria de propor a todos que fossem além dos grupos de amigos e construíssem a amizade social, que é tão necessária para a boa convivência.
Que nos reencontremos especialmente com os mais pobres e vulneráveis. Os que estão nas periferias. Que nos afastemos dos populismos que exploram a angústia do povo sem oferecer soluções, propondo uma mística que nada resolve.
Que fujamos da inimizade social, que só destrói, e escapemos da “polarização”.
Isto nem sempre é fácil, principalmente hoje, quando parte da política, da sociedade e da mídia está decidida a criar inimigos, para derrotá-los num jogo de poder.
O diálogo é o caminho para ver a realidade de uma maneira nova, para viver com entusiasmo os desafios da construção do bem comum.
Rezemos para que, nas situações de conflitos sociais, econômicos e políticos, sejamos arquitetos do diálogo, arquitetos da amizade, corajosos e apaixonados, homens e mulheres que sempre estendem a mão, e que não haja espaços de inimizade e de guerra.

segunda-feira, 28 de junho de 2021

FESTAS DO PADROEIRO S. PEDRO

Missa de Ação de Graças a S. Pedro e S. Paulo
Terça-feira, 29 de junho 21h00, 
na Igreja Paroquial.

S. PEDRO E S. PAULO, Apóstolos – SOLENIDADE

SALMO RESPONSORIAL
Salmo 18 A (19 A), 2-3.4-5 (R. 5a)
Refrão: A sua mensagem ressoou por toda a terra.

Os céus proclamam a glória de Deus
e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
O dia transmite ao outro esta mensagem
e a noite a dá a conhecer à outra noite.

Não são palavras nem linguagem
cujo sentido se não perceba.
O seu eco ressoou por toda a terra
e a sua notícia até aos confins do mundo.

XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Neste domingo, na Eucaristia das 9h30, na Capela de S. Caetano, a Infância  e Adolescência Missionária participou e dinamizou alguns momento da celebração.
Estar em igreja, tornar-nos parte da assembleia de gente de todas as idades, como família que reza e celebra a VIDA! E, sabendo que Deus não é o autor da morte, somos convidados neste dia a alegrarmos e a acreditar que Deus nos destina à verdadeira Vida! 
Com S. Paulo, que procurava prover às necessidades da comunidade de Corinto, aprendemos que também nos nossos dias devemos estarmos atentos às carências dos nossos irmão e ser generosos, pois todos "fomos enriquecidos à custa da pobreza que o Senhor quis suportar por todos nós."
A palavra chave do Evangelho: “Levanta-te” traduz perfeitamente este louco desejo de Deus em ver o homem vivo, o seu amor incondicional pela vida. “Adormecida”, no “sono da morte”… um estado do qual Deus nos quer fazer sair, um estado do qual Jesus nos salva. “. 
A partilha fraterna com os que mais precisam de que S. Paulo nos falou, é proposta a toda a comunidade, para ajudar a minimizar carências em muitas famílias nestes tempos difíceis que vivemos. 
«Aliviai com a vossa abundância a indigência dos irmãos pobres», propunha-nos 2ª Leitura. E a pequena Jacinta é também para a IAM exemplo de partilha como os mais pobres, que trouxe bens alimentares que serão encaminhados para as Vicentinas.
"A caridade, vivida seguindo as pegadas de Cristo na atenção e compaixão por cada pessoa, é a mais alta expressão da nossa fé e da nossa esperança." Palavras do Papa Francisco neste domingo. 

A finalizar a dinamização desta celebração e porque estamos a terminar o mês de junho dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, momento de oração das crianças com a avó, como "ponto de partida" para a o Dia Mundial dos Avós e  dos Idosos, que será celebrado no 4º domingo de julho e pretendemos assinalar. 

JUNHO: MÊS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Quase o terminar o mês de Junho lembramos as palavras do Papa Francisco sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
 “Que neste mês de junho, dedicado de uma forma especial ao Coração de Cristo, possamos repetir uma oração simples: “Jesus, faz com que o meu coração se assemelhe ao teu”. Assim, também o nosso coração, pouco a pouco, se tornará mais paciente, mais generoso, mais misericordioso”.

CATEQUESES FINAIS - 1.º ANO

 Aqui ficam umas notas sobre as catequeses finais do 1.º ano:

Uma catequese diferente:

O tema da catequese foi "Aprendo a agradecer". Imbuídos desse espírito, fomos à Capela e aí, na casa de Deus, agradecemos toda a Sua bondade, agradecemos pela natureza, pelos animais, pela família, pelos amigos, pela escola, pela catequese e, sobretudo, por Jesus ser nosso amigo!

Como realçado na catequese anterior, onde, com os nomes de todos nas pétalas, fizemos uma flor para oferecer a Deus e a Jesus:

Somos o Grupo de Amigos de Jesus!

Vamos agora de ferias e voltaremos depois com muita alegria, para começar o 2.º ano, com Jesus a iluminar sempre o nosso caminho.

QUANDO JESUS ENTRA NA NOSSA VIDA

O Evangelho deste Domingo XIII do Tempo Comum (Marcos 5,21-43) oferece-nos dois milagres de Jesus, relatados de forma entrelaçada, um dentro do outro: o relato da cura de uma mulher que há doze anos sofria de uma hemorragia (Marcos 5,25-34), dentro do relato da chamada «ressuscitação» da filha, de doze anos de idade, de Jairo, um dos chefes da sinagoga (Marcos 5,22-24.35-43).
(...)
6. Jesus nunca chega atrasado. Ele é o Senhor que pelo caminho se demora connosco. À chegada à casa de Jairo, vê prantos e lamentações. Os orientais são excessivos na expressão dos seus sentimentos, quer de alegria, quer de dor. Contra aqueles gritos desarticulados, uma vez mais Jesus diz uma palavra carregada de sentido: «A menina não morreu, mas dorme» (Marcos 5,39). Esta maneira de falar da morte como de um sono é linguagem habitual na Igreja primitiva (1 Tessalonicenses 4,13-15; 1 Coríntios 11,30; 15,6 e 20; Mateus 27,52) e na tradição da Igreja ainda hoje. Notemos que a nossa palavra «cemitério» deriva do grego koimêtêrion, que significa literalmente «dormitório». E, na liturgia, é habitual rezarmos pelos nossos irmãos que adormeceram em Cristo.

domingo, 27 de junho de 2021

FESTA DE SÃO PEDRO

Festa do Padroeiro
2021
Celebração da Eucaristia
no adro da Igreja.
Momento de ensaio.
Inicio da celebração.
Incensando o altar.
I Leitura
Salmo Responsorial
II Leitura 
Proclamação do Evangelho
Homilia 
Disse Pedro a Jesus: Tu és Cristo, 
o Filho de Deus vivo.
Jesus respondeu-lhe: Tu és Pedro
e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.
 Mt 16, 16.18
Imagens: José Manuel Pinto 
e Armandina Oliveira