INÍCIO DA CATEQUESE, SÁBADO, DIA 3 DE OUTUBRO, NOS HORÁRIOS DO ANO ANTERIOR. PARA AS CRIAÇAS DO 1º CATECISMO, OS PAIS SERÃO CONTACTADOS PELOS CATEQUISTAS. BOM ANO CATEQUÉTICO. Estamos a remodelar o Blogue pedimos desculpa por alguma coisa que ainda não esteja do seu agrado.

sábado, 18 de maio de 2024

MEMÓRIA DE SÃO JOÃO PAULO II

"Em 18 de maio, a Igreja Católica faz memória do aniversário natalício de São João Paulo II (1920-2005), missionário da paz e grande protagonista no cenário mundial. Entregue totalmente ao serviço da Igreja e ao povo de Deus, ele acreditava na mudança do mundo. Por onde andou, comunicou o Evangelho de Cristo, favoreceu a união entre os cristãos, o diálogo entre os povos e religiões e trabalhou muito pela construção da paz."

São João Paulo II, rogai por nós! 

FOLHA DOMINICAL: informações e reflexões importantes para toda a comunidade

DOMINGO DE PENTECOSTES

SALMO RESPONSORIAL 
Salmo 103 (104), 1ab e 24ac.29bc-30.31.34 (R. 30)

Refrão: Enviai, Senhor, o vosso Espírito e renovai a terra. 
Ou: Mandai, Senhor o vosso Espírito, e renovai a terra. 

Bendiz, ó minha alma, o Senhor.
Senhor, meu Deus, como sois grande!
Como são grandes, Senhor, as vossas obras!
A terra está cheia das vossas criaturas. 

Se lhes tirais o alento, morrem
e voltam ao pó donde vieram.
Se mandais o vosso espírito, retomam a vida
e renovais a face da terra. 

Glória a Deus para sempre!
Rejubile o Senhor nas suas obras.
Grato Lhe seja o meu canto
e eu terei alegria no Senhor. 

PENTECOSTES

Caros Animadores e Catequistas da IAM,
Saudações Pascais!
Aqui fica o habitual subsídio Domingo IM Missão (Domingo de Pentecostes) para ajudar as nossas crianças a refletir e a crescer na paixão pela missão!
Não se esqueçam de partilhar connosco fotos e textos das diversas actividades que vão realizando, ao longo do ano, para podermos alimentar a secção de notícias e irmos conhecendo os diversos grupos.
Divulguem por favor pelos vossos contactos.
Santo e jubiloso tempo Pascal!
Todo o material encontra-se disponível na nossa página web:
https://www.opf.pt/infancia
https://www.facebook.com/obrasmissionarias
https://www.facebook.com/infanciaomp.portugal
SEMPRE AMIGOS, SEMPRE EM MISSÃO!

quarta-feira, 15 de maio de 2024

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

Consagração da família a Nossa Senhora

Ó Virgem Imaculada,
nós vos consagramos hoje
o nosso lar e todos os que nele habitam.
Que a nossa casa seja, como a de Nazaré,
uma morada de paz e de felicidade
na prática da caridade
no pleno abandono à Divina Providência.
Sede o nosso modelo,
ó Maria, regrai nossos pensamentos,
nossos actos e toda a nossa vida.
É bem medíocre o tributo do nosso amor,
mas vós aceitareis, pelo menos,
a homenagem de nossa boa vontade.

[Três Ave Maria]

Ó Maria, concebida sem pecado,
rogai por nós que recorremos a vós.

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O IV DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS

28 de julho de 2024

«Na velhice, não me abandones» (cf. Sal 71, 9)

Queridos irmãos e irmãs!


Deus nunca abandona os seus filhos; nem sequer quando a idade vai avançada e as forças já declinam, quando os cabelos ficam brancos e a função social diminui, quando a vida se torna menos produtiva e corre o risco de parecer inútil. O Senhor não olha para as aparências (cf. 1 Sam 16, 7), nem desdenha escolher aqueles que, aos olhos de muitos, parecem irrelevantes. Não descarta pedra alguma; antes, as mais «velhas» são a base segura sobre a qual se podem apoiar as pedras «novas» para, todas juntas, construírem o edifício espiritual (cf. 1 Ped 2, 5).

A Sagrada Escritura é, toda ela, uma narração do amor fiel do Senhor, da qual emerge uma certeza consoladora: em todas as fases da vida e em qualquer condição que nos encontremos, inclusive nas nossas traições, Deus continua sempre a mostrar-nos a sua misericórdia. Os salmos estão repletos da maravilha do coração humano à vista do modo como Deus cuida de nós, apesar da nossa insignificância (cf. Sal 144, 3-4); asseguram-nos que Deus teceu cada um de nós desde o seio materno (cf. Sal 139, 13) e nunca abandonará a nossa vida, nem mesmo na morada dos mortos (cf. Sal 16, 10). Podemos, portanto, estar certos de que estará ao nosso lado também na velhice; aliás, segundo a Bíblia, é sinal de bênção poder envelhecer.
(...)
Neste IV Dia Mundial a eles dedicado, não deixemos de mostrar a nossa ternura aos avós e aos idosos das nossas famílias, visitemos aqueles que estão desanimados e já não esperam que seja possível um futuro diferente. À atitude egoísta que leva ao descarte e à solidão, contraponhamos o coração aberto e o rosto radioso de quem tem a coragem de dizer «não te abandonarei!» e de seguir um caminho diferente.

A todos vós, queridos avós e idosos, e às pessoas que vos acompanham, chegue a minha bênção acompanhada pela oração. E também vós, por favor, não vos esqueçais de rezar por mim.

terça-feira, 14 de maio de 2024

Ó VIRGEM DO ROSÁRIO 🙏

Ó Virgem do Rosário, 
da Fátima Senhora:
de Portugal Rainha, 
 dos homens protectora.
Ó Virgem do Rosário, 
da Fátima Senhora,
do vosso Santuário 
forçoso é ir-me embora.
Uma prece final 
 Ao deixar-vos, Mãe de Deus:
Viva sempre em minha alma 
este grito imortal:
Ó Fátima, Adeus. 
 Virgem Mãe, Adeus!

ORAÇÃO PARA A SEMANA DA VIDA

 

SEMANA DA VIDA

"Da fragilidade (re)NASCE a VIDA”

12 a 19 de Maio de 2024

A escolha do tema da Semana da Vida 2024 tem por base o documento Declaração Dignitas Infinita, sobre a Dignidade Humana, da Congregação para a Doutrina da Fé.

Propostas para cada dia da semana em

segunda-feira, 13 de maio de 2024

13 DE MAIO 🙏

A treze de Maio,
Na Cova da Iria,
Apareceu brilhando

A Virgem Maria.
Ave, Ave, Ave, Maria!
Ave, Ave, Ave, Maria!
A Virgem Maria
Cercada de luz,
Nossa Mãe bendita
E Mãe de Jesus.

Foi aos Pastorinhos
Que a Virgem falou,
Desde então nas almas
Nova luz brilhou!

domingo, 12 de maio de 2024

12 DE MAIO

Senhora, nós vos louvamos 
em dor e amor, noite e dia.
Senhora, nós vos louvamos.

Hossana, hossana, Rainha Universal 
Hossana, hossana, Virgem Maria.