INÍCIO DA CATEQUESE, SÁBADO, DIA 3 DE OUTUBRO, NOS HORÁRIOS DO ANO ANTERIOR. PARA AS CRIAÇAS DO 1º CATECISMO, OS PAIS SERÃO CONTACTADOS PELOS CATEQUISTAS. BOM ANO CATEQUÉTICO. Estamos a remodelar o Blogue pedimos desculpa por alguma coisa que ainda não esteja do seu agrado.

sábado, 28 de outubro de 2023

FOLHA DOMINICAL: informações e reflexões importantes para toda a comunidade

DOMINGO XXX DO TEMPO COMUM

SALMO RESPONSORIAL
RIAL Salmo 17 (18), 2-3.7.47.51ab (R. 2)
Refrão: Eu Vos amo, Senhor: sois a minha força.

Eu Vos amo, Senhor, minha força, minha fortaleza,
meu refúgio e meu libertador.
Meu Deus, auxílio em que ponho a minha confiança, meu protetor,
minha defesa e meu salvador.

Na minha aflição invoquei o Senhor
e clamei pelo meu Deus.
Do seu templo Ele ouviu a minha voz
e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.

Viva o Senhor, bendito seja o meu protetor;
exaltado seja Deus, meu salvador.
O Senhor dá ao Rei grandes vitórias
e usa de bondade para com o seu Ungido.

MUDANÇA DA HORA ⏱

É já este domingo, 29 de outubro de 2023 que devemos atrasar o relógio das 2 da manhã para a 1 da manhã, e ficamos na hora de inverno.
Atrase os ponteiros do seu relógio e, se possível, descanse mais um bocadinho.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

DOMINGO XXIX DO TEMPO COMUM

Dia Mundial das Missões 
Aclamação do Evangelho

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES 💗💗

22 de outubro, celebrado na Capela de S. Caetano, com dinamização da Infância e Adolescência Missionária.
Tal como sugeria o Guião missionário para este dia foi dado destaque à PALAVRA de DEUS, tendo a Bíblia sido trazida em procissão até ao ambão, virada para assembleia durante a proclamação do Evangelho e depois colocada em frente ao altar, com duas velas acesas, e onde já estavam as cores missionárias e uma imagem de Nossa Senhora, primeira missionária e companheira de jornada de todos os missionários que levam a Boa Nova aos quatro cantos do mundo.
Na homilia feita pelo Pe. Carlos, e depois de falar sobre as leituras referentes a este domingo, lembrou  discípulos de Emaús, cuja história narrada por Lucas no seu Evangelho (cf. 24, 13-35): «Corações ardentes, pés ao caminho».«, inspirou o Papa Francisco para a mensagem deste ano do Dia Mundial das Missões. 
"Aqueles dois discípulos estavam confusos e desiludidos, mas o encontro com Cristo na Palavra e no Pão partido acendeu neles o entusiasmo para pôr os pés ao caminho rumo a Jerusalém e anunciar que o Senhor tinha verdadeiramente ressuscitado."
"Na narração evangélica, apreendemos a transformação dos discípulos a partir de algumas imagens sugestivas: corações ardentes pelas Escrituras explicadas por Jesus, olhos abertos para O reconhecer e, como ponto culminante, pés ao caminho. Meditando sobre estes três aspetos, que traçam o itinerário dos discípulos missionários, podemos renovar o nosso zelo pela evangelização no mundo de hoje."
No pós-comunhão, foram colocadas junto de Nossa Senhora duas rosas em homenagem aos missionários, recordando e rezando de forma particular por todos os que já se encontram no abraço de Deus.
Junto da BÍBLIA e aos pés da Mãe foi colocado um coração com os compromissos da IAM, para que com a ajuda de Nossa Senhora e dos pequenos missionários Francisco e Jacinta, padroeiros da IAM, possam ser cumpridos pelo Grupo Sementes Missionárias.
E rezamos: "Maria Mãe do caminho, Mãe dos discípulos missionários de Cristo e Rainha das missões, rogai por nós!"
Gratidão a todos os que participaram e ao Coro de S. Caetano que animou esta celebração. 🙏

EUCARISTIA COM A CATEQUESE

"Sábado, dia 21 de outubro, tivemos a primeira Eucaristia com o grupo da catequese. Foi um dia muito especial, em que recebemos com muito carinho as crianças do 1º ano, mas também todos aqueles que continuam a sua caminhada com Jesus.
Parabenizamos ainda o senhor Padre Carlos pelos seus 25 anos de sacerdócio e agradecemos-lhe pelo carinho demonstrado e todo o trabalho realizado na nossa Paróquia.
Neste dia das missões, não esqueçamos que cada um de nós é missão e que vale a pena espalhar a mensagem de Jesus, porque Jesus é amor. Que esta mensagem chegue aos corações daqueles que, neste momento, fomentam a guerra e os faça perceber que no mundo há lugar para todos!

Um agradecimento especial às crianças e pais do grupo do 5º ano pela participação no coro que animou a nossa Eucaristia.
Um bem-haja a todos! "

FOLHA DOMINICAL: informações e reflexões importantes para toda comunidade

https://app.box.com/s/c1ujtyerm5r88iu823d86lg01pdypgfq