sábado, 17 de fevereiro de 2024
DOMINGO I DA QUARESMA
SALMO RESPONSORIAL
Salmo 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9 (R. cf. 10)
Refrão: Todos os vossos caminhos, Senhor, são amor e verdade
Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos,
ensinai-me as vossas veredas.
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,
porque Vós sois Deus, meu Salvador.
Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias
e das vossas graças que são eternas.
Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência,
por causa da vossa bondade, Senhor.
O Senhor é bom e recto,
ensina o caminho aos pecadores.
Orienta os humildes na justiça
e dá-lhes a conhecer a sua aliança.
Salmo 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9 (R. cf. 10)
Refrão: Todos os vossos caminhos, Senhor, são amor e verdade
Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos,
ensinai-me as vossas veredas.
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me,
porque Vós sois Deus, meu Salvador.
Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias
e das vossas graças que são eternas.
Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência,
por causa da vossa bondade, Senhor.
O Senhor é bom e recto,
ensina o caminho aos pecadores.
Orienta os humildes na justiça
e dá-lhes a conhecer a sua aliança.
sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024
FORMAÇÃO, 2 DE MARÇO

Escola de Animadores da Infância Missionária.
Formação aberta a todos os catequistas que desejarem.
QUARTA-FEIRA DE CINZAS
SALMO RESPONSORIAL
Salmo 50 (51), 3-4.5-6a.12-13.14.17 (R. cf. 3a)
Refrão: Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós.
Compadecei-Vos de mim, ó Deus, pela vossa bondade,
pela vossa grande misericórdia, apagai os meus pecados.
Lavai-me de toda a iniquidade e purificai-me de todas as faltas.
Porque eu reconheço os meus pecados
e tenho sempre diante de mim as minhas culpas.
Pequei contra Vós, só contra Vós,
e fiz o mal diante dos vossos olhos.
Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais repelir-me da vossa presença
e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.
Dai-me de novo a alegria da vossa salvação
e sustentai-me com espírito generoso.
Abri, Senhor, os meus lábios
e a minha boca cantará o vosso louvor.
CELEBRAÇÃO DAS CINZAS
Eis-nos chegados ao Tempo da Quaresma, que se inicia neste dia de Quarta-feira de Cinzas a lembrar-nos que somos apenas pó da terra, frágeis partículas que o vento levará, um dia, e desaparecerão como se nunca tivemos existido.
Quer seja Quaresma ou não, Deus está lá sempre para nós. Porém, neste tempo de penitência somos chamados a tomar mais consciência disso quando escutamos na Antífona de Entrada "De todos Vos compadeceis, Senhor e amais tudo quanto fizestes; perdoais aos pecadores arrependidos, porque sois o Senhor nosso Deus."
A Leitura I Joel 2, 12-18, convoca-nos a TODOS sem excepção à penitência em ordem à renovação e profunda conversão. «Convertei-vos a Mim de todo o coração, com jejuns, lágrimas e lamentações. Rasgai o vosso coração e não os vossos vestidos. Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é clemente e compassivo, paciente e misericordioso, pronto a desistir dos castigos que promete. Quem sabe se Ele não vai reconsiderar e desistir deles, deixando atrás de Si uma bênção, para oferenda e libação ao Senhor, vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, ordenai um jejum, proclamai uma reunião sagrada. Reuni o povo, convocai a assembleia, congregai os anciãos, reuni os jovens e as crianças.
"Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós." canta o salmista, em súplica e coração contrito. A Leitura 2 Cor 5, 20 — 6, diz:-nos que todos somos embaixadores de Cristo, mas é Deus que chama à conversão. "Nós vos pedimos em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus. A Cristo, que não conhecera o pecado, identificou-O Deus com o pecado por amor de nós, para que em Cristo nos tornássemos justiça de Deus."
O Evangelho Mt 6, 1-6.16-18, lembra-nos a prática das boas obras, particularmente das chamadas “obras de misericórdia", mas a tudo fazer com discrição, por que esta é o "perfume" de todas as virtudes.
Na homilia, o celebrante, interliga com a Palavra proclamada e ouvida e sintetiza a mensagem em três atitudes que são referência importante e se mantém válidas para todos os cristãos: Oração, Jejum e Esmola. A Oração alimenta a Fé. E, quando esta é comunitária, naturalmente que é feita à vista de todos. Porém, aquela oração, feita com amor e simplicidade, na hora que quisermos e onde quisermos, deve ser particularmente incidente neste tempo. O Jejum e a Abstinência: continuam a ser de grande importância pelo sacrifício, pela renuncia e também para a saúde. Havendo, ainda assim, outras formas de os pôr em prática sem ser com a comida, mas em tanta coisa que fazemos e nos distrai do essencial, como as redes sociais ou televisão. A Esmola: podem ser pequenas migalhas mas juntas fazem muito. A multidão dos pobres, desvalidos e necessitados aumenta e não podemos ficar indiferentes a esta realidade avassaladora que destrói toda a dignidade humana.
Bênção e imposição das cinzas
Depois da homilia, o sacerdote, de pé, diz com as mãos juntas:
Irmãos caríssimos: Oremos fervorosamente a Deus Pai, para que Se digne abençoar com a abundância da sua graça estas cinzas que vamos impor sobre as nossas cabeças, em sinal de penitência.
Senhor nosso Deus, que Vos compadeceis daquele que se humilha e perdoais àquele que se arrepende,
ouvi misericordiosamente as nossas preces e derramai a vossa bênção + sobre os vossos servos que vão receber estas cinzas, para que, fiéis à observância quaresmal, mereçam chegar, de coração purificado,
à celebração do mistério pascal do vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.
"Convertei-vos e acreditai no Evangelho. Cf. Mc 1, 15"
E cantamos: "Tende compaixão de mim, Senhor, meu Deus, e perdoai o meu pecado.""Dos abismos em que vivo ergo a Deus o meu clamor: escutai a minha prece, clementíssimo Senhor."
"Vossos ouvidos atendam com divina compaixão minha voz que Vos implora: escutai minha oração!"
Oração Universal:
(...) Por todos os fiéis da santa Igreja, para que, neste tempo favorável da Quaresma, se reconciliem uns com os outros e com Deus, oremos.
Liturgia eucarística
O Pão e o Vinho no altar, no Corpo e Sangue de Jesus Cristo se vão transformar. Alimento para a vida eterna.
Fortalecidos pela Palava e pelo Pão, com penitência e oração teremos mais força para nos afastarmos do caminho do mal, preparando-nos celebrar fervorosamente a paixão de Cristo Nosso Senhor.
É, pois, o tempo em que somos chamados a reflectir no que somos, como somos e no que fazemos. É tempo de conversão, agarremos a oportunidade!

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024
CELEBRAÇÃO DE QUARTA-FEIRA DE CINZAS
"Irmãos, convertei o vosso coração à Boa Nova.
Mudai de vida. Sabei que Deus vos ama."
terça-feira, 13 de fevereiro de 2024
INÍCIO DA QUARESMA-QUARTA FEIRA DE CINZAS
Missa das cinzas
- Dia 14, quarta-feira, às 16h00 e 21:30h na Capela de S. Martinho.
(Não há Eucaristia às19h00).
MENSAGEM DO SANTO PADRE FRANCISCO PARA A QUARESMA DE 2024

Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade
Queridos irmãos e irmãs!
Quando o nosso Deus Se revela, comunica liberdade: «Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair da terra do Egipto, da casa da servidão» (Ex 20, 2). Assim inicia o Decálogo dado a Moisés no Monte Sinai. O povo sabe bem de que êxodo Deus está a falar: traz ainda gravada na sua carne a experiência da escravidão. Recebe as «dez palavras» no deserto como caminho de liberdade. Nós chamamos-lhes «mandamentos», fazendo ressaltar a força amorosa com que Deus educa o seu povo; mas, de facto, a chamada para a liberdade constitui um vigoroso apelo. Não se reduz a um mero acontecimento, mas amadurece ao longo dum caminho. Como Israel no deserto tinha ainda dentro de si o Egito (vemo-lo muitas vezes lamentar a falta do passado e murmurar contra o céu e contra Moisés), também hoje o povo de Deus traz dentro de si vínculos opressivos que deve optar por abandonar. Damo-nos conta disto, quando nos falta a esperança e vagueamos na vida como em terra desolada, sem uma terra prometida para a qual tendermos juntos. A Quaresma é o tempo de graça em que o deserto volta a ser – como anuncia o profeta Oseias – o lugar do primeiro amor (cf. Os 2, 16-17). Deus educa o seu povo, para que saia das suas escravidões e experimente a passagem da morte à vida. Como um esposo, atrai-nos novamente a Si e sussurra ao nosso coração palavras de amor.
domingo, 11 de fevereiro de 2024
SORRISOS QUE CURAM 💗
O sorriso dos jovem é, sem dúvida, como o sol em dias frios e, também aqui, aqueceu todos os corações.
A sua presença indica que estão cientes do seu dever enquanto cristãos, em missão, nas boas causas que a paróquia possa desenvolver em favor dos doentes, sós e fragilizados.E, neste momento, as palavras do Papa Francisco parecem-nos mais que certas... “Gostaria de olhar cada um de vocês nos olhos e dizer: não tenham medo. Não tenham medo… Coragem, não tenham medo”
Sim, porque é preciso coragem para deixar o conforto de casa numa manhã fria e chuvosa, da conversa com amigos, do tempo de telemóvel ou jogo de computador e tantas outras coisas que estes jovens podiam estar a fazer, mas escolheram estar aqui!
CELEBRAÇÃO DO DIA DO DOENTE
Celebração muito simples, bonita e sempre comovente, pela fragilidade que vemos no corpo e rosto de muitos que hoje aqui estão e, outrora, eram cheios de alegria e vigor.
Tantos destes nossos irmãos foram exemplo de verdadeiras forças cristãs que na comunidade deram muito do seu tempo e amor para encaminharam e guiaram dezenas de crianças e jovens na catequese, no grupo de jovens, na preparação para o matrimónio, pastoral da saúde e outras missões de que a comunidade careciam e nunca recusavam.
Devemos ter, hoje e sempre, para com estes doentes e frágeis, e todos os outros que não puderam estar, uma infinita gratidão por tudo o que nos ajudaram a ser como mulheres e homens de fé, esperança e caridade. Cuidemos mais deles, todos os dias! 💗🤗
DIA MUNDIAL DO DOENTE
"Por isso, cuidar do doente significa, antes de mais nada, cuidar das suas relações, de todas as suas relações: com Deus, com os outros – familiares, amigos, profissionais de saúde –, com a criação, consigo mesmo. É possível? Sim, é possível; e todos somos chamados a empenhar-nos para que tal aconteça. Olhemos para o ícone do Bom Samaritano (cf. Lc 10, 25-37), contemplemos a sua capacidade de parar e aproximar-se, a ternura com que trata as feridas do irmão que sofre."
Papa Francisco
Subscrever:
Mensagens (Atom)











































