Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

CELEBRAÇÃO DAS CINZAS

Eis-nos chegados ao Tempo da Quaresma, que se inicia neste dia de Quarta-feira de Cinzas a lembrar-nos que somos apenas pó da terra, frágeis partículas que o vento levará, um dia, e desaparecerão como se nunca tivemos existido. 
Quer seja Quaresma ou não, Deus está lá sempre para nós. Porém, neste tempo de penitência somos chamados a tomar mais consciência disso quando escutamos na Antífona de Entrada "De todos Vos compadeceis, Senhor e amais tudo quanto fizestes; perdoais aos pecadores arrependidos, porque sois o Senhor nosso Deus."
A Leitura I Joel 2, 12-18, convoca-nos a TODOS sem excepção à penitência em ordem à renovação e profunda conversão. «Convertei-vos a Mim de todo o coração, com jejuns, lágrimas e lamentações. Rasgai o vosso coração e não os vossos vestidos. Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é clemente e compassivo, paciente e misericordioso, pronto a desistir dos castigos que promete. Quem sabe se Ele não vai reconsiderar e desistir deles, deixando atrás de Si uma bênção, para oferenda e libação ao Senhor, vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, ordenai um jejum, proclamai uma reunião sagrada. Reuni o povo, convocai a assembleia, congregai os anciãos, reuni os jovens e as crianças.
"Pecámos, Senhor: tende compaixão de nós." canta o salmista, em súplica e coração contrito. A Leitura 2 Cor 5, 20 — 6, diz:-nos que todos somos embaixadores de Cristo, mas é Deus que chama à conversão. "Nós vos pedimos em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus. A Cristo, que não conhecera o pecado, identificou-O Deus com o pecado por amor de nós, para que em Cristo nos tornássemos justiça de Deus." 
O Evangelho Mt 6, 1-6.16-18, lembra-nos a prática das boas obras, particularmente das chamadas “obras de misericórdia", mas a tudo fazer com discrição, por que esta é o "perfume" de todas as virtudes.
Na homilia, o celebrante, interliga com a Palavra proclamada e ouvida e sintetiza a mensagem em três  atitudes que são referência importante e se mantém válidas para todos os cristãos: Oração, Jejum e Esmola.  A Oração alimenta a Fé. E, quando esta é comunitária, naturalmente que é feita à vista de todos. Porém, aquela oração, feita com amor e simplicidade, na hora que quisermos e onde quisermos, deve ser particularmente incidente neste tempo. O Jejum e a Abstinência: continuam a ser de grande importância pelo sacrifício, pela renuncia e também para a saúde. Havendo, ainda assim, outras formas de os pôr em prática sem ser com a comida, mas em tanta coisa que fazemos e nos distrai do essencial, como as redes sociais ou televisão. A Esmola: podem ser pequenas migalhas mas juntas fazem muito. A multidão dos pobres, desvalidos e necessitados aumenta e não podemos ficar indiferentes a esta realidade avassaladora que destrói toda a dignidade humana. 
Bênção e imposição das cinzas
Depois da homilia, o sacerdote, de pé, diz com as mãos juntas:
Irmãos caríssimos: Oremos fervorosamente a Deus Pai, para que Se digne abençoar com a abundância da sua graça estas cinzas que vamos impor sobre as nossas cabeças, em sinal de penitência.
Senhor nosso Deus, que Vos compadeceis daquele que se humilha e perdoais àquele que se arrepende,
ouvi misericordiosamente as nossas preces e derramai a vossa bênção + sobre os vossos servos que vão receber estas cinzas, para que, fiéis à observância quaresmal, mereçam chegar, de coração purificado,
à celebração do mistério pascal do vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.
"Convertei-vos e acreditai no Evangelho. Cf. Mc 1, 15"
E cantamos: "Tende compaixão de mim, Senhor, meu Deus, e perdoai o meu pecado."
"Dos abismos em que vivo ergo a Deus o meu clamor: escutai a minha prece, clementíssimo Senhor."
"Vossos ouvidos atendam com divina compaixão minha voz que Vos implora: escutai minha oração!"
Oração Universal:
(...) Por todos os fiéis da santa Igreja, para que, neste tempo favorável da Quaresma, se reconciliem uns com os outros e com Deus, oremos. 
Liturgia eucarística
O Pão e o Vinho no altar, no Corpo e Sangue de Jesus Cristo se vão transformar. Alimento para a vida eterna. 
Fortalecidos pela Palava e pelo Pão, com penitência e oração teremos mais força para nos afastarmos do caminho do mal, preparando-nos celebrar  fervorosamente a paixão de Cristo Nosso Senhor. 
É, pois, o tempo em que somos chamados a reflectir no que somos, como somos e no que fazemos. É tempo de conversão, agarremos a oportunidade!

Sem comentários: