Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 8 de outubro de 2019

SÍNODO ESPECIAL PARA A AMAZÓNIA


Os participantes no Sínodo especial para a Amazónia, que se iniciou este domingo, debateram a possibilidade de criação de um rito litúrgico próprio para as comunidades católicas na região.

O tema foi abordado primeiras sessões de trabalho da assembleia convocada pelo Papa Francisco, que reúne bispos, missionários, representantes indígenas e especialistas convidados.

O portal ‘Vatican News’, que apresenta as sínteses das intervenções – à porta fechada – informa que uma das propostas em cima da mesa é a de estabelecer experimentalmente, “de acordo com o correto discernimento teológico, litúrgico e pastoral”, um rito católico da Amazónia, para “viver e celebrar a fé em Cristo”, com uma presença “permanente” de ministros.

Na Igreja Católica existem os ritos latinos (tendo por base o rito romano e admitindo as variantes dos ritos ambrosiano, hispânico e outros, como o bracarense) e ritos orientais (especialmente o bizantino); várias Igrejas orientais em comunhão com Roma admitem a ordenação sacerdotal de homens casados, mas não é consentido casar depois da ordenação.

Atualmente, a Igreja Católica de rito latino admite homens casados apenas ao diaconado, primeiro grau do sacramento da Ordem (diaconado, sacerdócio, episcopado).

Sem comentários: