Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

PEREGRINAÇÃO PAROQUIAL A FÁTIMA

Decorreu ontem, 20 de Outubro, integrada nas comemorações dos 175 anos do Apostolado da Oração e encerramento do Ano Missionário Extraordinário convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa.
A manhã estava bastante fresca, mas o Sol brilhava e teimava em aquecer os mais de 100 mil peregrinos que vindos de muitas paróquias, aos poucos iam enchendo o Recinto do Santuário.
Depois de todos os representantes das paróquias com os seus estandartes terem sido encaminhados até junto das colunatas, deu-se inicio à celebração com a procissão de Nossa Senhora para o altar. 
A celebração foi presidida pelo Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente e concelebrada por 202 sacerdotes, 38 bispos, onde se contava D. Manuel Linda, bispo do Porto, e dois cardeais.
D. Manuel Clemente lembrou que «O desafio cultural da missão é hoje grande, exigindo-nos mais capacidade de escuta e mais disponibilidade dialogante, ouvindo o que nos dizem e dizendo o que nos cumpre» (…)«Ficando ou partindo, regressando ou voltando a partir, o campo é o mundo inteiro, distendido ou concentrado. Tudo cresce ao mesmo tempo e mutuamente se enriquece».
A chuva acabou por vencer e começou a cair copiosamente, fazendo com que milhares de guarda-chuvas se abrissem transformando de repente a imagem do Recinto.
No entanto, o Sol voltaria a levar a melhor brilhando de novo, e deixando que os peregrinos pudessem acompanhar da melhor forma a restante celebração.
Como foi ocaso deste grupo da nossa paróquia que teve de se abrigar, mas assim que a chuva passou voltou a ocupar um lugar mais central para continuar a participar com alegria na Eucaristia. 
 
No final da celebração, D. Manuel Clemente consagrou a Igreja em Portugal ao Sagrado Coração de Jesus, junto monumento a ele dedicado e com a presença de Nossa Senhora que veio em procissão até ali.
A Oração da Consagração foi distribuída no Recinto a todos os peregrinos e projectada através dos écrans do Santuário, para que pudesse acompanhada. 
"Coração de Jesus, videira de que somos os ramos, neste lugar em que formos recordados de que os corações de Jesus e de Maria estão atentos à voz das nossas súplicas, a Igreja em Portugal a ti se consagra”.
Conclui-se depois a procissão do adeus a Nossa Senhora, que de junto do monumento do Sagrado Coração de Jesus seguiu até à Capelinha das Aparições.

Sem comentários: