Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

QUINTA-FEIRA DA SEMANA XXVIII DO TEMPO COMUM


EVANGELHO: LC 11, 47-54
Naquele tempo, disse o Senhor aos doutores da lei: «Ai de vós, porque edificais os túmulos dos profetas, quando foram os vossos pais que os mataram. Assim dais testemunho e aprovação às obras dos vossos pais, porque eles mataram-nos e vós levantais os monumentos. É por isso que a Sabedoria de Deus disse: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos; e eles hão-de matar uns e perseguir outros’. Mas Deus vai pedir contas a esta geração do sangue de todos os profetas, que foi derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até ao sangue de Zacarias, que pereceu entre o altar e o Santuário. Sim, Eu vos digo que se pedirão contas a esta geração. Ai de vós, doutores da lei, porque tirastes a chave da ciência: vós não entrastes e impedistes os que queriam entrar!». Quando Jesus saiu dali, os escribas e os fariseus começaram a persegui-l’O terrivelmente e a provocá-l’O com perguntas sobre muitas coisas, armando-Lhe ciladas, para O surpreenderem nalguma palavra da sua boca.
(...)
Meditar a Palavra
As atitudes de amor e de ódio percorrem a história da humanidade e estão presentes na história da salvação que a acompanha. As palavras de Jesus, que recordam os gestos sanguinários da história, recordam-me que também eu posso colaborar com a permanência e crescimento do mal no mundo, provocando a morte ou pactuando com os seus partidários se não converter o meu coração ao projecto de salvação que ele me propõe. Não me restam muitas escolhas, ou sigo com Cristo o caminho arriscado da denúncia e do amor e posso terminar na cruz ou sigo pelo caminho dos assassinos que são capazes de tudo para salvar a própria pele e os seus interesses.

Rezar a Palavra
Que eu saiba abrir a porta da ciência com a chave da tua palavra, para que possa sempre apostar pelo caminho da verdade e da vida. Que a tua palavra abra os olhos do meu coração para preferir a cruz antes que praticar o mal. Que eu prefira morrer do que tirar a vida mesmo a dos inimigos.

Compromisso
Quero valorizar cada vez mais o dom da vida, criação por Deus.

Sem comentários: