Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

RETIRO DE ADOLESCENTES

Os adolescentes do 9º. e 10º. anos foram convidados a participarem no Retiro Quaresmal realizado no Seminário Cristo Rei em Vila Nova de Gaia, dias 27, 28 e 29 de Março, orientado pelo Padre Francisco do Seminário da Boa Nova, cujo Tema foi a CRUZ
A CRUZ – caminho de duas direcções: na vertical para o Pai, na horizontal para os irmãos sendo o centro Jesus Cristo, o Amor, a Liberdade e a Paz.
Iniciaram-se os trabalhos com cânticos e oração, passando depois para a apresentação do tema com uma introdução feita pelo Pe. Francisco.
"PARAR - é o que estamos a fazer. PARAR para reflectir, rezar, interiorizar. Será que estão a perder o vosso tempo em terem optado por estarem aqui? Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que fez da tua rosa tão importante. Perante Deus, perante estes momentos nada se perde, só se ganha. AMAR - COMPREENDER - CONHECER E CONFIAR para se COMPROMETER. PARAR para o melhor e o melhor é a PÁSCOA, não a morte mas a vida vencida. PARAR é estarmos dispostos a provocar em nós uma Paragem na vida, não só pessoal, como para os outros mas principalmente para Deus. Cada vez mais no ruído da vida é fundamental PARAR para ESCUTAR e para ESCUTAR é preciso PACIÊNCIA. Quantas vezes o próprio Jesus provocou paragens para em silêncio falar com Deus. Estar vigilantes é outro dos momentos fortes. Fazer silêncio para ouvir a voz de Deus, abrir o coração e perguntar-lhe: Senhor que queres que eu faça? A vida vivida na Luz do Ressuscitado torna o quotidiano de cada um, mais simples e mais alegre.
É assim na família, na escola, na paróquia, na rua, na vizinhança, no emprego, em qualquer sítio e com quem quer que estejamos.A PÁSCOA é a Festa das festas. É tempo de silêncio, de conversão, de escuta, de recomeço, tempo celebrativo da fase mais dolorosa da vida de Jesus."

Nas duas noites vividas no retiro, foi feita a apresentação de dois filmes, deixando-se para o dia seguinte, as questões, reflexões e trabalhos de grupo. Tudo isto gerou grande entusiasmo e muito diálogo com o Pe. Francisco, que nos ajudou a perceber e interiorizar as implicações das mensagens transmitidas pelos filmes na vida de cada um de nós.
Para além da oração e formação, um retiro é também tempo de convívio e interacção entre todos os participantes, por isso, como não podia deixar de ser, os jovens deram largas à suas manifestações de alegria, mesmo que em alguns momentos procurassem a solidão...
Porém, o encontro fraterno entre todos, foi a nota dominante: com música, jogos e a partilha de momentos vividos.
Com o Revendo Pe. Zé Manel, tivemos o Sacramento da Reconciliação e a explicação do significado deste Sacramento, o que conseguiu motivar os adolescentes e suscitar questões que tiveram resposta simples e clara do nosso Pároco não deixando ninguém com dúvidas. Para melhor compreensão o Reverendo Pe. Zé Manel referiu ainda que: O Sacramento da Reconciliação é uma experiência humana e Divina e assim o demonstram a: parábola do Filho Pródigo, do Pastor que deixa as 100 ovelhas e vai à procura da que estava perdida e a da mulher que encontra a dracma perdida. Três parábolas para chegar à grande Misericórdia que Deus tem por cada um de nós.
Na tarde de Domingo, os pais vieram acompanhar os filhos para, em conjunto, celebrarmos a EUCARISTIA, centro da nossa fé e momento principal de todo o retiro.
Terminada a Eucaristia, alguns pais partilharam o lanche que trouxeram com todos os participantes e, no final deste convívio, pouco a pouco, fomos "dispersando" para nossas casas retomando de novo a rotina dos nossos dias, procurando não esquecer os bons momentos vividos nesta "paragem".
Apesar da irreverência da juventude e de duas noites mal dormidas, que tenha ficado neste retiro, uma pequena sementinha no coração dos adolescentes, que venha a germinar em frutos de esperança e amor para a Igreja do Terceiro Milénio. Que o exemplo da CRUZ permaneça para todo o sempre guiando a vida de cada um.
Imagens: Deolinda e Rafaela
Texto: Virgínia

Sem comentários: