Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

OUTUBRO MISSIONÁRIO - MISSÃO 2010

É urgente viver e dinamizar a Missão; hoje, aqui e agora! Foram estas as palavras-chave do Encontro realizado no sábado, na Capela de S. Martinho.
O Pe. Almiro, muito alegre e dinâmico deu a conhecer em primeiro lugar, a Missão em que tem estado envolvido na Guiné-Bissau, salientando que este projecto não é individual, mas de toda a Paróquia de Ramalde, que nele se empenhou e continua a empenhar profundamente.
Depois da primeira deslocação à Guiné ficou a germinar a ideia de voltar, que se concretizou após a venda do livro Sinfonia das palavras (Íntimas), integralmente escrito naquele país lusófono. Com o fruto da venda do livro e de donativos da sua própria família foi possível ao Pe. Almiro, comprar diverso material e um jipe, que o próprio levou, numa "Viagem Aventura" pela Rota do Dakar e entregou na Guiné aos Missionários.
A acompanha-lo nesta "aventura" estiveram várias pessoas, entre elas duas enfermeiras do Hospital de S. João, Porto, responsáveis por uma associação de apoio a meninos africanos órfãos. A experiência de fazer Missão lá fora, é, segundo o Pe. Almiro, «profundamente marcante e nunca mais se vê a vida da mesma maneira»!
Mas, uma Missão é sempre de enorme importância em todos os contextos. Sendo que, neste em que vivemos, diz o Pe. Almiro, «é urgente fazer Missão "cá dentro", com novas ideias e métodos, despertar consciências, sair "fora de portas" e ir onde estão as pessoas»! Por isso, são propostas várias actividades para o Outubro Missionário, no âmbito da Missão 2010, que podem ser dinamizadas da melhor forma por cada uma das paróquias da Diocese. De salientar, que uma dessas propostas é a criação de um Grupo Missionário, já existente na nossa Paróquia, tendo sido enaltecido o facto pelo Pe. Almiro, «por estarmos um passo à frente»!
O Encontro finalizou com o Pe. Zé Manel, agradecendo a presença do Pe. Almiro, e lançando o desafio aos presentes, principalmente os que este ano se Crismaram - e não estão ainda inseridos em nenhum grupo Paroquial - a empenharem-se pela causa da Missão, pondo ao serviço dos irmãos os dons que de Cristo receberam.

1 comentário:

Unknown disse...

iamarciaTive imensa pena de não poder estar presente.
Mas graças a este fantástico instrumento, sinto um "cheirinho" do encontro.

Parabéns Maria pela iniciativa (blog). É excelente e um meio de comunicação (para mim) excelente.

Beijito