Sábado, 18 de Dezembro, na Capela de S. Martinho, foi celebrada a Eucaristia de encerramento do primeiro período de catequese. Animada pelo coro infantil, organizada pelo 8º. ano, contou com a presença de muitas crianças, jovens, catequistas, pais, avós e outros familiares.
A nossa catequista Rafaela, que tinha acabado de chegar de São Tomé, bem moreninha e de olhar radioso, deu-nos a alegria da sua presença.
Foi já um Natal antecipado que se viveu nesta celebração, mas em que o Rev. Padre Zé Manel pediu aos catequistas, pais e avós, que não deixassem estas crianças ter apenas “este Natal”, porque só isto é muito pouco… Ficou o convite a que todos participem nas celebrações da quadra natalícia com as crianças, para que seja possível sentir, viver e transmitir a alegria do nascimento do Deus Menino. Este Deus Menino, que é o Emanuel, o Deus Connosco e que as crianças já conhecem tão bem, pois nunca se enganaram quando lhes foi perguntado quem era o Menino Jesus!
A Luz, muito presente nesta celebração, aqui no símbolo da Missão 2010, onde foi colada uma pequena vela. O Celebrante convidou a Rafaela a ir ao altar, onde, com a Célia, recebeu simbolicamente a Luz de Jesus.
Essa mesma Luz que todos devem transmitir uns outros na noite de Natal, acendendo a pequena vela que foi depois oferecida.
O Celebrante vem junto da assembleia com o sinal de Deus, que é o Menino. Um menino que nasceu humilde e pobre e precisa da nossa ajuda, hoje! Aprendamos a viver com Ele e a praticar com Ele a humildade da renuncia e da partilha, para que neste nosso mundo aconteça mesmo Natal!
Colocado o Menino junto de Maria e José, assim se completou o Presépio. Rezamos então: Ave Maria, cheia de graça! o Senhor é convosco, Bendita sois vós entre as mulheres e Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte. Ámen.
Terminada a celebração e na saída da Capela, foi oferecida aos pais e a todos os familiares presentes, a vela que acenderão na noite de Natal.
As crianças - que já traziam a sua velinha - foi-lhes também oferecido um pequeno lanche.
Sem comentários:
Enviar um comentário