Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

EUCARISTIA COM A CATEQUESE


Sábado, 18 de Dezembro, na Capela de S. Martinho, foi celebrada a Eucaristia de encerramento do primeiro período de catequese. Animada pelo coro infantil, organizada pelo 8º. ano, contou com a presença de muitas crianças, jovens, catequistas, pais, avós e outros familiares.

A nossa catequista Rafaela, que tinha acabado de chegar de São Tomé, bem moreninha e de olhar radioso, deu-nos a alegria da sua presença.

Foi já um Natal antecipado que se viveu nesta celebração, mas em que o Rev. Padre Zé Manel pediu aos catequistas, pais e avós, que não deixassem estas crianças ter apenas “este Natal”, porque só isto é muito pouco… Ficou o convite a que todos participem nas celebrações da quadra natalícia com as crianças, para que seja possível sentir, viver e transmitir a alegria do nascimento do Deus Menino. Este Deus Menino, que é o Emanuel, o Deus Connosco e que as crianças já conhecem tão bem, pois nunca se enganaram quando lhes foi perguntado quem era o Menino Jesus!

A Luz, muito presente nesta celebração, aqui no símbolo da Missão 2010, onde foi colada uma pequena vela. O Celebrante convidou a Rafaela a ir ao altar, onde, com a Célia, recebeu simbolicamente a Luz de Jesus.

Essa mesma Luz que todos devem transmitir uns outros na noite de Natal, acendendo a pequena vela que foi depois oferecida.
 
O Celebrante vem junto da assembleia com o sinal de Deus, que é o Menino. Um menino que nasceu humilde e pobre e precisa da nossa ajuda, hoje! Aprendamos a viver com Ele e a praticar com Ele a humildade da renuncia e da partilha, para que neste nosso mundo aconteça mesmo Natal!
 
Colocado o Menino junto de Maria e José, assim se completou o Presépio. Rezamos então: Ave Maria, cheia de graça! o Senhor é convosco, Bendita sois vós entre as mulheres e Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós os pecadores, agora e na hora de nossa morte.  Ámen.
 
Terminada a celebração e na saída da Capela, foi oferecida aos pais e a todos os familiares presentes, a vela que acenderão na noite de Natal.
 
As crianças - que já traziam a sua velinha - foi-lhes também oferecido um pequeno lanche. 

Sem comentários: