Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 6 de abril de 2016

CAMINHADA DOS CATEQUISTAS

Integrando já a agenda das atividades da catequese, a caminhada dos catequistas teve lugar no passado sábado, o primeiro depois da Páscoa, e teve um bom número de participantes.
Este ano rumámos mais para o centro e “há sempre um Portugal desconhecido à nossa espera”!O tempo correu à feição dos caminhantes. O percurso não foi difícil e presenteou-nos com paisagens muito bonitas! 
A água, elemento vital, foi uma constante sendo sempre responsável pelo desenho de belas planícies e pelo recorte de cavados vales, montanha abaixo, em grande velocidade, com pressa de chegar ao descanso num rio que corre lá no fundo com coração de mãe, acolhendo todo o regato que ali queira chegar para depois o embalar e fazer seguir nessa viagem a ver outros horizontes.  
Sentimo-nos sempre deslumbrados com a água cristalina que ora canta quando cai e ora silencia quando encontra caminho plano, tudo irrigando e tudo lavando e tudo levando numa limpeza e asseio que não devemos perturbar, mas antes dizer “Laudato si, mi Signore”.
Toda esta caminhada, sendo uma aventura cada ano, é também um momento orante porque de encontro com a Criação, num espírito de admirar, louvar e agradecer e também de encontro com os outros que caminham junto.
E na hora de louvor até o Sol se nos juntou para rezar também!... Na pausa para o almoço procurámos sombra - pasme-se! – É que era tão quentinho aquele sol que permitiu até ajudar a secar as sapatilhas de alguns…
A nossa caminhada, tal como no caminho das nossas vidas, é tempo para conversar… tempo para rezar… tempo para refletir… tempo para admirar… tempo para rir à gargalhada… tempo para brincar…tempo para conhecer … tempo para conviver… tempo para partilhar… tempo para descansar…simplesmente TEMPO para ser e para estar.
No final, terminámos como sempre…sentados à mesa da refeição da noite, com os estreantes a fazerem o balanço da experiência vivida naquele dia. A estatística diz-nos que a experiência é sempre enriquecedora e deixa nos participantes a vontade de repetir, o que é um testemunho de incentivo para os catequistas que ainda não ousaram participar.
Sever do Vouga - Trilho de AGUALVA, 02 de abril
Fotos: Gil Teixeira e Conceição Rocha
Texto: Conceição Rocha

Sem comentários: