Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sábado, 7 de janeiro de 2017

EPIFANIA DO SENHOR

Na celebração da Solenidade da Epifania, 
a Eucaristia com a Catequese foi de Festa e Alegria!
O Menino veio nos braços do celebrante para o altar, para que quantos tinham vindo ao seu encontro o pudessem contemplar e adorar.
A estrela, que por trás do altar se encontrava, podemos afirmar que de forma simbólica, ali estava para a todos guiar até ao Presépio.
Bonita também esta imagem do coração, que recorda as palavras do Livro de Isaías (Is 60, 1-6) – “Quando o vires ficarás radiante, palpitará e dilatar-se-á o teu coração”, e nos remete para a celebração do Centenários das Aparições de Fátima, da mensagem de Nossa Senhora aos pastorinhos, e que o Pe. Zé Manel explicou -uma pequena parte- de forma simples e acessível aos mais pequeninos.
O Salmo 71 (72), anunciava: “Virão adorar-Vos, Senhor,  todos os povos da terra”. 
E, facto, apesar de em muitas partes do mundo a perseguição e morte aos cristãos ser constante, Jesus continua hoje a ser adorado por todos os povos da terra.
O Evangelho proclamava: “Tinha Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando chegaram a Jerusalém uns Magos vindos do Oriente «Onde está – perguntaram eles – o rei dos judeus que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-l’O»(…) E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à sua frente e parou sobre o lugar onde estava o Menino. Ao ver a estrela, sentiram grande alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, sua Mãe, e, prostrando-se diante d’Ele, adoraram-n’O. Depois, abrindo os seus tesouros, ofereceram-Lhe presentes: ouro, incenso e mirra.
Simples, mas muito bonita esta celebração organizada pelo 6º ano de catequese, animada pelos belíssimos cânticos que as crianças e jovens do Coro ANIMA nos deram o prazer de escutar, e que terminou com o beijar do Menino.
Que a estrela continue a guiar cada um de nós ao encontro do Menino, para lhe manifestar toda a nossa gratidão, beijar com amor e emoção, e oferecer os mais belos sentimentos do nosso coração.

Sem comentários: