Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 17 de abril de 2017

VIA-SACRA COM A CATEQUESE - sexta-feira 14 de Abril

Com os jovens, crianças, catequistas, o Rev. Pe. Zé Manel e todo o povo que a nós se quis juntar, percorremos o trajecto que Jesus fez desde o Pretório de Pilatos até ao cimo do Calvário, onde deu a vida pela salvação do mundo.
Também com a Virgem Santa Maria, que esteve sempre com seu Filho,  caminhamos lendo a Palavra de Deus, rezando, ajoelhando, cantando, fazendo silêncio, e meditando neste caminho de dor de sofrimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
Obrigado, Jesus, por tantas pessoas, que à semelhança de Simão de Cirene que ajudou Jesus a levar a cruz, são também capazes de ajudar e de entregar a sua vida pelos outros, trabalhando pela justiça, amor e solidariedade.
Verónica, a mulher que tem a coragem de desafiar os soldados e, pegando numa tolha limpa, o rosto de Jesus, coberto de sangue e suor. A imagem que Jesus impregnou na toalha é, certamente, a recompensa pelo corajoso gesto de Verónica.
Jesus, que consolas as pessoas que se compadecem do Teu sofrimento, dá-nos a graça de nos sentirmos tocados pelas feridas da humanidade e de não fecharmos os olhos ao padecimento alheio, para sermos sempre fonte de consolação das tristezas e mágoas da vida.
Obrigado, Jesus, pelo Teu amor e pela Tua fidelidade até ao final. Ó Cristo, bom samaritano, piedosamente debruçado sobre as nossas feridas, com o Teu amor ampara-nos no sofrimento e dá-nos alento para continuar a nossa caminhada.
Jesus, que és coroado de espinhos, despojado das Tuas vestes, ferido, tratado como um malfeitor e entregas a Tua vida na cruz para nossa salvação, dá-nos a graça de ser como o grão de trigo que, ao cair à terra, morre para dar fruto de vida nova.
Senhor nosso Pai, que a Tua bênção desça com abundância sobre este povo que contemplou o caminho da cruz do Teu filho, com a esperança da Sua ressurreição. Desça sobre este povo o Teu perdão, concede-lhe o Teu consolo, dá-lhe um coração puro e generoso e faz crescer a sua fé. Por Cristo, nosso Senhor. Ámen.
Agradecimentos ao 8º, 9º e 10 anos de catequese pela organização e encenação desta Via-Sacra. Aos elementos do Coro infanto juvenil que puderam estar presentes na dinamização dos cânticos e a todos os que participaram, ajudando a fazer este caminho de oração e meditação.

Sem comentários: