Celebrada no sábado, a primeira Eucaristia com a Catequese do ano de 2018, começou muito bem e em grande festa, como sempre deve ser o nosso encontro com Jesus Cristo.
Organizada e dinamizada pelo 5º e 6º anos de catequese, as crianças estiveram muito bem nas diversas tarefas que lhe foram destinadas.
Todas as crianças a quem foi dada a tarefa de ser Leitor a desempenharam de forma perfeita. E, desta vez, uma catequista cantou, e muito bem, o Salmo Responsorial!
O Rev. Pe. Guedes interagiu com a pequena assembleia durante a homilia, explicando-lhes o significado das leituras e fazendo-os assim participar de forma mais interessada.
Esta celebração teve ainda um momento especial em que foi feita a entrega da Bíblia a uma criança que não pode estar presente na celebração do passado domingo.
No ofertório solene as crianças trouxeram em procissão ao altar: a Luz de Jesus para nos guiar.
As Redes - de que nos falava o Evangelho - deixadas pelos pescadores e que Jesus chamou para seus discípulos.
Um Livro - Barra Cronológica para acompanhar todas as catequeses e em cada dia -
Um pequeno Baú, para simbolicamente guardar esse grande Tesouro que é nossa Fé.
Por último, o Pão e o Vinho que, acreditamos, no altar se transformam no Corpo e Sangue de Jesus,para nosso alimento.
Com uma Liturgia da Palavra muito bonita e de acessível compreensão pelos mais pequenos, este III Domingo do Tempo Comum, foi um bom início de encontro para reflectir sobre a fé e a conversão, as diferenças que há entre os povos, na certeza que para Deus todos somos iguais e sejam quais forem essas diferenças a salvação é para todos.
Também Jesus não procurou colaboradores em sábios ou em ricos mas em simples pescadores. E disse-lhes: “Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens”.
Em momento de Acção de graças a dinâmica do cântico: "Fazer Comunidade" foi momento de alegria e com a participação de toda as crianças.
Numa Palavra final o Rev. Pe. Guedes mostrou-se muito agradado pela forma como decorreu a celebração, deu os parabéns aos pequenos leitores e dinamizadores e disse aos pais que deviam estar muito orgulhosos dos filhos.
À luz da Palavra deste III domingo, que saibamos também nós deixar as “redes” e, ao nosso jeito mas com a ajuda de Jesus, ser discípulos no mundo de hoje e ajudando estas crianças a prosseguir o seu caminho de Fé.
Então vamos lá! –“Vou remar contigo! Nós te seguiremos Jesus de Nazaré. Contigo iremos, contigo iremos.”
Sem comentários:
Enviar um comentário