Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 23 de abril de 2019

VIA-SACRA 2019

Após a Via Sacra pelas ruas da freguesia, que cumpriu a missão da Igreja atual de rumar às periferias, a catequese achou por bem dar continuidade a esse espírito de mudança e, com todos os grupos paroquiais, entre palavras e silêncios, músicas e imagens, como comunidade, percorreu o caminho até à cruz, na Capela de S. Martinho. 
Jesus Cristo, Jesus Cristo, /Jesus Cristo, eu estou aqui. 
Olho p ´ró céu e vejo uma nuvem branca que vai passando. /Olho na terra e vejo uma multidão que vai caminhando. /Como essa nuvem branca essa gente não sabe aonde vai. /Quem poderá dizer o caminho certo, é você, meu Pai.
Senhor Jesus, consola com o Teu amor aqueles que são condenados injustamente; os marginalizados, os perseguidos, os maltratados, os incompreendidos. Que os nossos corações sejam sempre sensíveis à dor dos nossos irmãos. Senhor, tem piedade de nós!
Senhor, tem piedade de nós!
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
Senhor, ajuda-nos a levar a nossa cruz, ajuda-nos a não sermos interesseiros nem violentos. Pelo contrário, ajuda-nos a defender o mais fraco, o que sofre de bullying; ajuda-nos a não sermos indiferentes. Porque o Teu amor é prestável, não é arrogante nem orgulhoso.
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
 
Obrigado, Jesus, pelo Teu amor e pela Tua fidelidade até ao final. Mostraste-nos o amor que, apesar de tudo, não desiste. O amor é paciente, o amor tudo suporta.
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
Jesus, Tu sabes que sem Ti, não conseguimos fazer nada. Obrigado por não nos deixares sozinhos. Obrigado, Jesus, por nos teres dado Maria como modelo e companheira de caminho.
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
Obrigado, Jesus, por tantas pessoas que são capazes de ajudar e de entregar a sua vida pelos outros, trabalhando pela justiça, amor e solidariedade. Ensina-nos a atuar assim. 
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
Senhor Jesus, consolador dos aflitos, auxílio dos cristãos que sofrem, em tantas partes do mundo, perseguições e morte. Alivia todos os seus sofrimentos e faz-nos estar atentos e confortar os outros.
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
Ó Cristo, bom samaritano, piedosamente debruçado sobre as nossas feridas, dá-nos alento e força para continuar a nossa caminhada! Porque o amor tudo suporta e tudo espera.
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
Jesus, que no Teu suplício encontras força para consolar as pessoas que se compadecem da Tua dor, pelas vezes que nos concentrámos no nosso bem-estar e não fomos capazes de dar o passo ao encontro do outro, Senhor, tem piedade de nós!
Senhor, tem piedade de nós!
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
Jesus, que não vacilas nos passos de salvação da Humanidade, Tu és a fonte da esperança e da libertação para aqueles que caem na tentação do erro, da mentira e da vida fácil. Mas o Teu amor tudo desculpa e perdoa.
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
Tu és a minha vida, outra eu não tenho, / És o meu caminho, a minha verdade, /Na Tua palavra eu caminharei, / Enquanto viver e a minha vida Tu quiseres. / Eu não terei medo se estás comigo, / Eu Te peço, fica em mim.
Jesus, que és despojado das Tuas vestes, ajuda-nos a não sermos interesseiros e a sermos o Teu rosto para os irmãos que sofrem.
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
Jesus, que vives em contínuo dinamismo de perdão, mesmo para aqueles que querem dar-Te a morte, dá-nos a graça de ser fonte de misericórdia para todos os que nos ofendem, injuriam e maltratam, para manifestarmos a grandeza e a vitória do Teu perdão, convertendo o ódio e a vingança em amor e paz.
Porque o Teu amor tudo desculpa; não se irrita nem guarda ressentimento.
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
Jesus, que entregas a Tua vida na cruz para nossa salvação, dá-nos a graça de ser como o grão de trigo que, ao cair à terra, morre para dar fruto de vida nova.
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
Senhor, pregado na cruz quiseste deixar-nos Maria como Mãe na Fé. Olha a Tua Igreja e faz que também seja modelo de desprendimento e fidelidade ao Espírito. À semelhança de Maria, que seja para todos os Homens portadora da Tua Boa Nova.
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
Jesus, rosto de misericórdia do Pai, que és sepultado num túmulo novo, dá-nos a graça de fazer memória dos nossos irmãos que já morreram e de fortalecer a esperança de que vivem em paz na Vossa presença.
Pai-Nosso… Avé Maria… Glória ao Pai…
Bênção final: Senhor nosso Pai, que a Tua bênção desça com abundância sobre este povo que contemplou o caminho da cruz do Teu filho, com a esperança da Sua ressurreição. Desça sobre ele o Teu perdão, concede-lhe o Teu consolo, dá-lhe um coração puro e generoso e faz crescer a sua fé. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Ámen.
 Me amou e Se entregou por mim
Peço uma oportunidade para ver o que ficou da minha vida / Creio que posso chegar a amar, /mostra-me os Teus caminhos Jesus / Pode na vida existir um amor / que consiga vencer meus impossíveis, / sem limites na hora de amar?  / É na cruz que mo dizes Jesus.
Onde encontro liberdade Tu pagaste por mim / o resgate da minha vida, / e olhando p’ra cruz entendo os Teus porquês / a tua razão ao dar a vida. / Me amou e se entregou por mim /para me dar a vida com a sua vida / para dizer ao mundo que o amor é o caminho / que a vida que se entrega gera vida à força de amor. / Penso que agora posso viver 
Agradecimentos ao Valter que com o Coro Anima nos ajudou  a viver melhor esta Via Sacra, bem como a todos os grupos que  participaram. 

Sem comentários: