Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

domingo, 8 de janeiro de 2023

DOMINGO DA EPIFANIA DO SENHOR

Celebrado na Capela de São Caetano neste DIA MUNDIAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA MISSIONÁRIA, com a participação de representantes da catequese, grupo de jovens, grupo Say Yes (JMJ) e escuteiros. Todos abraçaram este Presente de Natal e participaram nesta celebração, em que simbolicamente representaram os Magos, com a estrela que cada um trouxe guiando-os até ao Presépio. 
Diante de nós temos, há mais de um mês, esta construção que nos remete para o lema da Infância e Adolescência Missionária para este ano: “A beleza da casa – um espaço para fazer o Bem”, mas nos leva agora a olhar contemplativamente para a beleza do presépio, a maravilha de um Deus que se faz um de nós para nos divinizar.
Estamos aqui e agora para celebrar a Epifania/Manifestação de Jesus, nascido em Belém para todos os povos, prefigurados nos reis magos. 
É bom destacar algumas palavras do belo hino com que se inicia a primeira leitura:
“Levanta-te e resplandece, Jerusalém, porque chegou a tua Luz e brilha sobre ti a Glória do Senhor." Vê como a noite (dos mísseis e bombas) cobre a terra... Mas sobre ti, levanta-Se o Senhor, e a Sua Glória te ilumina.
Por tudo isso, daqui a pouco iremos cantar: “Virão adorar-Vos, Senhor, todos os povos da terra”. Para nos ajudar a entrar no ambiente da festa deste dia - Epifania/Infância e Adolescência Missionária -
Pequenos e grandes, de todas as idades, na fidelidade ao Batismo, somos chamados a fazer brilhar Glória do Senhor de modo que todas as nações possam caminhar à sua Luz.
Abraça o Presente de Natal - é a frase da dinâmica da Diocese – e terá sido isso que os Reis Magos fizeram, ao percorrem o longo e desconhecido caminho que os levou até Belém.
Também vós abraçastes este Presente de Natal, dando-nos a alegria da vossa presença nesta celebração, em que simbolicamente representais os Reis Magos com a estrela que cada um trouxe, guiando-vos até ao Presépio.
É uma bênção ter uma família, uma casa onde reine a Paz, o Amor e a Fraternidade, e sentimos que isso nos vem pelo Menino Jesus de quem todos nos queremos aproximar, tal como fizeram os Magos.  
No momento de colocação da Estrela no Presépio, que cada um agradeça no intimo do seu coração este PRESENTE de Deus à humanidade, peça ao Menino Jesus que a Paz volte ao nosso mundo e se comprometa também a ser um mensageiro da Paz, a abraçar o irmão diferente e a fazer-se irmão de todos. 
Transformemos este momento na simbólica chegada dos Magos junto do Menino, e em que, acreditamos, também eles foram saudados pelos Anjos com a mais bela música celestial que nós tentaremos imitar.
Com os Magos e tudo o que representam possamos também refletir:
"Que o ouro me faça recordar que as coisas que têm maior valor não são coisas.
Que o incenso me faça pensar que estar em Deus é o melhor presente do mundo.
Que a mirra me faça refletir na pequenez e fragilidade da minha humanidade.
Que eu descubra e perceba como e onde encontrar o Senhor na minha vida.
Que eu saiba sair de mim mesmo e queira procurar o Caminho, a Verdade e a Vida.
Que eu esteja atento aos sinais de Deus e me deixe guiar pela estrela da fé.
Que ao encontrar o Menino de Belém, me disponha a seguir por caminhos novos.
Que Belchior, Gaspar e Baltazar me inspirem a procurar o sentido da vida.
Que eu aprenda a peregrinar a existência com amor, esperança e sabedoria.
Que eu adore o Senhor acima de todas as coisas e lhe ofereça o melhor de mim."
A IAM agradece a colaboração de quantos participaram nesta Festa e que o Menino Jesus a todos encha das suas bênção.

Sem comentários: