Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

JÁ CHEGARAM A BELÉM

Ainda que já tenhamos celebrado liturgicamente o dia de Reis, de acordo com o calendário tradicional, a data ocorre hoje, pelo que, para encerrar com chave de ouro, parece-me interessante falar da dinâmica principal da catequese, que decorreu em tempo de Advento e Natal - construção de presépios - e tornada extensiva a toda a comunidade. Os presépios, muito bonitos, feitos dos mais diversos materiais e formas, foram chegando em grande número, e colocados no presépio da Capela de S. Martinho, como se de uma exposição se tratasse. Para além de ser uma forma original de decoração que resultou muito bem, ficou a certeza de que o presépio continua a ser o nosso símbolo mais querido. Ficam as imagens de alguns desses presépios, no dia em que os Magos se ajoelharam perante o Messias.
Bem a propósito para estas imagens, não posso deixar de fazer referência ao bonito texto que vem na da Folha Dominical, nº 753, porque é uma excelente catequese.

 
«Os magos prostraram-se diante de Jesus porque o reconheciam como Messias. Identificaram o enviado de Deus num bebé pobre, nascido de uma família humilde em ambiente quase desumano. Reconheceram Deus onde ninguém suspeitava que estivesse. Depois de lavar os pés aos discípulos, gesto que Jesus realizou de joelhos, Jesus recomendou-lhes: “Dei-vos o exemplo para que, assim como Eu fiz, vós façais também.” Ou seja, cada vez que ajudamos alguém é como se nos ajoelhássemos diante do próprio Jesus para o adorar.»

Sem comentários: