Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

P A L A V R A
(Mt 2, 1-12)
...

«Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre o tempo em que lhes tinha aparecido a estrela. Depois enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide informar-vos cuidadosamente acerca do Menino; e, quando O encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-l’O».
Herodes procura “informações precisas” que sejam capazes de identificar o espaço e o lugar de hospedaria do seu “concorrente”. Quer também ele ir adorá-Lo… ironia das ironias: a sua adoração significa perseguição e desejo de morte. De fim. A negação deste nascimento por parte das autoridades políticas e religiosas do povo judeu contrasta com o gozo infinito dos Magos vindos de longe. Os seus, de facto, não o reconheceram…


MEDITAÇÃO
...

A celebração da Epifania mostra ao mundo a grandeza e a vinculação de Deus a todos e a cada um de nós. Se os seus não O reconheceram, nós podemos descobri-Lo em tantas e tantas situações de luz e luz nova que a sua presença nos faz desvelar. Vindos do Oriente os Magos anunciam a profundidade da sua fé que os faz partir de longe para chegar perto do Menino Deus. Que estás disposto/a a dar de ti para que este Menino Deus te seja tão próximo que nada nem ninguém d’Ele te fará afastar?


ORAÇÃO
...
Deus Pai e Senhor, nós vos louvamos, adoramos bendizemos, damos glória ao vosso nome, e agradecemos os vossos dons! Senhor Jesus, ilumina o nosso caminhar para ti e torna-nos cada vez mais próximos de ti e de todos os que necessitam o teu testemunho, a tua alegria, a tua felicidade. Deus Pai e Senhor, nós vos louvamos, adoramos bendizemos, hoje e sempre.


ACÇÃO
...

Adorar significa discernir a presença de Deus. Ele está presente na sua Palavra. Ele está presente nos acontecimentos humildes da nossa vida. Descubramos hoje como Deus está presente em nós.




Pe. Tarcízio Morais, sdb


Lectio Divina:


http://www.box.net/shared/77d2202gc9#/shared/77d2202gc9/1/56875924/583723970/1

Sem comentários: