Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

domingo, 9 de fevereiro de 2014

CELEBRAÇÃO DO COMPROMISSO

Porque a Palavra de Deus deste 5º Domingo do Tempo Comum, nos convida a reflectir sobre o compromisso cristão, o grupo de catequese do 9º ano, interpelado por esse desafio, na Eucaristia das 11h00, na Capela de S. Martinho, veio junto da comunidade dar mais um passo importante na sua caminhada de fé e comprometer-se a ser testemunha do Reino. 
De facto, no Evangelho de hoje, Jesus exorta os seus discípulos a não se instalarem na mediocridade, no comodismo, no “deixa andar”; e pede-lhes que sejam o SAL que dá sabor ao mundo e que testemunha a perenidade e a eternidade do projecto salvador de Deus; 
 
também os exorta a serem uma LUZ que aponta no sentido das realidades eternas, que vence a escuridão do sofrimento, do egoísmo, do medo e que conduz ao encontro de um “Reino” de liberdade e de esperança. 
No mundo de hoje, cada vez mais dominado pelo dinheiro, o poder, o prestígio, o egoísmo e em que milhares de pessoas são marginalizadas pela idade, a cor da pele, a nacionalidade, a religião a falta de trabalho ou a deficiência, estes jovens são uma esperança para o futuro,
pois querem viver comprometidos com cada irmão, ser SAL e LUZ, porque a fidelidade dos BAPTIZADOS é condição primordial para o anúncio do Evangelho e para a missão da Igreja no mundo.
O Pe. Tomas, que nos ajudou a reflectir sobre as leituras e as palavras colocadas a propósito de cada uma delas. Lembrando aos catequizandos que, de facto, a missão de cada um passa por ser SAL e LUZ no meio onde vivem.
Por Cristo, com Cristo e em Cristo / A vós Deus Pai todo-poderoso / Na unidade do Espírito Santo, Toda honra e toda a glória / Agora e para sempre. / Ámen.
E, de mãos dadas, como irmãos, rezamos a Oração que o Senhor nos ensinou. PAI-NOSSO, que estais no Céu; / santificado seja o Vosso nome; / venha a nós o Vosso reino; / seja feita a Vossa vontade, / assim na terra como no Céu. / O pão nosso de cada dia nos dai hoje; / perdoai-nos as nossas ofensas, / assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, / e não nos deixeis cair em tentação, / mas livrai-nos do mal. / Ámen.
 
Hoje, em comunidade, quisemos dar testemunho da nossa fé comprometendo-nos a ser SAL e LUZ num mundo dominado por valores que não são os do Evangelho de Jesus Cristo. Por isso:
Ao dinheiro contrapomos VIDA POBRE; ao poder dizemos SERVIÇO; ao prestígio dizemos SIMPLICIDADE;  ao egoísmo gritamos AMOR; à marginalização respondemos com ACOLHIMENTO. Sabemos que é difícil este nosso compromisso, mas esperamos cumpri-lo alicerçados na fé e na oração, rezando continuamente:
 COMPROMISSO
Ajuda-nos, Senhor, 
a viver uma fé completa
 e cheia de esperança, 
capaz de confiar em Ti 
em todas as situações; 
que Te celebra na Eucaristia; 
que queremos testemunhar a todos 
e aprofundar sempre mais na oração. 
Com Maria, Tua e nossa Mãe,
Senhora do Silêncio e da Alegria,
Senhora da Missão e do Compromisso, 
que tão confiadamente disse Sim, sem condições.
Ajuda-nos, Senhor,  
a ser capazes de realizar o Compromisso de Fé 
a que hoje aqui nos propomos.
Ámen.
GRUPO de CATEQUESE do 9º ANO
Uma esperança para o futuro da igreja e do mundo. Parabéns!

2 comentários:

Conceição disse...

Parabéns queridos jovens, que tão bem celebraste este compromisso!
Sede sal e luz e o mundo será melhor.

Conceição disse...

Parabéns queridos jovens, que tão bem celebraste este compromisso!
Sede sal e luz e o mundo será melhor.