Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 2 de junho de 2014

CELEBRAÇÃO DAS BEM-AVENTURANÇAS

Os adolescentes do 7º ano, no dia 1 de junho de 2014, na Capela de S. Martinho, reuniram-se para celebrar a Festa das Bem-Aventuranças.
BEM-AVENTURADO quer dizer FELIZ. E fazer a vontade de Deus é ser bem-aventurado. As bem-aventuranças são um projeto de vida, um código de felicidade que nos é oferecido por Jesus! Os adolescentes de 7ºano descobriram-no este ano e quiseram responder à proposta de "bem-aventurança" de Deus, sendo seus discípulos, suas testemunhas. Só podemos encontrar a alegria se O seguirmos e rechearmos a nossa vida de valores que nos façam verdadeiramente felizes.
Assim, integraram o cortejo de entrada levando os valores que consideram essenciais para uma vida verdadeiramente cristã: Verdade, Justiça, Respeito, Paz, Perdão, Alegria,  União,  Diálogo  e  Amor.
 
No ofertório, Juntamente com o pão e o vinho, apresentaram os dons que os farão seguir a Sua proposta de felicidade.
O Cálice e a Patena: Simbolizam o teu amor por nós. Acreditamos em Ti e queremos seguir as tuas bem aventuranças repetindo os teus gestos de amor e paz nas nossas vidas.
Barro - Bem-Aventurados os pobres: Somos pobres e estamos disponíveis diante de Deus, como o barro nas mãos do oleiro. Só ´Jesus nos pode moldar e encher. Ele é a nossa riqueza!
Flores - Felizes os que choram no sofrimento: voltamo-nos para Deus com lágrimas nos olhos mas com a confiança de Deus é Pai, é Amigo e que do sofrimento pode fazer surgir a alegria.
Cordeirinho - Bem-Aventurados os mansos: Seremos mansos como um cordeirinho, respondendo ao ódio com o amor. Acreditando na força da verdade e da não violência.
Pão - Felizes os que têm fome e sede: Temos consciência da dignidade de toda a pessoa humana e ajudaremos a que ninguém passe fome!
Humanos unidos - Felizes os misericordiosos: Ser misericordioso é defender a igualdade e fraternidade, estando sempre ao lado dos pobres e humildes. Estamos dispostos a continuar os gestos de Jesus.
Coração - Bem-Aventurados os puros de coração: Queremos ter um coração puro para nos vermos a nós próprios com olhos novos, para nunca olhar para o outro como se fosse um objecto e para vermos na natureza as pegadas de Deus.
Pomba - Felizes os construtores da Paz:  É grande a nossa tarefa de construir a paz, inspirada nos valores da justiça, da liberdade, da fraternidade e do diálogo. Que este símbolo universal da paz seja sinal da nossa paz pessoal.
 
Este dia foi especial para todo o 7ºano mas teve um sabor especial para o Ricardo que comungou pela primeira vez. Juntou-se ao grupo e connosco fez esta caminhada. Nós ajudámo-lo a crescer como cristão, mas ele também nos ajudou partilhando connosco muitas das suas ideias, valores e opiniões. Por isso, quisemos oferecer-lhe ma pequena lembrança com a assinatura de todo o grupo, para que ele recorde sempre este dia e os amigos que estiveram presentes.
Todos queremos ser felizes. Deus quer que sejamos felizes! As bem-aventuranças, indicam-nos o caminho da felicidade. Muitas vezes no nosso dia dia esquecemos onde está a felicidade. O que podemos fazer para sermos felizes. Distribuímos por toda a Assembleia este código da felicidade que Jesus nos deixou e recebemos das mãos do sr. padre as Bem-aventuranças, não esquecendo que o texto mais importante é aquele que guardamos no coração,o que impresso bem dentro de nós, e que vai orientar certamente todo o nosso viver!

Sem comentários: