Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 16 de junho de 2017

PEREGRINAÇÃO DAS CRIANÇAS A FÁTIMA

Continuamos hoje a publicação de imagens da peregrinação das crianças e jovens da catequese, que no passado dia 10 de Junho, estiveram em Fátima,  agora com a presença no espectáculo “UMA VISITA DE ESTUDO”.
Depois do almoço centenas de crianças e jovens encheram a Basílica, que com a sua irreverencia e t´shirts coloridas, deram um ambiente diferente daquele a que estamos habituados a presenciar naquele espaço de oração. 
Os catequistas, agora bem mais descontraídos, também participaram na "festa" e não se inibiram de espalhar sorrisos e transmitir muita alegria. 
Acomodados nos respectivos lugares - que alguns catequistas e jovens foram "reservar" para que todos pudessem ficar juntos -  há que esperar  pela "Viagem de Estudo", que em breve se iria iniciar...
Este espectáculo foi protagonizado pelos alunos do Colégio de São Miguel, teve inicio às 15h00, e tem três cenas. A primeira começa com os alunos na escola a pensar onde vão em visita de estudo...
Entrando na página da internet do Santuário, verificam que há neste espaço uma proposta de visita de estudo, que é aceite depois de vencidas as “desconfianças” de alguns sobre esta ideia.
Na segunda cena, os alunos entram no santuário, onde são recebidos por um guia que lhes explica a história do lugar e a mensagem que lhe está subjacente.
A terceira cena mostra a construção da Capelinha das Aparições, correspondendo ao pedido que Nossa Senhora deixou aos três pastorinhos na última aparição de que se erguesse neste espaço uma capela.
Para além da representação e da música que acompanha todo o espectáculo os jovens dançaram, numa coreografia muito bem conseguida dando mais cor e alegria a este momento.
Um toque de modernidade foi também a introdução do género musical hip hop, que nos ia contando os passos dos jovens na "Visita de Estudo", e que resultou muito bem. 
Os adereços apresentados na encenação são peças fundamentais para os peregrinos, como é o caso dos impermeáveis, ou dos guarda-chuva brancos que no santuário acompanham o Santíssimo assinalando assim a presença para todos os que desejam comungar.
A música, a dança, as cores dos impermeáveis o branco dos guarda-chuva, foram muito bem pensados e fizeram um efeito fantástico.
Há expressões artísticas que nos ajudam a entender a beleza de Deus, e são formas que nos ajudam tornar a nossa relação com Ele mais forte, porque nos levam ao caminho da oração. 
Apraz-nos assim registar, que esta “Visita de Estudo”, nos despertou para outra forma de ver e sentir as aparições de Nossa Senhora em Fátima.
Foi um privilégio estar aqui e sentir que, efectivamente, a arte e a cultura nos podem ajudar em todo o nosso percurso de fé.
Esta encenação contou com a participação de 100 crianças e jovens e foi organizada pelo Colégio de São Miguel, com acompanhamento das religiosas da Aliança de Santa Maria.
Pensamos que foi também um bom momento de aprendizagem, para que catequistas e jovens “arrisquem”, de vez em quando, e se aventurem em alguma encenação de catequeses… E para os jovens, e todos ficaremos mais ricos!
E, pela alegria e palmas com que no final a representação foi brindada por todos os que enchiam naquela tarde a Basílica da Santíssima Trindade, podemos dizer que a missão de quem pensou, encenou, realizou e foi actor deste espectáculo foi cumprida!
No final da encenação momento para alguns segundos de silêncio, oração e despedida. Que a “Senhora do Rosário mais brilhante que o Sol” a todos proteja, agora e para sempre. 
Voltem sempre a este lugar sagrado, rezem o terço todos os dias, encontrem-se muitas vezes com JESUS e sejam muito felizes!

Sem comentários: