CAMPANHA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS PARA A SUBSTITUIÇÃO DO TELHADO DO CENTRO PAROQUIAL. CONTRIBUA PARA ESTA CAUSA PEDINDO EM QUALQUER CENTRO DE CULTO OU NO CENTRO PAROQUIAL O ENVELOPE DISPONIBILIZADO PARA O EFEITO. PODE AINDA FAZER POR DONATIVO À PARÓQUIA DE SÃO PEDRO DE VILAR DO PARAÍSO. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). OBRIGADO!

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

FALECEU D. JOSÉ PEDREIRA, BISPO EMÉRITO DE VIANA DO CASTELO

O bispo emérito de Viana do Castelo, D. José Pedreira, morreu esta quarta-feira aos 85 anos, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Valença, concelho de onde o prelado era natural.

A informação foi entretanto confirmada à Renascença pelo padre Manuel Barbosa.

"Confirmo que D. José Augusto Pedreira faleceu ao final desta manhã, em casa. Naturalmente lamentamos a sua morte, ele estava numa situação deficitária de saúde mas sempre que alguém parte de junto de nós, acreditamos que está junto de Deus. Temos a agradecer todo o serviço que D. José Augusto prestou na diocese de Viana do Castelo e também na Conferência Episcopal e em comissões e organismos."
(...)

D. José Pedreira foi bispo da diocese de Viana do Castelo entre 1997 e 2010.

Foi ordenado sacerdote a 12 de julho de 1959. Em 1982 foi nomeado bispo-auxiliar do Porto, com o título de bispo-titular de Elvas.

A ordenação episcopal decorreu a 19 de março de 1983, tendo como principal consagrante D. Armindo Lopes Coelho, na altura recentemente nomeado bispo de Viana do Castelo, e como consagrantes, D. Eurico Dias Nogueira, arcebispo de Braga e D. Júlio Tavares Rebimbas, arcebispo do Porto.

A 29 de Outubro de 1997 foi nomeado bispo de Viana do Castelo, cargo onde se manteve até ao seu pedido de resignação e consequente nomeação de D. Anacleto Oliveira, entretanto falecido.

O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, morreu em setembro, aos 74 anos, na sequência do despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada do Sul perto de Almodôvar, no d

O funeral de D, José Pedreira realiza-se na sexta-feira, pelas 15h00, na Catedral do Alto Minho.

Sem comentários: