Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 15 de março de 2023

ENCONTRO DE CATEQUISTAS

Aconteceu no passado dia 11 de março, no Centro Paroquial, às 16h00, e contou com a presença de um bom número de catequistas.  
Depois do acolhimento, do cafezinho e das bolachinhas foi tempo de dar início ao Encontro com a Palavra e a oração que preparam o coração para este momento, e são sempre o alicerce na vida e missão do catequista. 
Seguiu-se o momento das informações gerais com a calendarização das celebrações, retiros e caminhada dos catequistas. Uma chamada de atenção para a via-sacra do próximo dia 31 de março, que pela primeira se realizará no Lugar da Ilha. 
"Formação e sensibilização para o cuidado dos menores e frágeis", documento da Diocese do Porto, apresentado em ação de formação no passado dia 21 de janeiro, para todos os responsáveis pelos Secretariados, Movimentos e Obras da Igreja. 
Pela atualidade do tema foi, sem dúvida, uma boa escolha, pois é fundamental que todos nos empenhemos na erradicação de todo e qualquer género de abusos cometidos sobre menores e frágeis, concretamente de natureza sexual. 
É preciso que os pais confiem aos catequistas os seus filhos, crianças e adolescentes, sem qualquer reserva ou temor.
Para saber lidar com todas estas questões é fundamental que os agentes da pastoral, nomeadamente os catequistas, tenham a formação necessária.  
Importa saber como lidar e o que fazer, sem nada descurar para se "evitarem comportamentos inadequados, quer para ajudar os menores na sua própria autodefesa. Esta é uma tarefa de toda a comunidade, mas a começar pelos agentes pastorais que mais lidam com este grupo etário."
Porque -  "todas as crianças e jovens devem crescer e viver em ambientes cuidadores e protetores, pois em cada pessoa está Jesus. Somos chamados a acolher e a respeitar integralmente cada pessoa"-
Excelente momento formativo, em que se debateu um tema que nos entristece e revolta, mas de que é necessário falar, discutir, apresentar soluções e resolver. Como Jesus, nosso Mestre e Guia: acolher, amar e respeitar todos os frágeis que encontrarmos no caminho. “Abraça o Presente da Páscoa. É Cristo vivo. Agarrado a Ele, viverás”.
Lembrando ainda que no dia 8 de março se festejou o Dia Internacional da Mulher, muito a propósito, foi passado o vídeo clip da "Saia da Carolina" de Carolina Deslandes, enquanto uma linda "Samaritana" vinda da fonte de onde trouxe Água-Viva e rosas, com elas brindou as mulheres -mas também os homens- porque a Água e as flores são  para todos e não importa o dia!

Sem comentários: