Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 5 de março de 2024

FORMAÇÃO DA ESCOLA DA INFÂNCIA MISSIONÁRIA

Sábado, 2 de março, que trouxe um dia chuvoso, frio e de vento agreste a fazer andar tudo num remoinho, talvez não tenha sido o tempo mais propício a sair de casa. 
Porém, houve gente que não se intimidou, e compareceu no Colégio dos Salesianos, no Porto, onde se realizou mais uma edição da Escola de Animadores da Infância Missionária (ESAIM 2024). 
Um grupo com idades compreendidas entre os 19 e os 80 anos, compareceu e deu por muito bem empregue o tempo que ali esteve. 
Na parte da manhã orientada por Marta Arroz,  falou sobre - Liderança na Animação de Grupos - que baseada no método Jesuíta que assenta em quatro pilares.
Auto-conhecimento, Heroísmo, Criatividade e Amor, tão importantes para esta missão de animador e não só.
A introdução ao tema foi dado com a apresentação de um vídeo da série - Os Escolhidos - sobre a vida  Jesus, que voltaria ainda a ser repetido e aconselhado para outros encontros de formação ou catequese, bem como o livro de Chris Lowney - Liderança Heroica -.
Antes do almoço, o Sr. Bispo do Porto, D. Manuel Linda, veio cumprimentar os animadores e dirigir uma palavra de incentivo a quantos, na manhã fria e chuvosa ali se encontravam, 
Em breves palavras lembrou a importância da mensagem missionária e de como ele próprio dela teve conhecimento na infância e ainda hoje retém. Sublinhado, por isso, o quanto é fundamental continuar a falar às crianças da Missão, porque elas ouvem e não esquecem.
Apelou a que os catequistas, a comunidade e também os professores de Religião e Moral, abracem está ideia de falar das missões e se volte a enraizar no coração de todos a ação missionária.
Na parte da tarde a formação orientada por Claudine Pinheiro com um tema ainda não muito conhecido da maioria do grupo - Sociometria- técnica utilizada para analisar as relações sociais dentro de um grupo. 
A sociometria envolve a aplicação de questionários ou entrevistas aos membros de um grupo, com o objetivo de mapear as relações entre eles.
Após esse trabalho os resultados são representados graficamente através de diagramas sociométricos, que mostram as conexões entre os indivíduos do grupo, que podem revelar informações importantes sobre a dinâmica social do grupo.
Foram ainda apresentados diversos jogos, com diversas dinâmicas, que podem ser adaptados de acordo aos grupos e se revelam preciosa ajuda no conhecimento e relacionamento entre todos. 
Um excelente dia de formação com muito dinamismo e alegria como revelam as imagens! 
O pequeno grupo de Vilar do Paraíso - Catequese e IAM - deixa aqui o seu sincero agradecimento  a quem organizou a formação  e às formadoras Marta e Claudine Pinheiro pelas dinâmicas, atualidade e importância dos temas apresentados. 

Sem comentários: