Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

FESTAS NA CATEQUESE

Celebrar, "festejar" é uma atitude constante do crente em contínua caminhada de fé. Ao descobrir as maravilhas de Deus na sua vida e na história, o crente rejubila e exterioriza o seu contentamento. Celebrar, em catequese, vem de dentro e contagia por fora. Significa que as celebrações têm sentido e dão fruto quando o catequizando, de acordo com a sua idade e "experiência humana", toma consciência do "Mistério de Deus" que lhe vai sendo revelado, manifestando, simultâneamente, vontade de mostrar a sua adesão a Jesus Cristo.
As "festas", não são o termo da catequese, nem podem ser celebradas a pretexto de motivações enganosas. Cada festa, tem o seu sentido e lugar próprios e nasce sempre de "mais um passo dado" no crescimento da Fé e da tomada de consciência de ser cristão inserido numa comunidade activa que ajuda, partilha, reza e celebra o "mistério" da Eucaristia.
Baseado num texto da irmã Marsília - Salesiana
Foi, pois, no prosseguimento da sua caminhada de Fé que os adolescente do 9ºano celebraram a "sua festa" ou seja: Celebração do Compromisso. E, para que este compromisso fosse assumido em maior plenitude, foi feito ainda no 1º período de catequese, corresponsabilizando assim os catequizandos sobre o que prometeram: ser para o mundo SAL, FERMENTO E LUZ! Em tempo de Missão 2010, e cantando - por isso estamos aqui - que estes jovens sejam a esperança que desponta num novo amanhecer. Assim saibamos nós - com a ajuda de Deus - acolhe-los e encaminha-los!

Sem comentários: