Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

segunda-feira, 19 de abril de 2010

RETIRO COM ADOLESCENTES: Tempo de Recolhimento, Meditação e Oração

No passado dia 27 de Março, no Seminário da Boa Nova, em Valadares, decorreu o retiro do 7º e 8º anos da nossa paróquia. O horário de chegada (9,30) foi religiosamente cumprido e, por isso, aqui ficam os parabéns a todos pela pontualidade. 
Após o “Acolhimento” foram iniciados os trabalhos com a Oração da Manhã, depois de ter sido distribuída sob a forma de marcador de livro. 
Este retiro foi exemplarmente orientado pelo Ricardo, seminarista nesta instituição e, teve como tema: “Quaresma, Caminho e Salvação”. Depois da apresentação de um “PowerPoint”, foram solicitadas definições para “Quaresma”, “Caminho” e “Salvação” e a relação entre estas.
Posteriormente, foram criados grupos de trabalho nos quais, através de localizações bíblicas foi “analisado” Deus no Antigo e no Novo Testamento.
O bom tempo permitiu que os trabalhos de grupo fossem feitos ao ar livre.
Foram muito bem apresentadas - pelos representantes de cada grupo - as reflexões que fizeram sobre o tema: "Quaresma, Caminho e Salvação"
Este retiro culminou com a Celebração Penitencial. E, como a tarde já ia alta, era “urgente” retemperar energias e nada melhor do que o lanche esmeradamente preparado pelos pais, no Centro Paroquial. Depois, partimos rumo à Eucaristia das 19h onde, na Acção de Graças, rezamos uma Ave-Maria a Nossa Senhora como agradecimento pelo convívio, pelo silêncio e por nos ajudar a sermos fiéis seguidores de Jesus."
Manuela Andrade

Sem comentários: