Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

32ª. PEREGRINAÇÃO DAS CRIANÇAS A FÁTIMA

Naquele dia o Céu testou a nossa perseverança! Mas, ei-las que partem de todas as paróquias rumo à terra que a Virgem escolheu para se revelar aos mais pequeninos! Também a paróquia de S. Pedro de Vilar do Paraíso esteve lá.
A chuva e o céu plúmbeo prometiam molhar-nos até à medula… Como chegámos relativamente cedo alcançámos lugar nas colunatas do templo, resguardando-nos, assim, da chuva.
Entretanto, o Santuário foi-se aconchegando num colorido de arco-íris, qual jardim na primavera.
E então o Céu foi sorrindo de mansinho durante a celebração da Eucaristia. De cinzento se fez azul celeste e o Sol secou as encharcadas flores daquele jardim a perder de vista, em que se transformou o enorme recinto mariano. Quanta ternura celestial!...
Mas talvez ao Céu parecesse que as secou em demasia e então terminada a celebração voltou a regá-las em abundância.
Preocupámo-nos com as possíveis consequências que daí pudessem advir para as nossas crianças – os espirros, as tosses, as febres, enfim os resfriados... Mas não, foi mesmo uma brincadeira do Céu!...A tarde compôs-se e permitiu o convívio e o almoço, que é sempre também um ponto importante para as crianças.
E o Céu não mais nos pregou partidas, deixando-nos apreciar os lugares reais e os contextos sociais e de fé fervorosa das famílias em que viveram as crianças, simples pastores, preferidas pela Virgem.
Foi possível fazer a Via-sacra e ainda comprar pequenas lembranças de recordação ou um gelado para refrescar, apesar de o calor não apertar!... O regresso a casa foi com grande entusiasmo, não revelando cansaço… Alguma marca deste dia ficará com certeza na memória colectiva e de cada um dos peregrinos do 5.º ano de 2010.
Fotos e texto: Conceição Rocha

1 comentário:

Conceição Rodrigues disse...

Que lindas imagens acompanhado com uma mensagem tão profunda!
Bem Haja