Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Eucaristia com a Catequese

Celebração dos Ramos
 31.03.2012
Na alegria e entusiasmo de todos, sobretudo dos mais pequenos, com ramos de oliveira e de alecrim, a nossa catequese aclamou o Senhor cantando “Hossana, Filho de David”, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém para a celebração da Páscoa.
Os 6.º e 11.º anos prepararam a Eucaristia com todo o empenho. O 6.º ano no exterior da capela concretizou um diálogo em palavras simples e adequadas à compreensão dos mais pequenos.
Em procissão, agitando os ramos, entraram na capela para aí dar lugar à celebração da Eucaristia com uma dimensão celebrativa diferente, própria deste tempo que precede a Páscoa.
Também as crianças leram muito bem o evangelho, na forma breve, que nos traz a belíssima e profunda Palavra centrada numa ondulação tensa entre a interrogação dramática em cada momento difícil das nossas vidas “Senhor, Senhor, porque me abandonaste?” e a esperança confiante no Autor da Vida “ Nas Tuas mãos entrego o meu espírito”.
O 11.º ano no final deu graças, traduzindo em indeléveis gestos dançantes essa esperança, esse abandono nos braços do Pai, essa ondulação da nossa vida entre o clamor perante o sofrimento e a entrega ao plano de Deus.
Assim se viveu e sentiu a Eucaristia. 

Sem comentários: