Percorrido um caminho com 11 anos de distância, os 23 jovens que terminaram o seu percurso de catequese programada chegaram, no passado sábado, na Igreja de Sto. Ovídeo, à grande porta de entrada da vida cristã, juntamente com outros jovens de outras paróquias.
Até aqui guiados por muitos, estão agora “habilitados”, eles próprios, pelo seu “Sim” perante uma grande comunidade irmanada na mesma fé em Jesus Cristo, a viver ao jeito de Jesus. Estão “habilitados” a dar testemunho do caminho percorrido e a continuar no caminho apresentado pelo Mestre: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.
É a resposta à mesma interpelação feita aos discípulos “Tu…Vem e segue-Me”.
É o Mestre quem chama.
É a resposta à mesma interpelação feita aos discípulos “Tu…Vem e segue-Me”.
É o Mestre quem chama.
Já não é o pai nem a mãe nem os avós nem os padrinhos quem chamam… És tu jovem, adulto, que te sentes chamado a aderir a uma forma de viver. Pois ser cristão é viver de uma certa forma, é viver com o mesmo sentido de Jesus, e que viestes a aprender neste percurso catequético, mas que deverás continuar a aprender cada vez mais, tentando chegar ao “doutoramento”, mas com a certeza de que o “diploma” só vos/nos será entregue pelo Mestre.
Não acabaste ….Começaste agora… Chegaste apenas à porta de entrada, com a ajuda de Deus, através dos teus pais e ou outros familiares, dos teus catequistas, de todos quantos Ele colocou no teu caminho com essa missão e também da comunidade paroquial.
Agora já não precisas de cicerone… Vai e segue-O, Ele será o Teu Mestre.
Na tua vida nunca deixes de procurá-Lo e deixa que Ele te encontre. Faz silêncio dentro de ti quando o quiseres ouvir. Poderás encontrá-Lo em qualquer lado onde estiveres. Mas é à volta da mesa da Palavra e da Comunhão, em comunidade, onde poderás ser acolhido e beber na fonte do mistério da vida doada e partilhada por amor. Aí se desenrola e se faz memória do maior ato de Amor por cada um de nós. Aí louvarás, pedirás e receberás, como filho, na casa do Pai. Bate à porta, entra, louva, agradece, com humildade, e receberás segundo a Sua misericórdia.
Estarás à altura de por a render os dons que te são confiados, de modo a que o Senhor te eleja como um bom administrador? Eis o desafio…
22.10.2016
Sem comentários:
Enviar um comentário