Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

III DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A - Eucaristia com a Catequese

A cantar:  Deixa Deus entrar/ na tua própria casa /Deixa-te tocar /pela Sua Graça. /Dentro em segredo /reza-lhe sem medo /Senhor! Senhor! Que queres que eu faça?
Celebramos a Eucaristia com a Catequese no passado dia 21 de janeiro, preparada pelo 5º ano de catequese, que apresentaram também uma dinâmica inspirada pelo Evangelho.
Assim, no momento de Ação de Graças, as crianças do 5º catecismo, levaram ao altar pequenos barcos de papel com um desejo, que colocaram em taças de água, enquanto era lido um bonito texto:
O projeto de vida de Deus é diferente de pessoa para pessoa, mas todos os projetos têm uma base. Esta base é constituída por todos os atos e sentimentos puros, como o ato de perdoar quem cometeu o mal, de dar de comer e beber a quem precisa, ajudar os mais necessitados como os doentes, os pobres e os sem-abrigo, ajudar os meninos e as meninas com necessidades especiais e com dificuldades ao longo da vida e amar o próximo.
Mas, para podermos concretizar o Seu projeto temos de Lhe ser fiel, para podermos ajudar as outras pessoas e assim construir um mundo melhor. Jesus veio mostrar-nos que isso é possível! 
Queremos, assim, ser pescadores de sorrisos, de alegria; pescadores da paz, da esperança; pescadores de fé, amor… Queremos seguir-Vos e ser, também, pescadores de homens. Neste gesto simbólico, depositamos no altar um barquinho com um desejo. Esse desejo representa um pouquinho da mensagem do Evangelho.
E como como queremos levar essa Boa Noticia a todos vocês, iremos entregar-vos um barquinho com um desejo. Pedimos que o guardem, sobretudo no coração, nas vossas orações, e que nunca se esqueçam que o nosso desejo é, também, um desejo de Deus! O desejo de Deus é a nossa felicidade!  
Por isso, obrigado Deus, por nos ensinares a respeitar a lei do Bem, por conduzires a história de cada um de nós, por recompensares quem ajuda e respeita as tuas leis, por nos acompanhares na nossa história e por estares sempre presente no nosso caminho do dia-a-dia.
Seguiu-se o cântico de Ação de Graças e a distribuição a toda a Assembleia de barquinhos. 
Em festa em alegria, assim vivemos a Eucaristia e terminamos cantando: Vou remar contigo! Nós te seguiremos Jesus de Nazaré. Contigo iremos, contigo iremos. 
Agradecimentos ao 5º ano de catequese pela partilha de imagens e guião desta celebração.

Sem comentários: