Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

6º CCA – 2ª CONVERSA COM A IRMÃ ÂNGELA DE FÁTIMA COELHO

O primeiro pensamento que me ocorre, na memória daquela noite, vai para quem gostava, mas não pôde ir. Vai ainda para quem não teve coragem de enfrentar o frio, porque não imagina o quanto perdeu!
 Sinto-me incapaz de falar do que se passou naquele encontro… Porque as palavras ficarão muito aquém do que ali se ouviu, do entusiasmo com que foi dito, da leveza,  alegria e, simultaneamente, da profundidade, conhecimento e atualidade com que foi falado de parte da mensagem da Senhora do Rosário, aparecida em Fátima, a três crianças.
Que bela catequese a daquela noite! Tivéssemos a noite toda, e a Irmã Ângela de Fátima parecia disposta a tê-la…, e continuaríamos a ouvir sem cansar…
Falou-nos da distinção entre crentes e pessoas de fé. Aqueles abandonam a igreja perante qualquer escândalo ou desavença, estes independentemente das fragilidades da igreja, seguem Cristo porque Nele se configuram. A Senhora do Rosário, que foi como se apresentou às crianças, trouxe e mostrou-lhes a Luz de Deus. E é desse encontro de Luz que nasce a fé inabalável daquelas crianças. A senhora do Rosário não se veio mostrar a si própria…nem dar a conhecer… A 1.ª pergunta que fez foi :“Quereis oferecer-vos a Deus?” e abriu as suas mãos deixando sair delas essa Luz que penetrou nos seus corações. Luz que tornava a Senhora mais brilhante que o sol.
E aquelas crianças configuraram-se em Cristo. O Francisco na contemplação… Ele recolhia-se em oração, como Jesus, e contemplava o sacrário. Quando lhe perguntavam o que estava a fazer ele dizia que queria consolar Nosso Senhor como pedira o Anjo. Jacinta configurou-se no sofrimento. Teve uma morte em que experimentou a sede e a solidão, como Jesus. Morreu só, no hospital de D. Estefânia em Lisboa, porque sua mãe não tinha possibilidade económica de a acompanhar. Quando a prima Lúcia lhe perguntava por que intenção queria oferecer o seu sofrimento na doença, ela respondia: “por todas”. E a Lúcia configurou-se na obediência até à morte, como Jesus.
A Senhora do Rosário é a mesma Mãe das bodas de Caná da Galileia, onde disse aos serventes da festa: “fazei o que ele vos disser”. Em Fátima a Mãe pede o mesmo. Ela mostra o seu coração maternal -  E por fim o meu coração triunfará.
O rosário é a vida dessa Mãe – de Belém a Jerusalém – acompanhando o Seu Filho até ao pé da Cruz.
Por isso, na basílica em Fátima, após as obras de restauro, a imagem da Nossa Senhora passou agora a ocupar o lugar ao pé da Cruz.
Fotos: Foto Martinho
Texto: CR 
Flores: Otília Florista
Organização: Pastoral da Família VP

Sem comentários: