Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

terça-feira, 12 de setembro de 2017

“DIOCESE PREPARA ÚLTIMO ADEUS A D. ANTÓNIO FRANCISCO DOS SANTOS”

A Catedral do Porto acolhe desde esta manhã os vários momentos celebrativos das exéquias de D. António Francisco dos Santos, bispo local, que faleceu esta segunda-feira, aos 69 anos.

O corpo do falecido bispo está hoje em câmara ardente, com a Sé aberta até às 24h00 e na quarta-feira, das 09h00 até à celebração exequial, pelas 15h00.

D. António Bessa Taipa, administrador diocesano, disse hoje aos jornalistas, após a Missa a que presidiu na Catedral do Porto, que o maior legado do D. António Francisco dos Santos foi “a proximidade, o amor a toda a gente”.

O falecido bispo do Porto, acrescentou, viveu com “serenidade” os problemas que teve de enfrentar “como padre, como bispo”, um “homem bom”.

“Amou muito, muito, muito e rebentou o coração”, realçou, sublinhando a “intensidade” com que o falecido bispo viveu, alguém que impressionava pela sua capacidade de trabalho.

“O D. António não falava de generalidades, falava da especificidade, o que significava que tinha de estudar, tinha de se pôr a par, e toda a gente o admirava por isso, era altamente culto e fortemente inteligente”, recordou D. António Bessa Taipa.

O administrador diocesano assinala que vê a nova função que lhe foi confiada como “um serviço”, mostrando-se empenhado em “merecer” o que D. António Francisco dos Santos representou.

D. António Bessa Taipa, que em novembro completa 75 anos, admite que sejam necessários “seis meses” para se encontrar um novo bispo para uma diocese muito grande, com dois milhões e meio de pessoas.

“A nossa vida é uma resolução de problemas, permanente, e também a vida de bispo é resolver problemas, permanentemente”, acrescentou.

O administrador da Diocese do Porto lembra, a este respeito, a “bondade” com que o falecido bispo olhava para as questões a enfrentar, “sem dizer mal de ninguém” e sempre com um “olhar esperançoso”.

A diocese nortenha convida as comunidades cristãs a “promoverem momentos de oração de sufrágio por D. António Francisco dos Santos” e o toque dos sinos às 15h00 de quarta-feira.

PR/OC
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/porto-diocese-prepara-ultimo-adeus-a-d-antonio-francisco-dos-santos/

Sem comentários: