Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

VIDA(S) DEPOIS DA MORTE

Conferência/Catequese Quaresmal, com o Pe. Jorge Vilaça a falar-nos deste tema tão difícil que é a dor, a perda e o luto.
Teremos quatro apresentações sendo esta primeira sobre:  - Conceitos, Fases, Tipos, Manifestações, Variáveis”.
Um momento de oração carregado de significado com a escuta de uma música, depois e leitura do Evangelho do dia, terminando com a leitura de um Hino do Tempo da Quaresma da Liturgia das Horas
O Pe. Vilaça iniciou a apresentação falando do tema que nesta Quaresma estamos a viver na Diocese: “Movidos pelo Amor que se Entrega na Cruz”: Pois  “o sofrimento aumenta a subir a cruz... para depois se curar”.
Uma noite de salão cheio em que a palavra ESPERANÇA dá o mote para continuar a conversa. Muitas dúvidas, receios e anseios se partilharam, pois a dor da perda é sentida por cada de cada um de forma única. Por isso, mais do que palavras - na maior parte das vezes - a presença, o conforto de um abraço e principalmente a escuta, são bálsamo. – “ Porque há feridas que é preciso mexer nelas para se poderem curar…” 
Fazer o luto é fundamental – e não é só quando nos morre alguém que é necessário fazer o luto - mas forma como cada um o faz merece respeito e compreensão.
Numa sociedade que, como disse o Pe. Vilaça, “quer esconder a morte” mas celebra a noite de Halloween…alguma coisa está a falhar
Agradecemos ao Pe. Jorge Vilaça pela disponibilidade de nesta noite nos agraciar com os seus ensinamentos, e ficamos na expectativa da próxima quarta-feira. 

Sem comentários: