quinta-feira, 19 de julho de 2018

ARTE E INCLUSÃO: Pessoas com deficiência conceberam cenário e mobiliário litúrgico para celebração do Crisma

A diocese francesa de Lille confiou à sua Comissão de Arte Sacra a conceção e realização, com a participação de pessoas com deficiência física ou mental, dos elementos artísticos e litúrgicos da celebração do sacramento do Crisma (Confirmação).

Cerca de 80 pessoas estiveram implicadas no processo iniciado em agosto de 2017 e que teve o seu momento culminante a 20 de maio, no "Grand Palais" de Lille, na celebração em que 800 jovens e adultos receberam o sacramento.

As mais de oito mil pessoas presentes na liturgia foram envolvidas nas obras efémeras concluídas após um processo de pedagogia e de catequese pela imagem, de apropriação da matéria e da cor.

«As cores são refulgentes, exalam a alegria e esperança. O coro está vestido com seis faixas de dez metros de altura sobre o tema do Pentecostes. Simbolizado pelo vermelho, o azul e o ouro, as cores de uma chama, é o Espírito Santo que desce como "línguas de fogo" sobre os discípulos de Jesus», descreve a página "Narthex", da Igreja católica em França.

http://snpcultura.org/pessoas_com_deficiencia_conceberam_cenario_e_mobiliario_liturgico_para_crisma.html

Sem comentários: