Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. NIB 0018 0000 1016 3256 0017 5, IBAN 001800001016325600175 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado! Continuação de SANTAS FESTAS PASCAIS.

quinta-feira, 19 de julho de 2018

ARTE E INCLUSÃO: Pessoas com deficiência conceberam cenário e mobiliário litúrgico para celebração do Crisma

A diocese francesa de Lille confiou à sua Comissão de Arte Sacra a conceção e realização, com a participação de pessoas com deficiência física ou mental, dos elementos artísticos e litúrgicos da celebração do sacramento do Crisma (Confirmação).

Cerca de 80 pessoas estiveram implicadas no processo iniciado em agosto de 2017 e que teve o seu momento culminante a 20 de maio, no "Grand Palais" de Lille, na celebração em que 800 jovens e adultos receberam o sacramento.

As mais de oito mil pessoas presentes na liturgia foram envolvidas nas obras efémeras concluídas após um processo de pedagogia e de catequese pela imagem, de apropriação da matéria e da cor.

«As cores são refulgentes, exalam a alegria e esperança. O coro está vestido com seis faixas de dez metros de altura sobre o tema do Pentecostes. Simbolizado pelo vermelho, o azul e o ouro, as cores de uma chama, é o Espírito Santo que desce como "línguas de fogo" sobre os discípulos de Jesus», descreve a página "Narthex", da Igreja católica em França.

http://snpcultura.org/pessoas_com_deficiencia_conceberam_cenario_e_mobiliario_liturgico_para_crisma.html

Sem comentários: