Faça o seu DONATIVO à Paróquia de São Pedro de Vilar do Paraíso. IBAN PT50 0018 000010163256001 75 (Fábrica da Igreja Vilar do Paraíso). Se desejar recibo para efeitos de IRS, envie e-mail para: parocovp@gmail.com. Muito obrigado!

sexta-feira, 29 de julho de 2022

CONVITE AOS JOVENS A DIFUNDIR A JMJ NAS REDES SOCIAIS


Fonte | Voz Portucalense

Na manhã de domingo dia 24 de julho, D. Manuel Linda celebrou uma Eucaristia com os jovens da diocese do Porto reunidos na iniciativa “Km11”.

Na sua homilia o bispo do Porto exortou os jovens a serem “fermento no mundo” testemunhando os “valores humanos”. “Com bom humor e com os valores da fé” – disse D. Manuel Linda estimulando os jovens presentes para o testemunho cristão no mundo, em particular nas redes sociais.

“Estais convocados para a tarefa de difundir a mensagem da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nas redes sociais” – afirmou.

O bispo do Porto declarou que os cristãos não veem “o mundo a preto e branco”. “Não há bons e maus” – disse D. Manuel Linda assinalando, na sua reflexão, a necessidade abordar o mundo “como um conjunto de grande fermentação” de ideias e valores.

“Os valores do cristianismo podem humanizar o mundo” – frisou D. Manuel Linda recordando que a fome a nível mundial aumentou e isso “é uma vergonha” – declarou.

A atividade “Km11” na diocese do Porto percorreu todo o fim-de-semana nos dias 23 e 24 de julho. Começou no Terreiro da Sé com a construção de um logótipo humano com a imagem da JMJ Lisboa 2023. Seguiram-se visitas a monumentos, igrejas e museus da cidade do Porto, num roteiro que incluía a Catedral do Porto, o Paço Episcopal e tantos outros locais.

O sábado 23 de julho teve ainda os concertos das bandas “Follow Him” e “The Sun” e um  ponto alto da participação dos jovens com uma Vigília de Oração durante a noite. Este foi um momento de grande intensidade espiritual, em particular, no silêncio vivido durante a Adoração Eucarística. Os cânticos, as orações e os gestos vividos na presença de Jesus, Santíssimo Sacramento, foram prenuncio da preparação que está a ser feita para a JMJ de Lisboa.

A iniciativa “Km11” foi realizada ao mesmo tempo nas dioceses do norte de Portugal. A sua designação de “Km11” refere-se à cidade de Emaús, que fica, precisamente, a 11 quilómetros de Jerusalém.

Os jovens das dioceses de Braga, Bragança-Miranda, Lamego, Porto, Viana do Castelo e Vila Real foram chamados a viver a experiência “Km11” como uma atividade promovida já no âmbito da preparação da JMJ Lisboa 2023.

RS

Sem comentários: